Corinthians não vence no Moisés desde 2013; Ponte nunca venceu na Arena Itaquera

São quatros jogos entre eles no estádio do Corinthians, com quatro vitórias para o time da capital

Corinthians e Ponte Preta fazem neste domingo, às 16 horas, o primeiro jogo da grande final do Campeonato Paulista

0002050238436 img

Campinas, SP, 25 (AFI) – Corinthians e Ponte Preta fazem neste domingo, às 16 horas, o primeiro jogo da grande final do Campeonato Paulista. Isso todo mundo já sabe. Mas, se o duelo já seria disputado pela rivalidade histórica, ganhou novos ares com o retrospecto do confronto, pelo menos nesta década. De 2011 pra cá, os dois times se enfrentaram 17 vezes, com sete vitórias para cada lado e ainda três empates. Mas os detalhes podem fazer a diferença: a Macaca nunca venceu na Arena Itaquera, local do segundo e decisivo jogo, enquanto o Corinthians não vence no Moisés desde 2013.

Times J P V E D GP GC SG
Corinthians 17 24 7 3 7 22 18 4
Ponte Preta 17 24 7 3 7 18 22 -4

São quatros jogos entre eles no estádio do Corinthians, com quatro vitórias para o time da capital. A primeira vez foi nas quartas de final do Campeonato Paulista de 2015, com a vitória por 1 a 0, gol de Renato Augusto no início do segundo tempo. Mais tarde, na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Ponte foi novamente para São Paulo e perdeu por 2 a 0, com gols de Jadson e Vagner Love, um em cada tempo.

Já em 2016 a Arena Itaquera viu a vitória do Corinthians por 2 a 1 na 13ª rodada do estadual – Romero abriu o placar e Felipe Azevedo descontou para a Ponte Preta, mas Balbuena marcou já no finalzinho. Por fim, na 3ª rodada do Brasileirão daquele ano, os comandados de Tite, hoje na Seleção Brasileira, venceram a Macaca por 3 a 0, com um gol contra do zagueiro Kadu no início do jogo – Bruno Henrique e Guilherme completaram.

A última vez que se enfrentaram foi na 8ª rodada do Paulistão desde ano, com um empate por 1 a 1 no Moisés Lucarelli. Lucca e Léo Santos marcaram os gols.

A última vez que se enfrentaram foi na 8ª rodada do Paulistão desde ano, com um empate por 1 a 1 no Moisés Lucarelli. Lucca e Léo Santos marcaram os gols.

Mas calma torcedor, tudo tem outro lado: o Corinthians não vence no Moisés Lucarelli, palco do primeiro jogo neste domingo, desde 2013, quando justamente se enfrentaram nas quartas de final do Paulistão. Na época, porém, Romarinho, Emerson Sheik, Paolo Guerrero e Alexandre Pato decretaram a vitória por 4 a 0 do Timão, sem tomar conhecimento da Ponte Preta. De lá pra cá foram cinco jogos, com três vitórias da Macaca e dois empates.

Na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fellipe Bastos e Adaílton marcaram na vitória por 2 a 0 da Ponte Preta. No ano seguinte, na 5ª rodada do Paulistão, Alemão e Ferrugem foram os heróis no triunfo por 2 a 1 no Moisés – Uendel descontou. A última vitória foi na 22ª rodada do nacional de 2016, mais uma vez por 2 a 0. Roger e Clayson marcaram na época.

O último destaque que chama a atenção é que desde 2011 nenhum jogo entre Ponte Preta e Corinthians terminou sem gols: a média é de 2,5 tentos por partida. Até mesmo os três empates aconteceram com bola na rede. Essa é uma boa estatística para a final, que promete ser agitada.

Espaço incorporado por HTML (embed)

blank