Corrida contra o tempo
Nesta semana a diretoria do Ituano anunciou seus primeiros contratados para a temporada 2007. O Paulistão começa no dia 17 de janeiro e o tempo é curto. Assim, montar o elenco para a competição tornou-se verdadeira “corrida contra o tempo”.
# Nesta semana a diretoria do Ituano anunciou seus primeiros contratados para a temporada 2007. O Paulistão começa no dia 17 de janeiro e o tempo é curto. Assim, montar o elenco para a competição tornou-se verdadeira “corrida contra o tempo”.
# Nada de assustar porém, afinal, à exceção de São Paulo e Santos, quem mais teria elenco montado para a disputa do Paulistão?
Assim, a expectativa é de que sejam contratados bons jogadores e que o técnico Ademir Fonseca consiga rapidamente, dar forma ao time.
# Os primeiros nomes anunciados parecem adequados ao momento que vive o clube. O momento não é de fazer loucuras. Existem bons jogadores no mercado e há que se negociar com sabedoria.
Artilheiro
# Sorato, o mais conhecido dos atletas anunciados, é veterano mas ainda tem algo a acrescentar. Trata-se de jogador de ótima presença na área e excelente poder de finalização. Foi artilheiro em todos os clubes pelos quais passou. O fato de ainda encontrar mercado aos 37 anos deve-se, sem dúvida, à sua conduta nos clubes pelos quais atuou. Jamais se viu ou ouviu qualquer coisa que o desabonasse em todo esse tempo de carreira. Sorato certamente poderá passar muito de sua experiência aos mais jovens.
Paredão
# Márcio, o goleiro, também já é conhecido dos torcedores. Sua passagem pelo Paulista de Jundiaí, clube pelo qual conquistou o vice-campeonato estadual de 2004, foi muito boa. Os palmeireses certamente não o esquecerão. Sua atuação na semifinal daquele ano, diante do “Verdão”, foi histórica. Um bom goleiro, experiente apesar de jovem.
Critério
# Os demais jogadores contratados, ainda que desconhecidos do torcedor rubro-negro, revelam um critério. São atletas conhecidos do técnico Ademir Fonseca e têm a sua confiança. Diante da urgência das contratações, esse é o melhor critério, não há outro jeito. Afinal o tempo é curto para que Ademir monte a equipe a seu modo.
# Outros jogadores estão chegando e a ansiedade toma conta do torcedor. Pelos nomes apresentados, imagina o torcedor, poder-se-á ter uma idéia das pretensões do clube na temporada…
# No meu entender não há motivo para maiores preocupações. Havendo critério nas contratações e isso está ocorrendo, a chance de termos um time competitivo ainda no Paulistão, é muito boa. Um pouco de paciência e tudo entra nos eixos…
Caldeirão Verde
# Em se tratando de planejamento para a próxima temporada ninguém bate o Palmeiras. Em ebulição com a proximidade das eleições, o “caldeirão verde” está na “temperatura máxima”. Depois da queda de Palaia, desejada por 11 em cada 10 “palestrinos”, Jair Picerni colocou “as barbas de molho”.
# Já afirmei outras vezes que Jair, no meu entender, não é técnico para o Palmeiras. O “verdão” escapou da degola no Brasileiro muito mais pela falta de qualidade da Ponte Preta do que por méritos próprios. Resta saber se haverá algum nome de peso no mercado para assumir esse verdadeiro “abacaxi”.
# Caio Júnior, o preferido dos dirigentes “verdes”, tem a oportunidade de disputar a Libertadores com o Paraná Clube em 2007. Abrirá mão desse privilégio? Terá experiência para assumir um time do porte do Palmeiras? Na minha opinião, seria uma aposta…
O outro lado…
# Não há como escrever sobre o Palmeiras e não se mencionar o “Timão”…
# Contratando jogadores sem grande nome, o Corinthians dá a pista do que virá em 2007. Nada de loucuras e pouca ambição.
Para complicar, o “imbróglio MSI X Corinthians” segue monopolizando as atenções na Parque São Jorge. A última dá conta da chegada do Bóris…
# O Corinthians no momento, freqüenta com maior destaque as páginas policiais…
Marola
# O Santos também não vai lá muito bem. Luxemburgo parece não ser mais unanimidade na Vila e precisa lidar com o fato. Alguns jogadores poderão sair e ainda não se sabe quem poderá chegar… O Santos porém, tem uma boa base e poderá se dar bem, desde que o clima fique mais ameno na “baixada”.
Paraíso
# Enquanto isso, pra variar, o São Paulo segue na maior calmaria. A reposição de peças vai sendo feita com a habitual eficiência e Muricy, mais uma vez, terá totais condições para desenvolver seu trabalho. Como se vê, 2007 tem tudo para repetir 2006…
Ticão
# No próximo sábado, dia 16, às 15h30, teremos um jogo para “fechar o ano”, lá no Souza Lima. Será uma festa em homenagem ao Ticão, um craque que fez história no futebol local. Ticão atuou pelo FAI e tem seu nome muito ligado à Portuguesinha, tradicional time do futebol amador da cidade. Uma justa homenagem que lhe será prestada pela Liga Ituana de Futebol.
Abrindo o Jogo
# No jogo, a seleção dos Cartolas de Itu enfrentará o time da Imprensa ituana. Lá estaremos, eu e a turma da latinha, “Abrindo o Jogo” na Rádio Convenção, a partir das 13h. Você leitor, que gosta de futebol, compareça ao velho estádio da baixada e participe da festa. Na pior das hipóteses poderá dar boas risadas… E claro, tem a cerveja sempre geladinha do Bar do Pedrão!