Corinthians ganha outra do seu velho freguês São Paulo agora pelo Paulistão
O São Paulo virou um freguês de caderneta do Corinthians um de seus mais tradicionais rivais. Seja no Itaquerão ou no Morumbi,
O placar final de 2 a 0 foi exagerado. O Corinthians não jogou para ganhar por esse placar.
Não tem jeito mesmo. O São Paulo virou um freguês de caderneta do Corinthians um de seus mais tradicionais rivais. Seja no Itaquerão ou no Morumbi, o alvinegro sempre leva a melhor. Mesmo como no jogo de domingo à tarde, quando os dois times jogaram um futebol feio e pouco objetivo e o torcedor não viu nenhuma jogada de maior requinte, como deveria acontecer numa partida batizada de “clássico”.
O placar final de 2 a 0 foi exagerado. O Corinthians não jogou para ganhar por esse placar. Foi um time medroso, que optou por se defender e, quando teve alguma chance, partiu para o contra-ataque. Os gols corintianos foram marcados em falhas da defesa tricolor e não por mérito dos atletas corintianos.
Na verdade, o jogo foi muito ruim tecnicamente, o que dá pouca esperança para as duas torcidas que vão ver seus times estreando na fase de grupos da Copa Libertadores, na próxima quarta feira. O público presente ao Itaquerão também não foi nenhuma maravilha. Era fácil perceber para quem viu a partida pela tv, enormes espaços nas arquibancadas do lado em que os ingressos são mais caros.
O árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi muito mal na condução do jogo. Em especial, deixou de marcar faltas e dar cartões contra o Corinthians. Parecia inclinado a só punir atletas do São Paulo. Talvez por isso dizem que ele é corintiano. Ele precisa cuidar mais de sua imagem.
De qualquer forma, mesmo sem jogar um futebol maravilhoso, o Corinthians mereceu vencer. Foi mais eficiente nas conclusões. Soube aproveitar as poucas chances que teve. Com isso continua cem por cento no campeonato onde em quatro jogos ganhou doze pontos.
E isso com um time que começa a ser remontado por Tite.
Imaginem quando esse time entrosar e jogar realmente o que pode…
C * U * R * T * A * S
* ESPERAVA MAIS de André como centro avante do Corinthians. Ele fez pouco diante do São Paulo. Mas é um atacante qualificado. Acho até que, quando se entrosar direito, vai superar Vagner Love. Na defesa gostei muito de Yago. Ele está firme na zaga central. É bom pelo alto e sabe desarmar. É titular com toda a justiça.
* FELIPE é um dos melhores do time. Está jogando muito. Cássio, lá atrás, dá segurança aos companheiros. Atravessa excelente fase. Pelo que pudemos ver, Tite já achou um time base. Com mais jogos, esse time vai crescer e dar muitas alegrias a fiel torcida. E ainda tem jogador ali que pode render muito mais do que rende.
* DE QUALQUER forma é melhor a fiel não se empolgar. Está cedo para esperar muito desse time. Nos jogos da Libertadores, em particular, o time deve sofrer mais. Os adversários são mais cascudos. Mas o Corinthians já tem um time capaz de passar pela fase de grupos e seguir em frente. Mas é cedo para dizer que será campeão.
* JÁ O SÃO PAULO continua a oscilar. Tem bons momentos e jogos em que não produz quase nada. Ganso, por exemplo, nada produziu contra o Corinthians. Foi um dos piores em campo. Parece se inibir diante do Timão. Mas os dois piores jogadores do São Paulo foram Lucão e Centurion. O zagueiro falhou feio pela segunda vez.
* O ATACANTE não jogou nada desde que chegou. Não dribla, não passa, não arremata. Só corre. Perde a bola com enorme facilidade. Um jogador que não tem qualidade para jogar no São Paulo. Que me desculpe o técnico Bauza que insiste em prestigiar esse jogador. Centurion deveria voltar para o futebol argentino onde se dá bem.
* MICHEL BASTOS foi um dos poucos que produziu. Como ele, Rodrigo Caio, sempre firme na zaga. Os laterais tiveram altos e baixos. Hudson não jogou b em e Thiago Mendes esteve inibido; Mal sinal para quem vai disputar o primeiro jogo da Libertadores, fase de grupos, nesta quarta feira. Com esse futebol vai ser difícil vencer.
* O PALMEIRAS perdeu sua invencibilidade no Campeonato Paulista. Em casa, no Allianz Arena, perdeu para o Linense por 2 a 1, depois de abrir o placar através Alecsandro, em cobrança de pênalti duvidoso. Exibição palmeirense foi ridícula. Esperava-se mais dos comandados de Marcelo Oliveira mesmo com time misto.
* O TREINADOR usou muitos reservas porque queria poupar os titulares para o jogo estreia na Libertadores, contra o River, do Uruguai, lá em Montevideu. A opção, no entanto, não foi boa. A verdade é que se o time principal do Verdão já não vem agradando, pior ainda foi a exibição do segundo time que mereceu perder do Linense.
* APESAR da derrota, o Palmeiras continua líder do seu grupo e provavelmente não terá dificuldades em se classificar para a próxima fase do Paulistão. Mas que as coisas andam feias no futebol do clube, andam. Marcelo Oliveira até agora não conseguiu fazer seu time jogar. Mesmo com mais de trinta opções para montar o seu time.
* PARA ser sincero eu credito essa fase negativa do Verdão ao seu treinador. Desde o ano passado ele não consegue fazer o Palmeiras jogar um futebol à altura de seu elenco. Parece que o técnico não se enturmou com o elenco neste trabalho que já realiza há muitos meses. O futebol exibido pelo seu time é totalmente desastroso.
* PIOR é que os resultados negativos vão deixando os jogadores sem confiança o que pode até se refletir no jogo contra o River, nesta terça feira, no Uruguai. Acho até que o Palmeiras não vai ganhar esse jogo e terá muita sorte se conseguir ao menos o empate. Isso apesar de ter um belo elenco e ter gasto uma fortuna para monta-lo.
* INSISTO. O grande problema do Palmeiras é seu técnico. Se o time também for mal contra o River, será melhor dispensá-lo. Trazer outro técnico que se entrose melhor com o atual elenco. Porque, afora a conquista da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira até agora fez pouco como técnico do Verdão. Ele está devendo. Devendo muito.
* EM TEMPO: mais uma vez o pior setor do time foi a defesa. Levou dois gols contra um adversário teoricamente mais fraco. Não dá para entender. E não digam que faltam jogadores para o setor. Também o meio campo oscila e com isso prejudica a produção do ataque, cujos integrantes quase não recebem bolas para tentar o arremate.
* BOM DESTACAR que ao final do jogo na Allianz Arena, a torcida verde se manifestou com vaias. Torcedores ficaram bastante irritados com a péssima exibição de seu time. Alias, faz tempo que o Palmeiras não mostra alguma coisa de bom em seus jogos. O time não evoluir, não entrosa. Só o técnico pode arrumar ou explicar isso.
* O SANTOS fez um grande jogo contra o Novorizontino na noite de domingo. Os dois times se revezaram no domínio da partida que empolgou a boa torcida presente. No final os 3 a 3 fizeram justiça ao que os dois times produziram. Para o Peixe o resultado foi melhor, porque jogou fora e levou um ponto para casa. É líder do grupo.
* JÁ PARA o time de Novo Horizonte, o empate não foi tudo que seus torcedores esperavam. A situação do time na tabela de classificação de seu grupo não é das melhores e os dois pontos perdidos em casa certamente vão fazer falta. Ainda assim, pelo que mostrou diante do Santos, o Novorizontino pode crescer no Paulistão.
* QUEM falhou mais do lado do Santos foi a defesa. Tomar três gols num jogo só deve preocupar o técnico Dorival Junior. Já o ataque fez bem sua parte. Gabigol deu muito trabalho a defesa adversária enquanto esteve em campo. O mesmo pode-se dizer de Ricardo de Oliveira. O melhor foi Lucas Lima, que fez um verdadeiro gol de placa.
