Copa Paulista: Desde 2016, 6 dos 7 campeões escolheram a Série D em vez da Copa do Brasil
Série D garante calendário de jogos mais extenso, já que a primeira fase do torneio tem 14 rodadas
Campinas, SP, 06 (AFI) – A grande atração da Copa Paulista é que ela reserva duas vagas para competições nacionais na próxima temporada. O campeão tem o direito de escolher entre a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, enquanto o vice fica com a vaga restante.
Nos últimos anos, os clubes têm escolhido a Série D, pois isso garante calendário de jogos mais extenso, já que a primeira fase do torneio tem 14 rodadas. A Copa do Brasil, apesar da alta premiação financeira, é considerada mais arriscada.
Antes de 2016, a competição só dava vaga à Copa do Brasil. A partir de então, passou a oferecer duas vagas e o campeão escolhe em qual atuará. Dos sete anos disputados deste modo, apenas um campeão optou pela Copa do Brasil.
CONFIRA AS ESCOLHAR ANO A ANO
Em 2016, o XV de Piracicaba foi campeão e optou pela Série D na temporada seguinte. A Copa do Brasil ficou para a Ferrovíaria.
Em 2017, a Ferroviária levantou o caneco e seguiu o mesmo caminho, com a vaga na Copa do Brasil ficando com a Inter de Limeira.
Em 2018, o Votuporanguense inovou e foi para a Copa do Brasil, com a vaga para a Série D destinada à Ferroviária.
Em 2019, o São Caetano foi campeão e foi mais um a optar pela Série D. Restou ao XV de Piracicaba a Copa do Brasil.
Em 2020, a Portuguesa foi campeã e também escolheu a Série D. A vaga na Copa do Brasil ficou com o Marília.
Em 2021, o São Bernardo optou pela Série D e conquistou o acesso na temporada passada. Com isso, o Botafogo foi para a Copa do Brasil.
Em 2022, o XV de Piracicaba voltou a ser campeão e novamente escolheu a Série D, em que disputa esse ano. O Marília foi para a Copa do Brasil.