Coritiba é julgado e multado por atos racistas de torcedores no Athletiba
Nas imagens, foi possível ver um homem vestido com uma blusa verde gesticulando como um macaco em direção ao setor visitante
O Coritiba foi multado por gestos racistas de torcedores durante o clássico contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão
Curitiba, PR, 19 (AFI) – O Coritiba foi multado por gestos racistas de torcedores durante o clássico contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão. A sessão sobre o desfecho do caso aconteceu nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro. A Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu a multa em R$ 9.300,00 em cima da renda líquida do clássico – o valor se refere a 5% do total.
O clube foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em que condena qualquer “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor”.
Os torcedores foram identificados e punidos. Os homens estão proibidos de frequentar os jogos do Coritiba, no Couto Pereira, por 720 dias, no mínimo.
O CASO
O crime aconteceu durante o clássico Athletiba válido pela 25ª rodada do Brasileirão. Nas imagens gravadas por celulares de torcedores, foi possível ver um homem vestido com uma blusa verde gesticulando como um macaco em direção ao setor visitante. Atrás dele, outro torcedor vestido com uma camisa branca fez o mesmo.
No percurso da investigação, inicialmente, o Coritiba informou à polícia que não tinha câmeras no setor onde os torcedores racistas estavam para fazer o reconhecimento. Mas, através de imagens capturadas no circuito interno do Couto Pereira, foi possível a identificação.