Corinthians monitora José Martínez após titularidade na Venezuela e organiza retorno
O volante atuou por 78 minutos antes de ser substituído por Tomás Rincón, do Santos.

São Paulo, SP, 26, (AFI) – O Corinthians segue atento à condição física de José Martínez, que foi titular na vitória da Venezuela por 1 a 0 sobre o Peru, na noite de terça-feira (26), no Monumental de Maturín, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O volante atuou por 78 minutos antes de ser substituído por Tomás Rincón, do Santos. Com o resultado, a Venezuela chegou a 15 pontos e assumiu a zona de repescagem para a Copa do Mundo.
A participação de Martínez na partida reforça a preocupação do Corinthians, já que ele chegou a ser dúvida devido ao desconforto muscular que o tirou do primeiro jogo da final do Paulistão contra o Palmeiras. A alta carga física imposta na seleção, aliada ao pouco tempo de recuperação, faz com que sua presença no Derby ainda seja incerta.
LOGÍSTICA ESPECIAL
Para minimizar o desgaste dos jogadores que estavam na Data Fifa, o Corinthians organizou um esquema especial de retorno. Martínez e André Carrillo, atacante peruano do clube, viajarão juntos em um voo fretado, no qual já iniciarão trabalho regenerativo. O fisioterapeuta Bruno Gortatte foi enviado à Venezuela para acompanhar de perto a situação dos atletas e iniciar imediatamente os cuidados necessários para que ambos tenham condições de atuar na final do Campeonato Paulista, nesta quinta-feira (28), na Neo Química Arena.
A situação de Carrillo é ainda mais delicada, já que o atacante jogou os 90 minutos completos na derrota do Peru para a Venezuela. O desgaste físico pode ser um fator determinante na decisão sobre sua utilização na final.
PEÇA CHAVE
Martínez se tornou um nome fundamental no esquema do técnico Ramón Díaz, ocupando o lado esquerdo do meio-campo no 4-4-2 e superando a concorrência de Breno Bidon. Além de sua versatilidade, sua entrega em campo tem sido elogiada pela torcida, o que torna sua presença na decisão ainda mais relevante.
Apesar de já ter enfrentado problemas físicos em 2024, como a lesão no joelho que o tirou da primeira partida contra o Barcelona de Guayaquil na fase preliminar da Libertadores, Martínez se recuperou rapidamente e tem sido peça-chave no Timão. Agora, o Corinthians monitora sua resposta física antes de definir se poderá contar com ele no jogo mais importante da temporada até aqui.