Copa do Mundo: Torcedor catari comemora o sucesso da abertura

"Lindo é ver tanta gente junta, todos felizes, todos que parecem não ter problemas, isso é algo mágico" - afirma Ralvab Souqy, torcedor catari

Evidente que queriam a vitória na estreia, mas o orgulho em sediar a Copa tomou o povo local

Copa do Mundo Catar torcedores
Torcedores cataris comemoram sucesso abertura da Copa (Foto: Luciano Luiz)

Por Luciano Luiz
Enviado Especial FUTEBOL INTERIOR

Campinas, SP, 21 (AFI) – Após o primeiro jogo da competição eu fiz questão de sair cedo do hotel para sentir o clima no país da Copa.

Muita gente ainda chegando, estilos e personagens nos mais diversos idiomas e hábitos. Desde os latinos de bermudas e chinelos com as camisas de seus respectivos países, passando pelos europeus preocupados excessivamente com o calor, até os moradores de países mais próximos que buscam nas camisas do Brasil e da Argentina o passaporte para serem mais felizes durante o Mundial.

VISÃO DOS CATARIS

Mas meu objetivo foi conversar e entender qual a primeira impressão dos cataris, como eles viram o primeiro dia de Copa do Mundo, além da derrota de sua seleção na esteira.

Conversei com o dono de um café próximo a estação de Al Wakra que estava encantado com tudo. “É muito estranho toda essa gente, tanta felicidade gratuita”, declarou.

E esse é o ponto que realmente me encanta em acompanhar o futebol pelo mundo, esse sentimento sem controle e espontâneo que aflora nas pessoas.

Outra pessoa que conversei foi um médico de cinquenta anos que se apresentou como Ralvab Souqy e me confessou que jamais imaginava que isso fosse possível acontecer em seu país.

ASPAS

“Eu assisti a segunda parte do jogo e lamentei a derrota, mas nossa equipe ainda é muito fraca, mas acho isso menos importante. Lindo é ver tanta gente junta, todos felizes, todos que parecem não ter problemas, isso é algo mágico”, declarou.
Engraçado que ele me perguntou em quanto tempo o Catar poderia voltar a sediar a Copa, para ter uma ideia como estava feliz com tudo.

É lógico que uma Copa do Mundo envolve muita coisa na esfera política e financeira, além de inúmeros interesses por parte de seus organizadores, mas o que chega no povão é realmente uma sensação muito boa. A convivência entre todos os povos durante quatro semanas transforma o futebol em somente um detalhe, principalmente para quem testemunha isso in loco.

Bem, e aqui continuamos contando histórias, pois hoje vamos viver novas com absoluta certeza.
Segue o jogo !!!!

Confira também: