Copa Paulista: Última competição nacional do São José foi em 2000. Relembre!

O São José enfrenta a Portuguesa Santista pela disputa da taça e a escolha entre Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil

A última vez que o São José jogou uma competição a nível nacional foi em 2000, quando disputou a Copa João Havelange, o 'Brasileirão' de 116 clubes

nicholas sao jose 1
São José está na decisão da Copa Paulista (Foto: Rodrigo Lopes - São José)

Campinas, SP, 09 (AFI) – A última vez que o São José jogou uma competição a nível nacional foi em 2000, quando disputou a Copa João Havelange, o ‘Brasileirão’ de 116 clubes. Após chegar na final da Copa Paulista nesta temporada, a Águia do Vale está de volta ao cenário nacional após 23 anos. Isso porque, a competição garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil, a depender da escolha do campeão. A outra opção fica com vice.

No retrospecto dos últimos campeões, a Série D foi a preferida dos vencedores. Segundo o gerente de futebol do São José, Edmar Costa, em caso de vitória na final, o clube escolherá o Campeonato Brasileiro.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Após questão judicial polêmica nos anos anteriores, a Confederação Brasileira de Futebol não pôde organizar o Campeonato Brasileiro de 2000, que ficou sob responsabilidade do ‘Clube dos 13’. No torneio, 116 clubes foram divididos em quatro módulos, que mais pareciam as divisões como é atualmente. Na disputa, o São José ficou no Módulo Branco, que junto ao Módulo Verde, correspondiam à “terceirona”, a Série C da época.

Na primeira fase do Módulo Branco, 27 clubes foram divididos em três grupos com sete times e um grupo de seis. O São José ficou no Grupo E ao lado de Rio Branco-SP, Juventus-SP, Uberlândia-MG, Nacional-SP e Volta Redonda-RJ.

A Águia não conseguiu bom desempenho e não se classificou para a segunda fase, pois foi o lanterna da tabela com apenas um ponto conquistado após nove derrotas e um empate. O São José teve a pior campanha entre os 116 times.

Captura de tela 2023 10 09 112123
Gérson Andreotti foi o técnico do São José na competição (Foto: Arquivo – TV Vanguarda)

COPA PAULISTA

O São José enfrenta a Portuguesa Santista pela disputa da taça e a escolha entre Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O prêmio do campeão é de R$ 250 mil e do vice ficou por R$ 150 mil.

Com a disputa já iniciada no último fim de semana, a Portuguesa Santista saiu na frente ao vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Ulrico Mursa. Agora, o São José joga em casa e precisa da virada. A Briosa tem vantagem.

Confira também: