Corinthians x Flamengo - Decisão coloca frente a frente as duas maiores torcidas do Brasil
Duelo de ida acontece na Neo Química Arena, nesta quarta-feira, às 21h45
Pela primeira vez na história, Corinthians e Flamengo disputam o primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil
Campinas, SP, 11 (AFI) – Chegou a hora de dar início à jornada que vai decidir o campeão da Copa do Brasil de 2022. Nesta quarta-feira (12), às 21h45, Corinthians e Flamengo disputam o primeiro jogo da final junto dos mais de 45 mil torcedores que garantiram os ingressos para o duelo na Neo Química Arena.
Pela primeira vez na história, a decisão do torneio será disputada entre os clubes com as duas maiores torcidas do Brasil, o que promete uma bela festa nas arquibancadas em Itaquera e no Rio.
Além da taça, as duas equipes brigam pelo prêmio de R$60 milhões que será pago ao campeão do torneio. Ambas também vão em busca do quarto título da Copa do Brasil.
O duelo de volta está marcado para o próximo dia 19, no mesmo horário, no Maracanã.
CORINTHIANS
Com o apoio massivo de sua torcida, o Corinthians recebe o Flamengo para o primeiro jogo da grande final. Na última segunda-feira (10), o clube divulgou que todos os ingressos haviam sido vendidos antecipadamente – são esperados mais de 45 mil torcedores para lotar a Neo Química Arena.
O histórico das decisões na Copa do Brasil podem animar a torcida corintiana. Caso largue na frente, o Timão ficará mais perto de reafirmar a estatística favorável dos times que venceram o primeiro jogo em casa.
Nas últimas 33 edições da Copa do Brasil, o ganhador do primeiro jogo levantou a taça em 49% das vezes. Além disso, o Alvinegro sempre saiu vitorioso do primeiro duelo nas vezes em que conquistou o título.
O técnico Vítor Pereira enxerga o primeiro jogo em casa como uma oportunidade de moldar as expectativas para a grande final, caso a equipe garanta a vantagem.
“Se fizermos um bom resultado, será bom (ter jogado em casa a primeira partida). Nossa torcida vale muito. É uma força muito grande e quarta estaremos juntos, determinados, humildes, com espírito de equipe, sabendo das capacidades nossas e do adversário, e vamos dar o nosso melhor”, explicou o professor do Corinthians.
No elenco alvinegro, a única preocupação durante a semana foi o goleiro Cássio, titular absoluto.
Poupado na última rodada do Brasileirão, Cássio foi liberado para a partida desta quarta-feira (12). O camisa 12 teve uma inflamação na ponta do pé e foi convencido a não enfrentar o Athletico-PR, mas já voltou a treinar normalmente no Ct Joaquim Grava e é presença confirmada contra o Flamengo.
Já o zagueiro Raul Gustavo e o volante Cantillo, estão pendurados com dois cartões amarelos. A dupla, porém, vem sendo reserva com o técnico Vítor Pereira.
A expectativa é que o treinador português reforce o foco na marcação para compor o esquema tático do time que entrará em campo nesta primeira rodada. Roni pode ser escolhido para entrar no lugar de Gustavo Silva ou Adson, que brigam pela vaga na ponta.
FLAMENGO
Na última coletiva do Corinthians, após a vitória sobre o Athletico, Vítor Pereira declarou certo favoritismo ao Flamengo na decisão da Copa do Brasil. Dorival Júnior, porém, descarta essa superioridade e reconhece campanha admirável do Timão nesta reta final de temporada.
O técnico rubro-negro projetou um adversário ofensivo na Neo Química Arena e já pediu atenção à intensidade que a equipe paulista deve buscar desde os primeiros minutos de jogo. Segundo ele, é necessário evitar tomar o gol para não expor o time às chances de contra-ataque, ponto forte da equipe corintiana.
Além disso, a lista de jogadores pendurados é outra dor de cabeça para Dorival, já que perder peças para o jogo no Maracanã seria um grande problema para os cariocas.
Quatro atletas titulares entram em campo com dois cartões amarelos: Léo Pereira, João Gomes, Everton Ribeiro e Gabriel Barbosa. Com a maioria dos cartões recebidos após reclamação, o camisa 9 foi orientado a não conversar com a arbitragem, evitando correr risco de punição.
“Eu podia ter evitado alguns. Os juízes também estão errados, porque alguns mal falam comigo. Eu tento falar numa boa, e eles já vêm com cartão. Alguns para aparecer, outros para me tirar do jogo porque, se eu tomo um cartão, talvez eu não possa mais falar com ele. Então, vou evitar”, disse Gabigol em entrevista recente.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 12/10/2022
- Horário:
- 21:45
- Árbitro:
- Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
- Assistentes:
- Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG)
- Estádio:
- Neo Química Arena
- Local:
- São Paulo (SP)
Confira também:
- Copa do Brasil: Corinthians precisa largar bem em Itaquera
- Copa do Brasil: Presidente da Fifa vai assistir a final entre Corinthians e Flamengo
- Copa Paulista: Técnico do Marília vai manter dúvida sobre substituto de Albert
- Arboleda inicia fase de transição e pode reforçar São Paulo na reta final do ano
- Fifa vai distribuir R$ 1 bilhão aos clubes que cederem jogadores para a Copa