* SITUAÇÃO do Santos na tabela de classificação de seu grupo é ótima. Lidera sem sustos. É um time que certamente vai conseguir sua classificação antes mesmo do final desta primeira fase do campeonato. Mas Dorival Junior precisa melhorar a produção da defesa. Do jeito que está a chance de ganhar o título diminui bastante.
* DIRETORIA do Santos ficou bastante aborrecida com a decisão de Robinho assinar com o Atlético Mineiro. Ficou provado que o problema do jogador é apenas dinheiro. Todas as declarações de amor de Robinho pelo clube que o revelou são falsas. Esse certamente não será mais procurado pelo clube. Um jogador que está queimado.
* OUTROS resultados do fim de semana pelo Paulistão. O Ituano teve dificuldades mas venceu bem ao Oeste por 1 a 0. O Rio Claro perdeu em casa para o Audax por 2 a 0. O Red Bull perdeu para a Ferroviária, em Campinas, por 3 a 0 e o São Bento venceu o São Bernardo por 3 a 0. Água Santa 4 x Capivariano 1. Ponte 1 x Botafogo 1.
* O MOGI que faz péssima campanha empatou sem gols com o XV de Piracicaba em seu estádio. Essa foi a quarta rodada do campeonato na primeira fase que terá mais onze rodadas. Próximos jogos serão no próximo final de semana. No sábado, um clássico entre Palmeiras e Santos. Jogo sem favorito. Há equilíbrio nesta partida.
* O SÃO BERNARDO recebe o Linense. O Capivariano encara o Mogi, o XV recebe o Red Bull, a Ponte Preta enfrenta o São Bento no Moisés Lucarelli e o Audax encara o Agua Santa. Em tese, os mandantes estão mais perto da vitória. Mas como o campeonato tem apresentado surpresas, algumas delas podem ocorrer no sábado.
* NO DOMINGO o Novorizontino encara o Oeste como favorito. O São Paulo enfrenta o Rio Claro no Pacaembu e tem tudo para se reabilitar da derrota diante do Corinthians. Já o Botafogo que está mal das pernas recebe em Ribeirão o Ituano que pode surpreender. E em Araraquara, a Ferroviária que ganhou bem do Red Bull no final de semana recebe o Corinthians. Um jogo difícil para o time de Tite, que estará desgastado pelo jogo estreia na Libertadores contra o Cobresal, do Chile. Equilíbrio.
* A COPA LIBERTADORES de América terá jogos neste meio de semana pela sua primeira fase, a fase de grupos. Nesta terça-feira o Palmeiras enfrenta o River Plate, do Uruguai. O jogo será em território uruguaio. O Verdão não está em boa fase e se continuar a jogar o péssimo futebol dos últimos jogos pode estrear com uma derrota.
* NA QUARTA feira o São Paulo recebe o Strongest, no Pacaembu. Tricolor ainda não está jogando um futebol confiável. Se bobear, pode até ser surpreendido neste jogo. Todo cuidado é pouco. O Atlético Mineiro visita o Melgar. Se conseguir um empate já estará bom e o Corinthians pega o Cobresal, que lhe é inferior. Deve vencer.
* ESSA é a fase de grupos. Os dois primeiros estarão automaticamente classificados para a próxima fase. Acredito que os times brasileiros, mesmo ainda fora de sua melhor forma, tem todas as condições de ganhar vaga na fase dos mata matas. Depois disso, no entanto, é dificil fazer previsão. Ninguém é favorito disparado.
* O SÃO PAULO é o primeiro brasileiro campeão da Copa Libertadores de América sub 20. Na noite de domingo seus garotos venceram bem o Liverpool, do Uruguai, por 1 a 0, numa partida difícil, violenta e cheia de provocações. Os meninos do Tricolor mostraram maturidades, fugiram das provocações e levantaram o caneco com justiça.
* IMPORTANTE lembrar que esse time Sub 20 do São Paulo disputou sete competições nos últimos meses e ganhou quatro. Foi campeão da Copa do Brasil e da Copa do Rio Grande do Sul, entre outras, e encerrou sua maratona com a conquista da Libertadores. Muitos dos garotos deverão ser aproveitados no time principal do Tricolor.