Corinthians 2 x 1 Cruzeiro - Timão desencanta no 2º tempo e estreia com vitória no Brasileirão
Em um jogo truncado, os gols do confronto da primeira rodada saíram apenas na metade do segundo tempo.
Matheus Araújo e Róger Guedes anotaram para o Corinthians e Lucas Oliveira descontou nos acréscimos.
São Paulo, SP, 16 (AFI) – Após um primeiro tempo sem muito brilho, o Corinthians desencantou na segunda etapa e conseguiu estrear com vitória no Campeonato Brasileiro da Série A. Na tarde deste domingo, na Arena Neo Química, em São Paulo (SP), o Timão venceu o Cruzeiro pelo placar de 2 a 1. Em um jogo truncado, os gols do confronto da primeira rodada saíram apenas na metade do segundo tempo. Matheus Araújo e Róger Guedes anotaram para o Corinthians e Lucas Oliveira descontou nos acréscimos.
Com a vitória, o Corinthians se junta na liderança com Palmeiras, Vasco, Fluminense, Athletico-PR, Botafogo, Flamengo e Red Bull Bragantino, que também conquistaram os três pontos na estreia.
DEU SONO
O Campeonato Brasileiro começou em marcha lenta. Sem muita inspiração, a primeira etapa foi bem abaixo do que se esperava das estreias de Corinthians e Cruzeiro. Jogando em casa, o Corinthians chegou a assustar o goleiro Rafael em duas oportunidades. Primeiro Matheus Bidu arriscou de longe e o goleiro espalmou e outra foi em uma cabeçada de Gil, que passou raspando à trave.
O Cruzeiro tinha mais qualidade para criar suas jogadas e tocava melhor a bola, mas só conseguiu chegar ao gol de Cássio pela bola aérea. Após cobrança de escanteio, Luciano Castán cabeceou para fora. Até o apito final do primeiro tempo, o Corinthians não mostrou repertório para criar jogadas e deixou o jogo concentrado no meio campo. Por sua vez, o Cruzeiro quando tinha a posse da bola, pouco conseguia criar.
A REDE BALANÇOU
A segunda etapa começou no mesmo ritmo. Com ambos encontrando imensa dificuldade de criar jogadas ofensivas. Buscando alternativas, o Corinthians arriscou com Fausto Vera e Cantillo de fora da área, mas sem sucesso. Enquanto o Cruzeiro buscava a linha de fundo, porém, os cruzamentos eram facilmente cortados pela defesa mandante.
Quando tudo se encaminhava para um 0 a 0 emoção, o jovem Matheus Araújo conseguiu tirar o zero do placar, aos 22 minutos. Na primeira jogada trabalhada, Matheus Araújo tabelou com Fausto Vera e entrou livre na área. Cara a cara com o goleiro, o meia só teve o trabalho de tirar de Rafael. O gol animou o Corinthians. Minutos depois do gol, por pouco Yuri Alberto não encaminha a vitória, mas viu Rafael defender sua cabeçada no reflexo.
Atrás do placar, o Cruzeiro subiu o tom. O time mineiro abusou das bolas erguidas na área, que incomodou a defesa do Corinthians. Mas a “pressão” do Cruzeiro durou pouco tempo. Aos 42, Róger Guedes liquidou a fatura. Após cobrança de escanteio, Gil cabeceou, Rafael deu rebote e Róger Guedes completou para as redes. O gol chegou a ser anulado pelo juiz Daronco, que marcou falta de Gil. Após rever o VAR, o árbitro gaúcho mudou de ideia e confirmou o gol.
Quem achou que a vitória estava encaminhada e tranquila. Lucas Oliveira diminuiu o marcador aos 49 minutos. Em cobrança de escanteio ensaiada, o zagueiro apareceu livre na segunda trave para cabecear para as redes. Até o apito final, o Cruzeiro ensaiou um abafa, mas não havia mais tempo para a reação. Terminando com vitória do Corinthians na estreia do Brasileirão.
AGENDA
Na próxima rodada, o Corinthians viaja até Goiânia, onde encara o Goiás, no domingo (23), às 19h00, na Serrinha. No meio de semana, o time paulista tem compromisso com a Libertadores, onde estreia em casa, contra o Argentino Juniors (ARG). O Cruzeiro atua somente no sábado, às 21h00, na Arena Independência contra o Grêmio.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 1ª rodada
- Data:
- 16/04/2023
- Horário:
- 16:00
- Árbitro:
- Anderson Daronco (FIFA-RS)
- Assistentes:
- Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
- VAR:
- Wagner Reway (PB)
- Cartões Amarelos:
- Corinthians: Fausto Vera, Roni e Fagner
- Cruzeiro: Nikão e Lucas Oliveira
- GOLS:
- Corinthians: Matheus Araújo 22’/2T e Róger Guedes 42’/2T
- Cruzeiro: Lucas Oliveira 49’/2T
- Público:
- 41.716 pagantes / 41.304 total
- Renda:
- R$ 2.681.550,00
- Estádio:
- Arena Neo Química
- Local:
- São Paulo (SP)