COPA PAULISTA: Nove times disputam as últimas seis vagas nas oitavas de final
Dez times conquistaram a classificação de forma antecipada, e agora nove outros clubes disputam as últimas seis vagas de oitavas de final que ainda estão abertas
São eles: Mirassol, Botafogo-SP, Francana, União São João, São-Carlense, Rio Claro, Capivariano, Oeste e EC São Bernardo
Campinas, SP, 16 (AFI) – Chegou a hora da verdade. Neste sábado (15), será disputado de forma completa, a 10ª e última rodada, da primeira fase da Copa Paulista. Dez times conquistaram a classificação de forma antecipada, e agora nove outros clubes disputam as últimas seis vagas de oitavas de final que ainda estão abertas. São eles: Mirassol, Botafogo-SP, Francana, União São João, São-Carlense, Rio Claro, Capivariano, Oeste e EC São Bernardo.
Até agora os classificados às oitavas de final da Copa Paulista são: XV de Jaú e Votuporanguense (Grupo 1), Monte Azul e Comercial (Grupo 2), Taquaritinga e XV de Piracicaba (Grupo 3), Primavera e São Bento (Grupo 4) e São Caetano e Portuguesa (Grupo 5).
______________________________________________________
COBERTURA EXCLUSIVA
Tabelas, Resultados, Classificação e Notícias
Comentários e Fichas Técnicas de todos os Jogos
______________________________________________________
DETALHES
GRUPO 1 – No Grupo 1, o Mirassol tentará aproveitar a ‘folga’ do Vocem para abocanhar a terceira vaga da chave. Para isso, precisa necessariamente vencer o já classificado e líder com 16 pontos, XV de Jaú, no estádio José Maria de Campos Maia. Com isso, o time mirassolense iria aos dez pontos, deixando o representante de Assis estacionado com oito.
No outro jogo da chave, Votuporanguense e Grêmio Prudente entram em campo na Arena Plínio Marin apenas para cumprir tabela. O time da casa, apesar de classificado, tem 12 pontos e por isso, não tem chances de assumir a liderança do grupo. Já o rival, com apenas quatro pontos, está eliminado.
GRUPO 2 – Já no Grupo 2, a decisão da última vaga será definida em um duelo direto entre Botafogo-SP e Francana, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, onde quem vencer estará classificado. Atualmente, as duas equipes estão empatadas com nove pontos. Quem for derrotado, ainda tem chances de avançar como quarto melhor colocado, que será definido pelo aproveitamento. Na outra partida da chave, Monte Azul e Comercial fazem um confronto dos classificados no estádio Otacília Patrício Arroyo.
GRUPO 3 – No Grupo 3, União São João e São-Carlense estão empatados com seis pontos, e disputam a última vaga, com o Rio Claro correndo por fora. O time de Araras tem uma pequena vantagem de estar na frente no saldo de gols (-2 contra -3) e avançaria caso os dois jogos terminassem com o empate sem gols. Mas, em caso de gols, tudo pode mudar.
Ambas as equipes jogam fora de casa. O União São João visita o Rio Claro, que está na lanterna e tenta seu último suspiro rumo à classificação. Para avançar, teria que vencer o duelo e ainda contar com uma derrota do São-Carlense, que encara o já classificado XV de Piracicaba, no estádio Barão de Serra Negra.
GRUPO 4 – No Grupo 4, a situação é bastante parecida com a do Grupo 1. Apesar de estar na terceira colocação com nove pontos, o Rio Branco folga e deixa o caminho livre para o Capivariano avançar. O time de Capivari, que tem sete pontos, encara o já eliminado Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid. Classificados, São Bento e Primavera jogam no Walter Ribeiro.
GRUPO 5 – Por fim, no Grupo 5, o Oeste depende apenas de um empate para garantir a classificação. Com 12 pontos, encara o EC São Bernardo, em Santana do Parnaíba. Ao rival que disputa a vaga de quarto melhor colocado, a vitória é essencial. Atualmente, a equipe tem dez pontos.
Nos outros jogos da chave, Portuguesa e São Caetano se encontram em um duelo dos líderes no Canindé, enquanto os já eliminados Juventus e União Suzano jogam na Rua Javari.
MODO DE DISPUTA
Nesta primeira fase, os três primeiros de cada chave avançam para o mata-mata, assim como o melhor 4º colocado geral. A 2ª fase se inicia nas oitavas de final e vai até a grande decisão, sempre com disputas em ida e volta, com eventuais empates no placar agregado sendo definidos por disputas de penalidades.
Não haverá sorteio. Os duelos serão decididos através das campanhas, com o time de melhor recorde enfrentando o de pior e assim sucessivamente. Vale lembrar que o campeão poderá escolher entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil para 2025, enquanto o vice fica com a vaga remanescente.