COPA SP: Santos e América-MG revivem a semifinal de 2022
Por coincidência, ano passado os dois se enfrentaram na Copinha também na semifinal e o time paulista levou a melhor, ganhando por 3 a 0.
É um duelo de campeões estaduais de 2022 na categoria sub-20, um em São Paulo e outro em Minas Gerais. Um duelo já marcante
São Paulo, SP, 21 – De olho em uma vaga na final da 53ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, Santos e América-MG se reencontram na semifinal da competição neste domingo, a partir das 21h, na Vila Belmiro. É um duelo de campeões estaduais de 2022 na categoria sub-20, um em São Paulo e outro em Minas Gerais. Enquanto os paulistas sonham com o tetracampeonato, após vencer em 1984, 2013 e 2014, os mineiros querem ser bicampeões após um jejum de 26 anos, afinal sagraram-se campeões apenas em 1996.
Por coincidência, ano passado os dois se enfrentaram na Copinha também na semifinal e o time paulista levou a melhor, ganhando por 3 a 0. Depois, perdeu a decisão para o Palmeiras, por 4 a 0. Mas, desta vez, a situação é bem diferente. O time do Santos sofreu com vários desfalques importantes, antes e durante a competição, e não chega com sua melhor condição.
BAIXAS NO SANTOS
O coordenador de base do Santos, Rodrigo Carvalho, enumera as baixas: o lateral Pedro, os atacantes Enzo e Vitor Michel, além dos ponteiros Renier e Laurindo. Sem contar o meia Miguelito, que perdeu a mãe durante a competição.
“Nós perdemos o ritmo e, principalmente, o entrosamento. Este entre e sai também prejudicou a parte física do nosso time”.
Mas o técnico Orlando Ribeiro é um trunfo do time por ser um especialista na base, tendo conquistado a Copinha em 2019, pelo São Paulo, e o título paulista de 2022 pelo Santos.
“Nós temos sofrido muito na competição, mas nosso grupo é forte. Só que o América-MG também é forte, muito bem dirigido e vem numa sequência de vitórias que é de deixar qualquer um com inveja. Nós aqui estamos é respeitando muito o nosso adversário”, explica o técnico.
BASE CAMPEÃ PAULISTA
A base do Santos foi vice-campeã da Copinha ano passado e a maioria conquistou o Paulista Sub-20. Onze deles já participaram de alguma seleção brasileira de base, como Ivonei, meio-campista que aparece como destaque. Ele marcou o sofrido gol da vitória sobre o Fortaleza, por 2 a 1, na quartas de finais, usando a cabeça aos 65 minutos do segundo tempo. Com 20 anos e de olho numa vaga no time principal, ele é o artilheiro do time na competição, com quatro gols.
A trajetória do Santos na Copinha não foi tão tranquila. Deu sorte na primeira fase, no Grupo 26, quando passou pelo fraco São Raimundo-RR (3 a 0) e pelo Falcon-SE (2 a 0), mas perdeu para o Santo André (2 a 0). Depois venceu o São Bernardo, por 2 a 1, e goleou o Bahia por 4 a 0, tendo dificuldades para vencer o Água Santa (1 a 0) e o Fortaleza (2 a 1).
COELHO É 100%
De outro lado, o representante mineiro tem uma campanha com 100% de aproveitamento, tendo vencido todos os seus sete jogos, inclusive despachando três paulistas nas últimas fases: São Paulo (3 a 1), Red Bull Bragantino (1 a 0) e Ituano (3 a 0). Antes, eliminou o CSP Paraibano, por 3 a 0, e liderou o Grupo 18, vencendo o Retrô-PE (3 a 1), a Ponte Preta (1 a 0) e goleando o Vocem, de Assis, por 5 a 1.
O América-MG tem o segundo melhor ataque da competição, com 19 gols, só atrás do Palmeiras, que chegou à semifinal com 26 gols. O centroavante Renato, de 19 anos, é seu artilheiro, com cinco gols. Outro que chama atenção é o zagueiro Rodolfo, de 20 anos, que mostra muita personalidade.
DRAMA PESSOAL
O técnico Mairon Cesar estava no confronto com o Santos na Copa São Paulo do ano passado, mas acha que seu time amadureceu bastante. “Alguns meninos ganharam experiência e hoje temos um time bem competitivo. Mas sabemos que nesta reta final todos os adversários são fortes e que a vaga só virá mesmo com muito empenho dentro de campo”.
Confira também:
- Paraibano: Botafogo-PB oficializa Francisco Diá
- Botafogo-PB deve anunciar Francisco Diá como novo técnico ainda hoje
- MINEIRO: América goleia na estreia e Ipatinga tem jogo adiado
- Paulista A2: Após brilhar na Copinha, Josué marca na vitória do Lemense
- Melhor que Endrick? Ruan Ribeiro se torna o maior artilheiro do Palmeiras na Copinha