Corinthians, São Paulo e Santos podem ficar de fora da Copa do Brasil de 2024
Com os desempenhos abaixo do esperado no Paulistão, Timão, Tricolor e Peixão precisarão correr atrás do prejuízo para garantir a vaga ao lado de Guarani e Ponte Preta
Eliminados precocemente no Paulistão, a dupla Santos e Corinthians podem ficar de fora da competição que mais premiam no Brasil

Campinas, SP, 13 (AFI) – A mudança de regulamento na distribuição de vagas para a Copa do Brasil pode acabar prejudicando alguns grandes clubes do Brasil. Como agora a vaga pelo ranking da CBF não existe mais, os times precisam ter um ótimo desempenho do campeonato estadual ou poderão correr o risco de não participar da competição.
Três exemplos são o Santos, São Paulo e o Corinthians, que foram eliminados precocemente no Campeonato Paulista e não conseguiram garantir a vaga na Copa do Brasil. Agora, para poder se garantirem novamente na competição, precisarão atingir uma de três metas possíveis.
Cinco vagas são garantidas pelo Paulistão e já estão definidas: Palmeiras, Ituano, Red Bull Bragantino e Ituano, que estão nas semifinais, mais o São Bernardo, que somou 26 pontos. Depois aparece o São Paulo, em sexto, com 24 pontos, e o Corinthians, sétimo, com 23 pontos. O Santos terminou o Paulistão com apenas 14 pontos, em 11.º lugar.
Os caminhos são: terminar na zona de classificação para a Libertadores no Campeonato Brasileiro, ser campeão da Copa do Brasil desse ano ou vencer a Copa Paulista.
Para o Corinthians o caminho para a Copa do Brasil está mais fácil, pois caso o Palmeiras ou o São Paulo se classifiquem para a Libertadores, o Timão herdará a vaga de um dos rivais conquistadas pelo Paulistão.
Dois outros clubes tradicionais de São Paulo vão ficar de fora: o Guarani e a Ponte Preta, ambos de Campinas. Também vão ficar de fora o Botafogo, de Ribeirão Preto, também de muita tradição no interior, e o Mirassol, força ascendente do futebol paulista.
OUTROS TIMES DE FORAAlém dos grandes clubes paulistas, outros grandes dos seus estados também correm o risco de ficar de fora da competição. Veja quais:
BAHIA
- Vitória
SÃO PAULO
- Corinthians
São Paulo - Santos
- Guarani
- Mirassol
- Botafogo
Ponte Preta
RIO DE JANEIRO
- Botafogo
GOIÁS
- Vila Nova
MINAS GERAIS
- Tombense
PARANÁ
- Londrina
MARANHÃO
- Sampaio Corrêa