Corinthians promete reação e buscar no Equador a vaga na final da Sul-Americana

Acho que o Atlético-MG deve se classificar e o Corinthians não. É um palpite. Será que vou acertar???

Acho que o Atlético-MG deve se classificar e o Corinthians não. É um palpite. Será que vou acertar???

Nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, as 21h30, o Corinthians tem um tremendo desafio pela frente. Vencer por 3 gols de diferença o bom time do Independiente del Valle, lá em Quito, no Equador. Esse jogo vale pela Copa Sul Americana, fase semifinal.

Quem se classificar vai disputar na sequência a grande final desse torneio, que de uns tempos para cá começou a ser objetivo da maioria dos grandes clubes do continente.

No jogo de ida disputado no Itaquerão, em São Paulo, o Timão perdeu surpreendentemente por 2 a 0. Como consequência vai precisar vencer por 3 gols e não sofrer nenhum para se classificar. Se houver empate ou vitória por diferença de um gol o clube equatoriano se classifica.

Timão tem duro missão na altitude. Foto: Daniel Augusto.

Timão tem duro missão na altitude. Foto: Daniel Augusto.

MISSÃO DIFÍCIL
À principio essa missão corintiana não nos parece das mais fáceis. Primeiro porque o Corinthians é por tradição um time retranqueiro, que prefere esperar o adversário em sua defesa para depois tentar o contra ataque.

Só que neste jogo, pela exigência de mais de um gol, o time de Fábio Carille vai ter que sair de sua zona de conforto e arriscar mais no ataque, com perigo de levar gol nos contra ataques do Independiente.

ALTITUDE VAI ATRAPALHAR
Lembro também que o time da casa não perdeu nenhum jogo em casa nesta Copa Sul Americana. E mais. Também não perdeu por três gols a zero de nenhum clube dentro ou fora de casa.

Some-se a isso o fato de Quito, capital equatoriana, estar a pouco mais de dois mil e oitocentos metros acima do nível do mar.

Numa dessas um time que não está acostumado em jogar nessa altitude, deverá ter dificuldade para manter um ritmo forte durante todo o jogo, já que aos poucos os jogadores começam a sofrer os reflexos desta altitude e já não conseguem ter a mesma resistência para suportar seus efeitos.

Ralf e Clayson, esperanças. Foto:Daniel Agusto

Ralf e Clayson, esperanças. Foto:Daniel Agusto

GALO TEM MAIS CHANCE
Ainda assim, como em futebol as vezes acontecem surpresas, o Corinthians pode até vencer, mas que não será nada fácil é uma clara realidade. Na quinta feira também as 21h30, no estádio Independência em BH, o Atlético Mineiro recebe o Colón, time de segundo escalão do futebol argentino.

No jogo de ida, lá em Buenos Aires, o Colón venceu por 2 a 1. Como conseguiu fazer um gol fora de casa, o Galo mineiro está numa situação superior a do Corinthians, porque além de jogar em casa, só precisa vencer o jogo pela contagem mínima para levar a decisão para os pênaltis, ou então vencer por mais de dois gols para garantir sua vaga durante o tempo normal do jogo.

O MEU PALPITE
Antes desses jogos, a esperança de ver dois clubes brasileiros na grande final da Sul Americana ainda existe. Mas se você observar tudo o que disse sobre os dois jogos certamente vão chegar à conclusão que eu cheguei.

A de que o Atlético deve se classificar e o Corinthians não. É um palpite. Será que vou acertar???

C * U * R * T * A * S

* FOI BONITA a festa dos melhores da temporada realizada nesta segunda feira, no teatro da Opera de Milão, Itália. O local já é fantástico pela sua tradição e pelo extraordinário cast que possui não só para ballet mas também para Opera.

A direção da FIFA escolheu bem o local e reuniu ali a nata do futebol mundial. O ponto de maior destaque da festa era entregar ao jogador escolhido como melhor do mundo de 2018/2019. Entre os três finalistas, Messi foi o vencedor. Recebeu esse troféu pela sexta vez (é recorde). Cristiano Ronaldo tem cinco troféus.

Messi e Rapinoe: os melhores com méritos

Messi e Rapinoe: os melhores com méritos

SÓ A NOSSA FENÔMENO

* DURANTE o evento foram entregues troféus também aos onze melhores jogadores e as onze melhores jogadoras de futebol do mundo. Na seleção feminina só uma brasileira.

A fantástica Marta, um fenômeno brasileiro e mundial, que foi a nossa representante nessa premiação. Ela ainda ganhou o troféu de maior artilheira do futebol mundial (feminino e masculino), na história das Copas do Mundo (fez 17 gols).

Melhor treinador foi Jurgen Kloop, técnico do Liverpool, que ganhou a última Champion League. Ele mereceu receber essa premiação.

GOLAÇO DE BICICLETA

* NUM certo momento da festa, foi chamado o ganhador do gol mais bonito da temporada. Um garoto de 19 anos, o húngaro Daniel Zsori. recebeu o troféu. Seu gol foi de bicicleta numa demonstração de muita técnica e agilidade.

A melhor jogadora do mundo foi Megan Rapinoe, veterana integrante da Seleção dos Estados Unidos que foi campeã da última Copa do Mundo Feminina de Futebol. Merecido.

Na melhor seleção masculina da temporada apenas dois jogadores brasileiros. O goleiro Alisson e o lateral esquerdo Marcelo, que joga no Real Madri.

hqdefault

BRAZUCA NÃO MERECIA…

* EM MINHA opinião Marcelo, que ainda é um grande jogador, não mereceu esse troféu. Ele esteve machucado e não jogou tão bem durante a temporada. Já o goleiro Alisson mereceu porque foi campeão da Champions e o melhor goleiro da Liga Inglesa de Futebol.

A seleção masculina escolhida pela Fifa foi escalada assim. Alisson; De Ligt, Sergio Ramos, Van Dijk e Marcelo; Modric, De Jong e Hazard; M´bappé, Messi e Cristiano Ronaldo. Pelo mesmo motivo de Marcelo também acho que Sergio Ramos e Modric não mereceram essa premiação.

BRASILEIRA ROUBA A CENA

* MOMENTO emocionante da festa foi quando pela primeira vez na história a FIFA resolveu homenagear um torcedor (ou torcedora). Por votação junto a torcedores e pessoas ligadas ao futebol foram escolhidos a brasileira Silvia Grecco e seu filho Nikollas.

Eles foram flagrados na Allianz Arena durante um jogo do Palmeiras. A Globo fez matéria especial que se espalhou pelo mundo. Silvia leva seu filho (que é cego) e conta prá ele tudo que se passa durante o jogo. A história correu mundo e a FIFA resolveu fazer o sorteio para escolher o torcedor do ano.

Torcedora brasileira ganha prêmio da Fifa

Torcedora brasileira ganha prêmio da Fifa

* ENTRE os três finalistas, ganhou a brasileira Silvia e seu filho. Quando ela subiu ao palco para receber o troféu, fez um lindo discurso pedindo apoio para todos os deficientes, cegos ou não.

Cumprimentou os concorrentes e incentivou que maior numero de pessoas levem seus filhos aos estádios mesmo que eles tenham algum problema físico. Foi aplaudida de pé.

A norte americana Rapinoe, também fez um discurso pelas minorias (gays, negros e outros grupos que ainda são humilhados em todos os lugares que comparecem). Gostei do que ela disse.