Corinthians é o pior, mas Santos está perto no Brasileirão
A dupla está fazendo força para entrar na zona de rebaixamento. Está difícil ver uma melhora de ambos no restante do brasileirão 2023.
Em 39 pontos disputados, Timão ganhou apenas 12, o que o coloca entre os últimos colocados na classificação e liga o sinal de alerta
São Paulo, SP, 3 (AFI) – Há muito tempo não víamos o Corinthians jogando tão mal no Campeonato Brasileiro. Em treze jogos disputados até agora, o Time da Fiel venceu apenas 3, empatou outros 3 e perdeu 7. Em 39 pontos disputados, ganhou apenas 12, o que o coloca entre os últimos colocados na tabela de classificação e liga o sinal de alerta em relação a ameaça de ser rebaixado outra vez se não reagir forte nos últimos jogos pelo primeiro turno do campeonato.
Se continuar entre os últimos colocados da competição sua possibilidade de cair para a Série B no final deste ano, vai crescer assustadoramente. Os próximos jogos do Timão até o final do primeiro turno são os seguintes: Atlético Mineiro fora; Grêmio em casa, Bahia fora, Vasco da Gama em casa, Internacional fora e Coritiba em casa.
Destes, só o Coritiba deverá ser moleza, porque o time do Paraná é disparado o pior do campeonato. Mas os outros, em especial o Atlético, o Grêmio, o Bahia (fora) e o Inter (em Porto Alegre), serão difíceis para o Corinthians vencer se estiver jogando o mesmo futebol que produziu em grande parte dos treze jogos que já disputou.
SANTOS TÁ PIOR
Outro clube paulista que atravessa péssimo momento é o Santos que só faturou 12 pontos dos 39 que disputou. Venceu 3 jogos, empatou 4 e perdeu 6. Marcou 11 gols e sofreu 16. Até o final do primeiro turno o Peixe terá mais seis jogos, três fora e três em casa. Fora, vai enfrentar o São Paulo, o Fluminense e o Fortaleza. Em casa, terá pela frente Goiás, Botafogo e Athletico-PR.
Numa análise dos motivos que levaram Santos e Corinthians a realizarem campanhas tão fracas no Brasileirão, eu diria que nos dois casos faltou competência aos dirigentes destes clubes O maior problema dos dois, em minha opinião, é a fragilidade de seus elencos. Nenhum deles contratou os reforços necessários e os problemas continuaram.
No caso do Corinthians, a chegada de Vanderlei Luxemburgo como técnico, foi uma boa saída, mas já diziam os antigos “sem bons ovos não se fazem bons omeletes”. Ou seja, sem reforços, o técnico não tem como armar um bom time. Ele tem usado os garotos do sub 20, mas a maioria é inexperiente demais para carregar esse piano. No Santos também pesa muito a fragilidade do elenco.
OUTROS VÃO BEM
Mas se Corinthians e Santos estão mal, Palmeiras, Red Bull estão bem e o São Paulo têm jogado para o gasto.. O Verdão tem oscilado um pouco, mas é quarto colocado do campeonato e tem elenco para crescer. O Red Bull ganhou do Corinthians no último domingo dentro da Neo Química Arena e está em fase de franca ascensão. E o São Paulo, mesmo cheio de problemas com contusões no elenco, é o sétimo colocado no campeonato e deve crescer de produção assim que os contundidos se recuperem.
Aproveito para apresentar aqui os resultados da última rodada disputada pelo Brasileirão.
São Paulo 1 x Fluminense 0.
Flamengo 2 x Fortaleza
Bahia 1 x Gremio 2.
Internacional 0 x Cruzeiro 0.
Corinthians 0 x Red Bull 1.
Athletico PR 2 x Palmeiras 2.
Atlético MG x América MG 2. Cuiabá 3 x Santos 0.
Clube que mais venceu – Botafogo – 11 vezes.
Clubes que mais empataram – Athletico-PR, Red Bull e Fortaleza – 5.
Clubes que mais perderam – Vasco da Gama, América MG e Coritiba -8.
Melhor ataque – Flamengo – 26 gols.
Defesa menos vazada – Botafogo – 7 gols contra.
Artilheiros – Tiquinho Soares – 10 gols. Vitor Roque – 7. Sasha e Hulk – 6.
CONFIRA COMENTÁRIOS E FICHAS TÉCNICAS