Coritiba promove ações para conscientização do ‘Setembro Amarelo’

Clube realiza palestras a todo quadro de colaboradores e exibe vídeo aos torcedores durante jogo no Couto Pereira

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia

Coritiba
Crédito: Dido Henrique/Coritiba

Curitiba, PR , 13 (AFI) – O Coritiba está promovendo diversas ações de conscientização do ‘Setembro Amarelo’. Engajado na causa, o clube resgatou uma antiga parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para dar voz à campanha, que tem como principal intuito orientar a população e compartilhar informações na prevenção ao suicídio e saúde mental. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

Nesta quinta-feira (12), uma palestra sobre o tema foi feita para todos os colaboradores, no Couto Pereira. O conteúdo aconteceu em dois turnos: 10h e 15h, a fim de que todos pudessem participar, e foi ministrado pelo psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Dr. Antônio Geraldo da Silva. A palestra também foi transmitida ao vivo para que funcionários que estavam no Centro de Treinamento ou em outros locais e não pudessem comparecer ao estádio também tivessem a opção de assisti-la.

Além disso, no último dia 06, na vitória da seleção brasileira contra o Equador, um vídeo com o tema produzido pela ABP em parceria com o Coxa foi exibido no estádio a pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dois dias depois, no empate do Coxa contra o Novorizontino por 2 a 2, pela Série B do Brasileirão, mais uma vez, a ação foi replicada, exibida no telão do estádio.

Uma faixa com a frase do lema da campanha também foi erguida em conjunto pelos atletas dos times e exibida pelos gandulas dentro do estádio no intervalo de jogo. A presença da faixa ao longo do evento esportivo deve ser repetida nas partidas contra Ceará, dia 18, e Ituano, dia 21.

“É uma situação que demanda cuidado e o melhor caminho para ajudar o próximo é estar bem informado. Saber identificar alguém que pensa em tirar a própria vida é fundamental porque a partir daí, com empatia e cuidado, você pode ajudar. Sem contar que ao oferecer conhecimento e abertura ao tema, todos têm mais liberdade de sinalizar caso estejam precisando de ajuda. Sabemos do poder que a informação tem e, por isso, buscamos parcerias para oferecer aos colaboradores uma melhor percepção sobre o assunto”, disse Ana Paula Bonato, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Coritiba.

O psiquiatra Antônio Geraldo também fortaleceu a importância das ações: “O apoio do Coritiba chancela como o esporte pode ser um poderoso veículo para promover mudanças sociais em nossa comunidade. Estamos imensamente gratos pela parceria com o clube no apoio à causa e divulgação da campanha ‘Setembro Amarelo’. Esta colaboração é de extrema importância para amplificar as mensagens de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Ao unir forças com uma instituição tão respeitada no cenário esportivo, conseguimos alcançar um público mais amplo e gerar uma maior conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental, do cuidado ao redor, da empatia com o próximo”.

A ABP realiza desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), ações voltadas para conscientização do tema. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.