Copa Paulista: Conheça os 'melhores e piores' da edição de 2024!
Neste material especial produzido pelo Futebol Interior, confira os principais números da competição e veja a 'premiação' dos melhores e piores de mais uma edição
Depois de muita disputa e jogos emocionantes, a Copa Paulista chegou ao fim
Por Filipe Saochuk
Campinas, SP, 15 (AFI) – Depois de muita disputa e jogos emocionantes, a Copa Paulista chegou ao fim. Ao todo, 26 clubes iniciaram o tradicional torneio até que restassem apenas dois na grande final entre Monte Azul e Votuporanguense, que terminou com a conquista inédita do Azulão.
Neste material especial produzido pelo Futebol Interior, confira os principais números da competição e veja a ‘premiação’ dos melhores e piores de mais uma Copa Paulista!
NÚMEROS GERAIS DA COPA PAULISTA
JOGOS DISPUTADOS: 140
GOLS: 269
MÉDIA DE GOLS POR PARTIDA: 1,92
VITÓRIAS DE MANDANTES: 53 (38%)
VITÓRIAS DE VISITANTES: 37 (26%)
EMPATES: 50 (36%)
RESULTADO MAIS FREQUENTE: 0 X 0 (24 vezes)
OS MELHORES E PIORES DA COPA PAULISTA
MELHOR CAMPANHA
O Monte Azul não apenas conquistou a Copa Paulista 2024, como foi o dono da melhor campanha geral. Ao todo, até a final, foram 16 partidas disputadas, com 36 pontos somados, 11 vitórias, três empates, e apenas duas derrotas.
MELHOR ATAQUE
A Votuporanguense pode ter ficado com o vice-campeonato, mas nenhuma torcida gritou ‘gol’ mais vezes que o fã do CAV. Dona do melhor ataque, a Pantera balançou as redes 26 vezes.
MELHOR DEFESA
O Taquaritinga terminou a Copa Paulista de forma frustrante ao ser eliminado nas quartas de final, depois de ter a melhor campanha da primeira fase. Porém, se algo não deixou a desejar no CAT, foi o sistema defensivo. Nas 12 partidas que disputou, o Leão sofreu apenas três gols, tendo a melhor defesa de forma isolada.
ARTILHEIRO(S)
O posto de principal goleador do campeonato ficou dividido. Com sete gols marcados, Maceió, da Portuguesa, e Wermeson, do São Caetano, foram os grandes artilheiros do torneio. Curiosamente, ambos atingiram esta marca ainda na primeira fase, não se encontrando com as redes no mata-mata.
MAIOR SEQUÊNCIA INVICTA
Ninguém ficou mais jogos consecutivos sem ser derrotado do que o campeão Monte Azul. Depois de sofrer um revés por 2 a 1 contra o Comercial na 5ª rodada, o Azulão engatou uma sequência de 10 jogos de invencibilidade até o primeiro duelo da final contra a Votuporanguense, quando o CAV venceu em casa por 1 a 0.
PIOR CAMPANHA
A primeira participação do União Suzano na Copa Paulista não foi exatamente como clube e torcida sonhavam. Lanterna do Grupo 5, o Javali somou apenas três pontos em 10 partidas, sendo três empates, sete derrotas e nenhuma vitória. Com a pior defesa, tendo sofrido 21 gols, o União foi a equipe de pior campanha, com apenas 10% de aproveitamento.
PIOR ATAQUE
O Rio Claro pode até não ter sido o pior time do campeonato, mas sem muitas dúvidas, foi o que menos empolgou o seu torcedor. Ao longo das oito partidas que disputou na primeira fase, o Galo Azul marcou apenas dois gols, ficando com o prêmio de ‘Pior Ataque” do torneio.
O MAIS INDISCIPLINADO
No quesito indisciplina, o Juventus foi autoridade no assunto. O tradicional clube da zona leste paulistana teve quatro jogadores expulsos ao longo da Copa Paulista, liderando a estatística de cartões vermelhos de forma isolada. O Moleque estava realmente Travesso, mas não do jeito que a Mooca gostaria.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
FIM DE TEMPORADA PARA O FUTEBOL PAULISTA
Com a conclusão da Copa Paulista, a temporada dos campeonatos do futebol paulista se encerrou. Agora os times do estado já começam a pensar nos estaduais de 2025.