São Raimundo-AM Paysandu
COPA VERDE: Paysandu marca no fim e arranca empate contra o São Raimundo-AM

Papão busca empate do Tufão em duas vezes e evita tropeço na partida de ida da semifinal

São Raimundo-AM x Paysandu Copa Verde
Mundão e Papão abriram semifinal da Copa Verde (Foto: João Normando/FAF-AM)

Manaus, AM, 8 (AFI) – As semifinais da Copa Verde começaram tendo um grande jogo. Se reencontrando após 16 anos, São Raimundo-AM e Paysandu fizeram partida eletrizante nesta terça-feira (8), empatando por 2 x 2. No confronto disputado na Arena da Amazônia, em Manaus, Negueba e Yan Philippe marcaram pelo Tufão, enquanto Robinho e Patrick Brey foram os autores a favor do Papão.

O resultado faz as equipes jogarem por qualquer vitória na volta, que será neste sábado (12), às 18h30, na Curuzu em Belém. Os paraenses buscam chegar à sexta decisão da Copa Verde, já os amazonenses poderão avançar à final inédita em sua história; qualquer nova igualdade leva definição para pênaltis.

TUFÃO LETAL

O duelo iniciou bastante truncado, com as duas equipes tentando ter a bola, mas pecaram por falta de criatividade ao chegarem ao último terço. Enquanto o Paysandu teve mais posse, o São Raimundo ficou recuado e apostando nos contra-ataques. Falho no início da transição, o Papão mostrou fragilidades e foi permitindo os donos da casa avançarem as linhas defensivas e passarem a ser perigosos.

Num desses descuidos, Cuadrado recebeu bom passe em profundidade, limpou a marcação e bateu com força. Sem reação, o goleiro Thiago Coelho somente observou a finalização sair pela linha de fundo rente à trave direita. Foi só a primeira tentativa e, logo depois, não teve jeito. Magnum lançou na direita para Negueba, que ganhou de Naylhor no alto e avançou até a área; o atacante tirou os zagueiros da jogada e chutou firme.

Mesmo sem controlar o ritmo, o Tufão era mais perigoso e voltou a assustar na reta final do primeiro tempo, novamente usando o lado direito do campo. Magnum lançou na medida para Cuadrado, que cortou para o meio e arrematou forte rasteiro. O arqueiro bicolor se esticou todo e afastou o perigo, evitando que o placar fosse ampliado antes mesmo do intervalo.

São Raimundo-AM x Paysandu
Papão reage na etapa final e evita revés (Foto: Milly Barreto/Paysandu)

ELETRIZANTE DO INÍCIO AO FIM

A desvantagem fez Márcio Fernandes promover a primeira mudança em sua equipe, pois demonstrou insatisfação com a atuação apresentada ao longo da primeira etapa. Thiago Ennes, que pouco agregou em fase ofensiva e mostrou falhas na marcação, foi sacado para a entrada de Gabriel Davis, dando maior ofensividade e mudando a postura. E pareceu dar certo, pois o Bicolor teve mais presença no ataque, ainda que falho.

Na base da pressão, os paraenses chegaram ao empate logo no começo do segundo tempo. Livre de marcação pelo lado direito, Robinho recebeu em profundidade e disparou veloz, com a defesa dos manauaras ficando para trás. O ponta aproveitou a liberdade e puxou para o meio, arrematando cruzado sem dar chances de defesa a Jonathan, que apenas lamentou a bola no fundo do barbante.

Realizando novas substituições, os times permaneceram em ritmo intenso, mas sem chutar na direção da meta adversária ou conseguir assustar. Foi na reta final, porém, que o duelo voltou a incendiar. Thiago Spice pegou rebote pela esquerda e cruzou na pequena área nas costas de Lucas Costa, com Yan Philippe surgindo para completar. Nos acréscimos, Ricardinho fez boa jogada e parou na trave, o que sinalizou vitória dos manauaras. Ledo engano, já que Robinho ganhou na direita e levantou na medida para Patrick Brey, de ombro, completar e dar números finais.

Confira também: