Corinthians quebra a invencibilidade do Palmeiras no Paulistão
Timão venceu o Verdão. O resultado foi totalmente justo. O Corinthians, nos dois tempos do jogo, foi melhor.
Timão venceu o Verdão. O resultado foi totalmente justo. O Corinthians, nos dois tempos do jogo, foi melhor.
No clássico mais antigo e badalado do futebol paulista o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0, quebrou a invencibilidade do velho rival e justificou o público de mais de 42 mil torcedores que lotaram o Itaquerão sábado à tarde. O resultado foi totalmente justo.
O Corinthians, nos dois tempos do jogo, foi melhor. Marcou melhor, criou mais e teve maior potencial ofensivo. No Palmeiras, algumas das principais peças do time negaram fogo.
A começar por Felipe Melo, que desta vez não marcou tão bem, do miolo de zaga formado por Antonio Carlos e Thiago Martins que parecem em fase de total decadência técnica e da falta de objetividade de seu ataque onde Dudu esteve apagado, enquanto Willian e Borja não jogaram nada. Paralelamente, o time de Fábio Carille jogou bem em quase todos os seus setores.
TIMÃO FOI BEM
A partir de Cássio, que, quando foi preciso, fez ótimas defesas. De Fagner, que apesar de um tanto violento, marcou bem e criou muito pelo seu setor; de Balbuena que, outra vez, foi o melhor da defesa;
de Rodriguinho que jogou demais, foi o melhor da partida, fez um gol e ainda sofreu o pênalti que deu ao seu time a chance de fazer mais um gol.
Lógico que ainda faltou um bom centro avante e um futebol de melhor qualidade de Jason que não fez quase nada enquanto esteve em campo e ainda perdeu um pênalti. Mas, na somatória de virtudes e defeitos, o time da fiel mostrou muita competência e mereceu ganhar o clássico depois de uma série negativa de três jogos em que não conseguiu vencer ninguém.
VERDÃO PERDEU O RUMO
O Palmeiras, por sua vez, parece ter perdido o rumo neste campeonato.Vinha invicto até que tropeçou no Linense. Perdeu depois para a Ponte e agora para o Corinthians. São três jogos sem vencer, um futebol discreto e muitas falhas em todos os setores de seu time. Parece que enquanto Fábio Carille se rearticulou, Roger Machado perdeu o controle sobre seus jogadores.
Alguns deles, inclusive, tiveram participação pífia no clássico diante do Corinthians. Cito como exemplo o meia Lucas Lima, que custou um monte de dinheiro quando trocou o Santos pelo Palmeiras e, até agora, pouco fez para justificar tamanho investimento.
DUDU APENAS FEZ NÚMERO
Cito ainda o Dudu, jogador metido a bravo, que gosta de dar bordoadas nos adversários e reclama de tudo que é marcado contra o Palmeiras, mas fez apenas número nesse importante clássico contra o Corinthians.
Acho que depois dessa péssima exibição Roger Machado vai precisar mexer forte no seu time titular. Há gente ali que não merece continuar no time. Quanto ao Corinthians, nada a acrescentar.
Recuperou seu futebol, mostrou que está mais vivo do que nunca e que vai chegar a fase decisiva do campeonato com a bola toda. Se seus adversários derem folga, ele já começa o ano com mais um título paulista. Os adversários que se cuidem!!!
C * U * R * T * A * S
* QUANDO Jailson fez o pênalti que Jadson desperdiçou, acabou a chance do Palmeiras reagir.
Como o goleiro foi expulso, o time de Roger Machado sentiu o baque e caiu ainda mais de produção. Isso facilitou o trabalho do Corinthians que foi pra cima com toda a sua força e chegou com méritos ao segundo gol, também de pênalti , cobrado por Clayson. Os gols, por sinal, foram marcados por Rodriguinho aos 39 minutos do primeiro tempo e Clayson de pênalti aos 38 do segundo. Jadson desperdiçou um pênalti aos 14 minutos do segundo tempo.
* FINALMENTE o Corinthians recuperou seu público. Neste clássico, nada menos do que 42.178 torcedores pagaram ingresso. No ano, um recorde para o Timão. Foi jogo de uma torcida só, portanto, todo esse público era corintiano. No final da partida, nos vestiários, foi confirmada a mais nova contratação do Corinthians. Falo do atacante Alex Teixeira, que estava no Exterior e custou oito milhões de reais ao clube. Ele chega nesta semana e se estiver em boa forma deve estrear domingo que vem contra o Santos. Ou então, pode ficar no banco de reservas.
GABIGOL MARCA OUTRO
* GABIGOL fez mais um e o Santos venceu o Santo André, domingo à noite, em Vila Belmiro. No primeiro tempo do jogo as coisas estiveram iguais. Não houve grandes oportunidades de gol para nenhum dos lados. Mas no segundo, o Peixe cresceu de produção, criou mais e fez 2 a 0 com justiça. Os gols foram de Gabigol (desde que reestreou fez um gol por jogo!) aos 28 minutos
e Sasha, que está jogando bem, aos 42. Sasha, por sinal, participou das jogadas dos dois gols. No primeiro ele chutou e no rebote Gabigol marcou. O segundo foi criação dele.
* O SANTO André até se esforçou para ao menos conseguir o empate mas o Santos cresceu tanto no segundo tempo que não deu para o time do ABC segurar a barra. No final os 2 a 0 até que foram pouco diante da grande superioridade do Santos sobre o Santo André. Outros jogadores que brilharam neste jogo. Pelo Peixe, Lucas VerÍssimo, em grande forma, Alison, bem como volante. No time visitante jogaram bem Heliton, Tinga, Guilherme e Lincoln. Com a vitória o Santos firmou-se ainda mais na liderança de seu grupo, agora com 19 pontos ganhos.
TRICOLOR EMPACOU MESMO !
* O SÃO PAULO chegou ao seu terceiro jogo sem vitória no Campeonato Paulista. Desta vez seu time empatou com a limitada Ferroviária, de Araraquara, um dos últimos colocados do torneio, dentro do Morumbi, em 0 a 0. Um resultado que talvez não tenha sido tão justo porque o time de Dorival Junior teve quase setenta minutos de domínio de bola durante todo o jogo. Só que, além de finalizar pouco, sempre finalizou mal. Ou seja, o grande problema tricolor está no ataque, nos arremates. Em nove jogos disputados, só marcou 7 gols. Um desastre total.
* A FERROVIÁRIA jogou como os adversários anteriores do São Paulo. Fechou-se totalmente na defesa e jogou pelo empate. Conseguiu. Praticamente o time de Araraquara não levou nenhum perigo ao gol de Sidão, mas deixou o campo com um ponto na bagagem, que a afasta um pouco do perigo do rebaixamento. Já o São Paulo começa a ver sua classificação para a próxima fase do
campeonato complicada. Tem apenas 11 pontos e tem Ponte Preta e São Caetano no seu calcanhar. Um descuido e a vaga na fase decisiva vai para o espaço.
* MAIOR jogador em campo neste jogo foi o goleiro Tadeu, da Ferroviária. Ele defendeu tudo que pode. Também jogaram um bom futebol pela Ferroviária os zagueiros Patrick e Luan e o meio campista Bruno Silva. No São Paulo, Arboleda foi o melhor da defesa. Petros o melhor do meio campo. No ataque ninguém brilhou. Pior jogador do São Paulo neste jogo certamente foi Diego Souza. Definitivamente ele não sabe jogar como centro avante. É invenção de Tite e de Dorival Junior. Melhor faze-lo voltar a sua função como meia armador ou até volante.
* TORCIDA tricolor saiu do Morumbi bronqueada. Ela não suporta mais tanta incompetência. Alguns torcedores uniformizados foram presos com pedaços de pau nas mãos. Deveriam ficar presos por muito tempo. Quem vai ver futebol não leva arma para agredir. Quanto a situação de Dorival Junior é ainda bastante complicada. O time não perdeu mas não ganhou. E a diretoria queria ao menos vitórias sobre os times pequenos. O São Paulo não ganha de ninguém e a pressão sobre o técnico aumenta a cada dia. Não sei até quando ele vai suportá-la.
RODADA E CLASSIFICAÇÃO
* OUTROS resultados da nona rodada do Paulistão. São Caetano 1 x São Bento 0. Uma agradável surpresa do time do ABC. Esperava mais do São Bento,. Bragantino 2 x Novorizontino 1. Normal. Times se equivalem. Mirassol 1 x Ponte Preta 0 (uma surpresa!). Hoje a rodada prossegue com dois jogos. O Ituano recebe o Red Bull como franco favorito. Mas é bom ficar com as barbas de
molho. O Botafogo joga em Ribeirão Preto com o Linense. Em tese, dá tricolor. Esse jogo será disputado a partir das 20 horas com transmissão direta do SporTV.
* DEPOIS desses jogos a classificação dos quatro grupos da primeira fase do Paulistão ficou assim. No Grupo A o líder é o Corinthians, com 16 pontos ganhos. O Bragantino tem 12. O Ituano 11 e o Linense 5. No Grupo B o São Paulo tem 11, a Ponte e o São Caetano, 10 e o Santo André 8. No Grupo C a liderança ainda é do Palmeiras com 20 pontos. É o melhor time do campeonato por esse critério. O São Bento tem 13, o Novorizontino, 11 e a Ferroviária, 11. No grupo D o Santos lidera com 17. Botafogo e Red Bull tem 11 e Mirassol está com 10.
