Castanhal-PA Atlético-AC
COPA VERDE: Duelo acreano dá pontapé inicial na competição

Galo Carijó e São Chico fazem duelo de abertura da competição regional, que está na sua 10ª edição da história em 2023

Copa Verde tem abertura oficial marcada para esta sexta-feira (17), com outros sete compromissos sendo disputados no fim de semana

Atlético-AC Aquidauanense Copa Verde
Atlético participou de uma Copa Verde pela última vez em 2021 (Foto: Manoel Façanha)

Campinas, SP, 16 (AFI) – A Copa Verde 2023 terá início nesta sexta-feira (17) com apenas um jogo, enquanto outros sete serão disputados ao longo do final de semana. O pontapé inicial será entre Atlético e São Francisco, dois dos quatro clubes representantes do Acre na 1ª fase da competição; partida será realizada no Florestão, em Rio Branco, às 19h.

COMO CHEGAM

Fazendo a primeira partida da atual temporada, os acreanos chegam de maneiras distintas para o campeonato. Os atleticanos, que estão na sexta participação da história na Copa Verde, estão no certame por estarem na 89ª colocação do ranking da CBF, enquanto o time católico se classificou por ter sido vice-campeão da última edição do Estadual.

MAIOR CONSISTÊNCIA

Com histórico recente na Série C, o Atlético busca ressurgir ao menos no cenário estadual, pois viveu mais baixos do que altos. Apesar de ter começado mal esta temporada, o técnico Ley da Silva mostra confiança no elenco, usando a Copa Verde como principal trunfo para 2023 e, mesmo sendo derrotado pelo Independência por 2 a 1 em amistoso, o treinador do Galo Carijó tem os 11 iniciais definidos: Herbert; Mael, Luiz Gustavo, Leandro e Eric; Ícaro, Cássio, Marlon e Ciel; Luiz e Neto.

São Francisco-AC Copa Verde
São Chico é estreante na Copa Verde nesta temporada (Foto: Manoel Façanha)

O São Francisco, por outro lado, tem reformulação no grupo após um 2022 surpreendente. Fazendo a estreia na Copa Verde, o São Chico terá calendário cheio na temporada, porém perdeu seis jogadores para 2023, fazendo o comandante mexer em seu time titular utilizado ao longo do ano passado. Erismeu Silva mandará a campo a seguinte escalação: Saulo; Weverton, Brener, Reginaldo e Ké; Vicente, Gabriel Serpa, Baby e Geovani; Wanderson e Tonho Cabañas.

DEMAIS PARTIDAS

Neste sábado (18), serão realizados quatro confrontos, cada um em um horário. Ceilândia x Rio Branco-ES duelam no Serejão às 15h30, Tocantinópolis x Operário-MS no João Ribeiro às 16h, Luverdense x Interporto no Passo das Emas às 18h e Humaitá x Trem no Florestão às 19h.

No domingo (19), outros três jogos e também uma hora diferente para cada. Às 15h, o Castanhal recebe o Real Ariquemes no Ninho do Japiim, em Belém, enquanto às 18h, no Luthero Lopes, o União-MT enfrenta o Real Noroeste e o Rio Branco-AC fecha a primeira fase diante do Princesa do Solimões, às 19h, também no Florestão.

REGULAMENTO

A Copa Verde de 2023 será disputada em sistema eliminatório, no qual os clubes classificados se enfrentam em jogo único nas duas primeiras fases, enquanto a partir das quartas de final os confrontos são realizados em partidas de ida e volta, com o time melhor rankeado decidindo em seus domínios. As equipes piores posicionadas no Ranking da CBF disputam desde o início, já as melhores colocadas entram na segunda fase.

Na última edição, disputada em 2022, o título ficou nas mãos do Paysandu e de maneira dramática. Após dois empates durante o tempo normal contra o Vila Nova, na decisão da Copa Verde, o Papão conseguiu levar a decisão para pênaltis no final da partida decisiva e venceu por 4 a 3, garantindo o seu tricampeonato.

Confira também: