Copa Paulista: Futebol Sustentável 'estreia' em Novo Horizonte e visita cooperativa

Em visita a cidade, o empresário Edivaldo Ferraz - responsável pelo projeto - fez questão de visitar a cooperativa de reciclagem

Em visita a cidade, o empresário Edivaldo Ferraz - responsável pelo projeto - fez questão de visitar a cooperativa de reciclagem

hqdefault

Novo Horizonte, SP, 25 (AFI) – O Programa Futebol Sustentável segue fazendo história no interior do estado de São Paulo. Pela primeira vez em Novo Horizonte, para apoiar o duelo entre Novorizontino e Ferroviária, pelas quartas de final da Copa Paulista, o empresário Edivaldo Ferraz – responsável pelo projeto – fez questão de visitar a cooperativa de reciclagem que serão doadas as garrafas pets arrecadadas.

O empresário visitou a Associação de Recicladores de Novo Horizonte, ao lado do Secretário do Meio Ambiente do município, Mauro Zanelatto, e falou dos inúmeros beneficios realizados pelo projeto que ultrapassa a ajuda aos clubes e torcedores e contriui até para a geração de emprego nas cidades por onde passa.

“Visitamos a Associação de Recicladores aqui da cidade de Novo Horizonte, onde 18 famílias tiram seus sustento, com 12 horas de trabalho por dia. Eles dependem exclusivamente da recolha dos materiais recicláveis. Nesta ação junto ao jogo Novorizontino e Ferroviaria, devemos doar em torno de 10 mil garrafas pets a eles ,em questão de cinco dias de trabalho, o que demoraria meses sem o projeto”.

Futebol Sustentável 'estreia' em Novo Horizonte e visita cooperativa de reciclagem
Futebol Sustentável ‘estreia’ em Novo Horizonte e visita cooperativa de reciclagem

É SUSTENSHOW
O projeto Futebol Sustentável é idealizado pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, e executado pela E& L Marketing, empresa administrada prelo empresário Edivaldo Ferraz. Vale lembrar como funciona o Sustenshow: para adquirir um ingresso, basta levar duas garrafas pets aos postos de troca.

Todo material reciclagem é destinado a uma cooperativa ou entidade local. Desde 2015, o projeto já tirou do meio ambiente mais de 3.500.000 de garrafas plásticas, com um total superior a mais de 1 milhão e meio de torcedores nos estádios paulistas, especialmente no Interior.

“Quero agreadecer ao presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, que confiou e vem contribuindo demais para o nosso trabalho. Todos saem ganhando, os clubes que são beneficiados com a receita, as famílias que retornam aos estádios e ao mesmo tempo também contribui diretamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos .Quero Parabenizar a FPF, os clubes Série A1, A2, A3 e Segundona”, completou Edivaldo.

0002050350371 img

A reciclagem do PET tem muitos benefícios, como:
– redução do volume de lixo coletado, que é removido para aterros sanitários, proporcionando melhorias sensíveis no processo de decomposição da matéria orgânica (o plástico impermeabiliza as camadas em decomposição, prejudicando a circulação de gases e líquidos);

– economia de energia elétrica e petróleo, pois a maioria dos plásticos é derivada do petróleo, e um quilo de plástico equivale a um litro de petróleo em energia;

– geração de empregos (catadores, sucateiros, operários, etc.)

– menor preço para o consumidor dos artefatos produzidos com plástico reciclado aproximadamente 30% mais baratos do que os mesmos produtos fabricados com matéria-prima virgem.