Coritiba-PR 1 (6) x (5) 1 Criciúma-SC - Coxa marca no fim e avança nos pênaltis!
Coritiba entrou em campo pressionado e conviveu com risco de mais um vexame no primeiro semestre.
Coxa levou gol com 40 segundos e só foi buscar o empate no final do segundo tempo, forçando os pênaltis.
Curitiba, PR, 14 (AFI) – No sufoco, o Coritiba está na terceira fase da Copa do Brasil 2023. A classificação veio após empate no tempo normal com o Criciúma, por 1 a 1, e depois com vitória por 6 a 5 nos pênaltis, em duelo realizado na noite desta terça-feira, no Couto Pereira, em Curitiba.
Além da continuidade na competição, o Coritiba também garantiu premiação extra de R$ 2,1 milhões da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os duelos da terceira fase serão conhecidos através de sorteio, ainda sem data divulgada.
A classificação alivia um pouco a pressão da torcida, bastante chateada com a eliminação do Coritiba no Campeonato Paranense – eliminado em casa para o FC Cascavel. O português António Oliveira vinha sendo muito contestado e precisa dar a volta por cima à frente do alviverde.
TIGRE FAZ GOL-RELÂMPAGO
O Criciúma precisou de apenas 40 segundos para aumentar a pressão da torcida nas arquibancadas. Bruno Viana errou na saída de bola e Marquinhos Gabriel aproveitou cruzamento para finalizar rasteiro e abrir o placar. A bola ainda desviou na marcação e tirou o goleiro Gabriel da jogada.
Em desvantagem, o Coritiba ficou tenso com a bola nos pés e arriscou diversas vezes em finalizações do jovem Kaio César, mas todas elas nas mãos do goleiro Gustavo. Quem também tentou foi o volante Matheus Trindade, aos 25, quando chutou de muito longe e obrigou o goleiro adversário a fazer boa defesa.
O Criciúma ‘jogou o jogo’ e, mesmo com postura mais defensiva, quase ampliou aos 30 minutos com Éder, que finalizou cruzado e viu a bola passar muito perto da trave do goleiro Gabriel. Os catarinenses saíram um pouco mais na reta final do primeiro tempo e aos 34 voltaram a assustar em chute de Fellipe Mateus e defesa estranha de Gabriel.
Antes do intervalo, o zagueiro Rayan e o lateral Marcelo Hermes criaram mais duas grandes chances para o Criciúma, mas não balançaram as redes, mantendo a vantagem de um gol até o intervalo.
COXA PRESSIONA E EMPATA NO FIM
No segundo tempo, o Criciúma optou pelos contra-ataques e jogadas aéreas para aumentar a vantagem. Logo aos sete minutos, Fabinho recebeu cruzamento e cabeceou para fora. Mas o Coritiba não ficou atrás e respondeu com gol de Alef Manga, aos 14, contudo, o atacante estava em posição irregular e o empate alviverde foi bem anulado pela arbitragem.
Enquanto o time paranaense insistia no ataque, o Criciúma manteve sua marcação bem postada e atuando de forma perigosa no ataque. Aos 19, novamente o zagueiro Rayan aproveitou cruzamento e cabeceou para a defesa do goleiro Gabriel.
A reta final foi de pressão total do Coritiba. Aos 31, Alef Manga recebeu bom passe dentro da área e finalizou em cima da marcação. Três minutos depois a torcida do Coxa viu Marcelo Hermes, do Criciúma, acertar belo chute de fora da área e quase acertar o travessão de Gabriel.
Na base da insistência, o Coritiba conseguiu o empate aos 40 minutos. William Pottker cruzou da direita e encontrou Alef Manga, que encheu o pé e estufou as redes do goleiro Gustavo, forçando as cobranças de pênalti para definir o classificado à terceira fase.
PÊNALTIS
Nos pênaltis, o Coritiba levou a melhor sobre o Criciúma ao vencer por 6 a 5. O time paranaense converteu todas as cobranças, enquanto o lateral-esquerdo Hélder desperdiçou a única e fatal dos catarinenses.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 2ª Fase
- Rodada:
- Única
- Data:
- 14/03/2023
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Flavio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes:
- Alex Ang Ribeiro (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
- Cartões Amarelos:
- Coritiba: Kuscevic, Régis e William Pottker
- Criciúma: Cristovam, Rodrigo, Marcelo Hermes e Éder
- GOLS:
- Coritiba: Alef Manga 40’/2T
- Criciúma: Marquinhos Gabriel 1’/T
- Público:
- 19.898 pagantes
- Renda:
- R$ 285.465,00
- Estádio:
- Couto Pereira
- Local:
- Curitiba (PR)