Criciúma anuncia Zé Ricardo após três anos de 'Era Tencati'
O comandante de 53 assume o clube catarinense após mais de três anos do clube sob o comando de Cláudio Tencati
Anunciado na tarde desta quarta-feira (18), Zé Ricardo é o novo técnico do Criciúma para 2025
Criciúma, SC, 18 (AFI) – Anunciado na tarde desta quarta-feira (18), Zé Ricardo é o novo técnico do Criciúma para 2025. O comandante de 53 assume o clube catarinense após mais de três anos do clube sob o comando de Cláudio Tencati.
O novo treinador assume o Carvoeiro na pré-temporada já visando as disputas da Recopa Catarinense e do Campeonato Catarinense. Em seguida, ainda disputa Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro, após o rebaixamento de 2024.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
NOVO TÉCNICO NO CRICIÚMA
Zé Ricardo comandou apenas o Goiás na temporada, em 16 jogos, conquistando nove vitórias, seis empates e apenas uma derrota entre Goianão e Copa Verde. No entanto, apesar dos 69% de aproveitamento, foi demitido após a eliminação nas quartas de final do estadual, para o Vila Nova.
No ano anterior, havia passado pelo Cruzeiro, quando também não atingiu sucesso e deixou o clube após dez jogos. Com ampla passagem pelas categorias de base de Flamengo e Vasco, entre 1993 e 2016, foi pela dupla onde deu os primeiros passos no profissional.
Após 90 jogos no Flamengo e 50 no Vasco, nesta ordem, somou passagens por Botafogo, Fortaleza, Internacional e chegou a retornar ao Vasco, em 2022. No exterior, passou por clubes no Catar e no Japão.
FIM DA ‘ERA TENCATI’
Após o rebaixamento no Brasileirão, a diretoria optou por colocar um ponto final na passagem do técnico Cláudio Tencati, até então a segunda mais longeva do Brasil, somente atrás de Abel Ferreira, no Palmeiras. Ele havia assumido o Criciúma em 5 de outubro de 2021.
Ao todo, ele somou 174 partidas, com 72 vitórias, 52 empates e 50 derrotas. Foi campeão da 2ª Divisão Catarinense de 2022 e bicampeão Catarinense em 2023 e 2024, além de campeão da Recopa Catarinense 2024.