Criciúma revela surpresa e já aciona Justiça por vaga na Copa do Brasil
O clube considera que deveria participar do torneio, no entanto, terá que jogar a sorte através do sorteio
Criciúma, SC, 26 (AFI) – O comunicado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmando o Botafogo-SP na Copa do Brasil e levando Guarani e Criciúma a disputarem uma vaga através de um sorteio, usado como método de desempate de última hora, causou um reboliço no meio do futebol.
O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, em contato exclusivo com o repórter Kim Belluco, do Portal Futebol Interior, admitiu que o clube acabou sendo surpreendido por não ter vaga assegurada na Copa do Brasil. O mandatário revelou também que já acionou o departamento jurídico em uma tentativa de o clube seguir na competição nacional.
“Fomos pegos de surpresa, mas já entramos em contato com nosso representante jurídico no Rio de Janeiro, Osvaldo Sestário Filho, para não sairmos prejudicados. Vamos por vias legais buscar o nosso lugar na competição. Não somos a favor de disputas jurídicas, mas entendemos que uma lei maior não pode se sobrepor a outras menores”, afirmou o dirigente.
COMO FICOU?
Na visão do Criciúma, o time carvoeiro estaria na Copa do Brasil através do último lugar disponível pelo ranking da CBF, enquanto o Guarani estaria na competição via Campeonato Paulista. No entanto, a vaga, que seria do Bugre, passou para o Botafogo-SP, vice-campeão do Troféu do Interior.
Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, três vagas são destinadas ao Paulistão e uma ao Troféu do Interior. No entanto, o Ituano, que foi campeão do interior, acabou indo para a Copa do Brasil via a sua colocação no estadual. Ou seja, o Botafogo, vice do Troféu do Interior, herdou o posto. Já o Guarani passou a disputar uma vaga através do ranking.
A CBF divulgou recentemente o ranking e nele Guarani e Criciúma estão empatados. Como não há um critério de desempate para ser seguido, sobrou para a entidade criar um sorteio para definir quem irá disputar a Copa do Brasil, o que acabou pegando ambos os clubes de surpresa e, talvez, até o time de Ribeirão Preto, haja vista que as vagas destinadas aos representantes paulistas ainda não haviam sido confirmadas, nem pela CBF, nem pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
“Acho que é algo inédito na história do futebol. Como podemos falar de ranking e decidir algo através de um sorteio? Com muita calma, o Criciúma vai discutir os seus direitos. Vamos juridicamente ver o que pode ser feito para garantir a nossa vaga na Copa do Brasil, que é um produto no qual o clube tem a oferecer aos seus torcedores, um produto que traz resultados econômicos interessantes. Mas, precisamos discutir o que é justo. O ranking nos traz a condição de disputar a competição e queremos estar lá por meritocracia”, continuou Vilmar Guedes.
E O CRICIÚMA?
Apesar de garantir que brigará pela vaga na competição, o presidente ressaltou também que o mais importante para o Criciúma na temporada 2023 é a Série B do Brasileiro. “A Copa do Brasil é uma competição que completa o calendário, mas o nosso principal torneio é a Série B. Estamos nos preparando para avançar de fase, já que pode ser um torneio curto, e vamos nos sentir prejudicados se não participarmos. Isso de sorteio não existe, a disputa precisa acontecer por meritocracia”, reforçou.
A CBF ainda não definiu a data que acontecerá o sorteio e deve divulgar os próximos passados dessa decisão inédita nos próximos dias.
Confira também:
- Carioca: Botafogo fica próximo de anunciar destaque do Ituano
- Botafogo-SP indica surpresa com vaga na Copa do Brasil, mas revela que "expectativa existia"
- Criciúma se posiciona sobre sorteio na Copa do Brasil "inconformismo"
- Catarinense: Tencati comemora manutenção do elenco e revela objetivo do Criciúma: "Vai buscar o título"
- CBF confirma Botafogo-SP na Copa do Brasil; Guarani e Criciúma disputarão vaga no sorteio