Instituto CPFL oferece vagas de iniciação no futebol para adolescentes de Campinas

O projeto vai atender crianças e jovens da região do Parque Oziel, Vila Brandina, Jardim São Fernando, Jardim Paranapanema e Jardim Itatiaia

CPFL
Alunos do projeto no Parque Oziel | Foto: arquivo do projeto

Campinas, SP , 19 (AFI) – Utilizar o esporte como ferramenta de integração e inclusão social de crianças e adolescentes. Esta é uma das propostas da frente CPFL Jovem Geração, realizada pelo Instituto CPFL, ao apoiar projetos como o Esporte Social, que disponibiliza 360 vagas de iniciação no futebol para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos.

As aulas começaram em outubro e ainda há 39 vagas disponíveis distribuídas entre os dois núcleos do projeto.

As atividades são oferecidas no contraturno escolar, nos períodos matutino e vespertino. Ao longo dos nove meses de duração do projeto, os alunos receberão kit lanche ao final de cada aula, cestas básicas mensais e um uniforme completo, propiciando o pleno desenvolvimento das práticas esportivas.

O projeto vai atender crianças e jovens da região do Parque Oziel, Vila Brandina, Jardim São Fernando, Jardim Paranapanema e Jardim Itatiaia regiões carentes de Campinas onde vivem, aproximadamente, 28 mil pessoas, segundo dados da prefeitura, baseados no Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ser viabilizado nessas localidades, o Esporte Social abraçou dois projetos que já existiam nas comunidades, mas não contavam com a estrutura adequada para o seu pleno funcionamento.

image 315
Instituto CPFL oferece vagas de iniciação no futebol para adolescentes de Campinas 3


No Parque Oziel, por exemplo, o funcionário público e morador do bairro Fausto Caminoto Conegundes luta, a pelo menos 10 anos, para manter funcionando um projeto com capacidade para atender a 60 crianças e adolescentes. Embora contasse com o apoio da associação de moradores, não foram raras as vezes que ele precisou colocar recursos do próprio bolso para garantir que a bola continuasse rolando.

Com a chegada do Esporte Social, mudanças consideráveis foram implementadas como melhorias na estrutura e a contração de professores e estagiários de Educação Física. Uma transformação que aumentou a capacidade de atendimento para 180 jovens da região. Tudo isso para o Fausto representa um dos seus maiores sonhos sendo realizado. “Aqui é um lugar com muita vulnerabilidade social. Nosso objetivo com o projeto sempre foi tirar as crianças da rua e oferecer a elas a possibilidade de crescerem e se desenvolverem. Mas, nós nunca tivemos recursos para isso, sabe? A estrutura que a gente tem hoje com professores formados e equipamentos adequados para os treinos é tudo o que a gente sempre quis”, comemora.

Iniciativa financiada pelo governo federal, por meio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto é realizado pela Associação Sociocultural Esportiva e Ambiental Salve Lapa, e conta com o apoio da State Grid: Brazil Power Participações S.A. e do Instituto CPFL, e patrocínio da CPFL Energia. “É difícil falar sobre esporte sem mencionar as oportunidades de inclusão, socialização e empoderamento que ele traz. Nosso apoio ao projeto Esporte Social é mais uma semente que o Instituto CPFL planta com o intuito de colher uma sociedade com mais oportunidades para todos”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.  

Com objetivo de auxiliar no desenvolvimento socioeducativo dos participantes, a ideia é que, durante o processo de iniciação esportiva, sejam estimulados a coordenação motora, o desenvolvimento físico, psicológico e a socialização.

As atividades são realizadas em dois núcleos na cidade de Campinas: no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, onde ainda há 17 vagas disponíveis, e no Parque Oziel, que disponibiliza outras 22 vagas. As inscrições podem ser feitas diretamente nos locais das atividades ou pelo site: www.salvelapa.com.br.

Confira locais e horários das atividades abaixo:

Parque Ecológico – Monsenhor Emílio José Salim
Rodovia Heitor Penteado, s/n, altura do KM 3,2 – Vila Brandina
Início das aulas: 14 de outubro de 2024 (segunda-feira)
Horários: segundas e quartas: 8h às 11h e 14h às 17h; sábados: 8h às 12h
Parque Oziel
Rua José Pereira, 366, Jardim Monte Cristo
Início das aulas: 15 de outubro de 2024 (terça-feira)
Horários: terças e quintas: 8h às 11h e 14h às 17h; sábados: 8h às 12h