OUTRO CLÁSSICO
* PRÓXIMA rodada do Paulistão só vai acontecer no final desta semana. Destaque para o clássico entre Santos e Corinthians, no domingo, as 17 horas. Um clássico de muita tradição que, nesse momento, não tem um favorito disparado porque os dois times tem oscilado no campeonato e não conseguiram ainda jogar como o fizeram em seus melhores momentos no ano passado. Nem a vantagem do Peixe de mandar o jogo lhe dá alguma vantagem. É jogo igual, equilibrado, onde tudo pode acontecer. Uma ótima opção para o domingo à tarde.
* A RODADA que será a décima do campeonato começa já nesta sexta feira com o jogo entre dois times que não fazem boa campanha, a Ferroviária e o Mirassol. Jogo será em Araraquara. No sábado jogam Red Bull x São Bento, com favoritismo para o time de Sorocaba. O Santo André recebe o Botafogo que está em melhor fase. Já o Novorizontino encara o Ituano, em Novo Horizonte. Nem o fato de ser mandante dá favoritismo do time do Novorizontino.No domingo mais dois jogos com participarão de três dos grandes clubes do futebol de São Paulo.
* O SANTOS, como disse acima, enfrenta o Corinthians. O São Paulo visita o Linense, na cidade de Lins. Time da casa está muito ruim e o Tricolor se jogar um pouco do que pode tem tudo para vencer. Na segunda feira o complemento da rodada com mais dois jogos. A Ponte Preta recebe em Campinas o Bragantino, que caiu de produção. Em tese, favoritismo é todo da Macaca. As 20 horas, com transmissão exclusiva do SporTV, o Palmeiras enfrenta o frágil São Caetano, na Allianz Arena, em São Paulo. Verdão tem tudo para ganhar com facilidade.
* TIME com maior número de vitórias no Paulistão: Palmeiras, com 6. Com menor número de vitórias – Linense e Santo André, 1. Time que mais fez gols – Palmeiras, 14. Times que menos fizeram – Mirassol, São Caetano e Ponte Preta, 6..Times que mais empataram – Ituano, Santo André e Red Bull – 5. Times que menos perderam – Red Bull, Palmeiras e Ituano – 1 vez. Times com maior número de derrotas – São Caetano e Linense, 5. Pior time do campeonato – Linense (5 pontos). Prováveis rebaixados depois de 9 rodadas – Linense e Santo André..
LIBERTADORES E COPA DO BRASIL
* A COPA Libertadores entra neste meio de semana na sua fase mais importante, a fase de grupos. Todos os brasileiros classificados estarão presentes. Começa na terça feira, com o Grêmio enfrentando o Defensor como favorito. O Cruzeiro de BH também joga diante do Racing, lá na Argentina. Na quarta feira o Flamengo recebe o River, num clássico sul americano. O Corinthians, as 21h45 visita o Millionarios com objetivo de conseguir ao menos um empate. Na quinta feira, O Santos visita o Real Garcilase enquanto o Palmeiras pega o Junior Barranquilla.
* A COPA do Brasil também tem jogos programados para esse meio de semana. Na quarta feira três clubes paulistas estreiam na terceira fase da competição. A Ponte Preta, por exemplo, recebe o Sampaio Correa. Tem boas possibilidades de vencer. O São Paulo encara o CRB, no Morumbi. Precisa fazer um bom resultado porque o segundo jogo, o decisivo, será disputado em Maceió. O Bragantino que vai se segurando neste torneio, recebe o Vitoria, que atravessa fase bem negativa. Chance para o time de Bragança conseguir um bom resultado.
OS ESTADUAIS
* ESTADUAIS tiveram sequência no final de semana. No Cearense, o time de Rogério Ceni, o Fortaleza, venceu o Ferroviário por 2 a 1. Com isso manteve a liderança isolada com 21 pontos.
Campeonato Baiano – Vitória lidera com 16 pontos ao lado do Juazeiro. Campeonato Gaúcho – Inter e Brasil de Pelotas lideram com 17 pontos. O Grêmio só tem 7. Campeonato Mineiro – Cruzeiro é líder disparado com 22 pontos. Campeonato Pernambucano – Sport Recife e Náutico lideram com 15 pontos. O Santa Cruz tem apenas 8 em fase pouco auspiciosa;
* NO CARIOCÃO disputa-se o segundo turno ou a chamada Taça Rio. Na rodada de final de semana o Flamengo entrou com time reserva e foi goleado pelo Fluminense por 4 a 0. Uma surpresa. Outra surpresa foi a vitória da Portuguesa diante do Vasco da Gama por 1 a 0. Com esse resultado a Lusinha carioca colocou-se ao lado do Fluminense com 6 pontos na liderança do Grupo C. O líder do Grupo B é o Flamengo, apesar da derrota para o Flu, com 3 pontos. O Mengão, por sinal, ganhou o turno anterior e já está classificado para a decisão.