Corinthians fazia último jogo na campanha do título Rio-SP há 67 anos

Equipe alvinegra aplicou quatro vitórias consecutivas, incluindo a goleada histórica sobre o Flamengo no Pacaembu

Equipe alvinegra aplicou quatro vitórias consecutivas, incluindo a goleada histórica sobre o Flamengo no Pacaembu

0002050469476 img

São Paulo, SP, 31 (AFI) – Neste domingo, o Corinthians comemora 67 anos do último jogo da campanha do título do Torneio Rio-São Paulo de 1953. Foi a sexta edição da competição interestadual e a segunda vez que o clube do Parque São Jorge conquistava o campeonato.

O torneio teve a participação de 10 equipes e o modelo contava com o sistema de pontos corridos. Todos os participantes jogaram entrei si em um único turno. O Corinthians tinha em seu elenco algumas peças remanescentes do famoso “ataque dos 100 gols”, bicampeão paulista, como os craques Gylmar, Claudio, Luizinho e Baltazar.

O Timão estreou com o pé direito. Logo no primeiro jogo, venceu o Botafogo por 1 a 0. Porém, na sequência foi derrotado pelo o rival São Paulo, por 3 a 1, no Morumbi, e empatou com o Fluminense, em um jogo muito disputado no Rio de Janeiro, que acabou com três gols para cada lado. Depois disso, a equipe embalou e deu uma arrancada que foi fundamental para erguer o caneco.

Time de grandes nomes. (Foto: Arquivo SCCP)

Time de grandes nomes. (Foto: Arquivo SCCP)

ARRANCADA!
Sentindo que o clube precisava de apoio, a torcida corintiana abraçou o time e lotou o Pacaembu para assistir a partida contra o Flamengo, em uma manhã de domingo. O confronto não seria fácil, já que o Rubro-negro era o líder da competição. O elenco carioca contava com o trio Rubens, Dequinha e Pavão”, além de Evaristo de Macedo. Entretanto, o duelo dominical foi melhor para o Alvinegro.

Mesmo com o primeiro tempo terminado apenas com um tento para os donos da casa, o Corinthians teve uma atuação de gala, resultando na maior goleada da história do clássico nacional, 6 a 0. Os gols foram marcados por Cláudio, anotando três vezes, Luizinho, Goiano e Baltazar. O goleiro corintiano, Cabeção, ainda defendeu um pênalti, cobrado por Rubens.

Após a goleada, a equipe comandada pelo técnico Rato engatou mais três vitórias consecutivas. A primeira contra o Santos, por 3 a 1, depois Bangu, por 3 a 2, e Portuguesa, vencendo por 2 a 0. O próximo embate aconteceu diante do Palmeiras. O jogo foi muito disputado e terminou empatado por 3 a 3. Com essa sequência, a equipe de Parque São Jorge alcançou o topo da tabela, somando 12 pontos.

ÚLTIMO JOGO!
Em seu último jogo no Torneio Rio-São Paulo, o Corinthians foi ao Maracanã para enfrentar o Vasco. Uma vitória encerraria o campeonato. Mas o Vasco, com gol de Chico, diante de mais de 77 mil espectadores, aos 44 minutos do segundo tempo, deixou o certame em aberto, pois com o resultado, Vasco e São Paulo ainda tinham a oportunidade de ficar com a taça, pois tinham um jogo a fazer.

Na última partida, o Vasco ficaria com a taça caso vencesse o Santos. Um empate forçaria a realização de um jogo-extra entre Corinthians e o clube carioca. Outra equipe com chances de título, o São Paulo tinha que vencer a Portuguesa para forçar um jogo-desempate contra o Corinthians, se o Vasco perdesse, ou até mesmo um triangular final em caso de empate dos vascaínos. Apesar disso, o São Paulo perdeu para a Portuguesa por 1 a 0, enquanto o Santos superou o time carioca por 3 a 2, decretando o título corintiano.

FICHA TÉCNICA
Vasco 1 x 0 Corinthians
Data: 31 de maio de 1953;
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro;
Árbitro: João Etzel Filho;
Renda: Cr$ 1.565.047,30;
Público: 77.881 (68.727 pagantes);
Gol: Chico aos 89′.

Vasco da Gama: Osvaldo; Augusto e Bellini; Eli, Mirim e Jorge; Sabará, Maneca, Vavá, Alvinho e Chico. Técnico: Flávio Costa.

Corinthians: Cabeção; Homero e Olavo; Idário (Lorena), Goiano e Roberto Belangero (Julião); Cláudio, Luizinho, Baltazar (Nardo), Carbone e Souzinha. Técnico: Rato.

Mateus Bezerra, Especial para a FPF

player