Copa Paulista: De olho no principal, zagueiro do Santos B quer repetir passos de Braz
Sabino aposta na ascensão do Santos, que teve algumas oscilações ao longo do campeonato, para classificar à semifinal
Sabino aposta na ascensão do Santos, que teve algumas oscilações ao longo do campeonato, para classificar à semifinal
Santos, SP, 20 (AFI) – Em busca de conseguir uma vaga na equipe principal do Santos, o zagueiro José Sabino Chagas Monteiro, ou simplesmente Sabino, de 20 anos, começou a trilhar na Copa Paulista o caminho rumo ao sonho. Fazendo sua estreia em uma competição profissional, o defensor vê o torneio como uma oportunidade de provar seu valor e amadurecer. Neste sábado, às 16h, o time da baixada terá seu primeiro compromisso pelas quartas de final, diante da Ferroviária, na Vila Belmiro.
“A Copa Paulista veio para somar na minha carreira. Até então, eu só tinha disputado campeonatos juvenis, com jogadores da mesma mentalidade que a minha. A Copa Paulista é um campeonato profissional, onde enfrentamos grandes adversários. É um campeonato forte, que precisa ter certo amadurecimento”, contou Sabino. “Espero que essa seja a primeira de muitas competições profissionais”, acrescentou.
Com o desafio de vencer o adversário grená no primeiro confronto, já que o jogo decisivo será na Arena Fonte Luminosa, Sabino aposta na ascensão do Santos, que teve algumas oscilações ao longo do campeonato, para classificar à semifinal.
“O Santos não começou bem na competição. Alguns meninos subiram (das categorias de base), assim como eu, alguns vieram de outros clubes, então não tínhamos o entrosamento ideal. No decorrer da competição, nós aprendemos o jeito de cada um jogar”, explicou.
Para as decisões, o desejo do jogador é repetir os passos de seu parceiro de posição, David Braz, famoso por marcar gols mesmo jogando longe do ataque. “Ainda não marquei nenhum gol (como profissional), só dei assistência. Espero nas quartas de final poder fazer gol e ajudar a minha equipe. Eu vou pedir umas dicas para o David, para marcar em decisões”, revelou aos risos.
A ZAGA VEM FORTE
A safra de zagueiros tem sido muito aproveitada pelo Santos nos últimos anos. Alguns deles, oriundos das categorias de base, já integram a equipe profissional há algum tempo, como Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique. Sabino não é exceção. Com seu contrato renovado no clube até 2022, o jogador se aproxima da promoção e não esconde a ansiedade de fazer parte da “safra forte”.
“O Santos tem revelado vários zagueiros. Às vezes até passa despercebido, por ser uma equipe ofensiva. É uma evolução boa, não só para o Santos, mas para o futebol brasileiro. É bastante motivador ver esses jogadores, que saíram da base, porque isso serve de motivação para nós”, disse. “Eu cheguei com 15 anos (ao Santos), e, hoje, eu considero ter tido uma evolução muito grande dentro do time. Fico muito feliz. O que me motiva a permanecer aqui, é ser promovido ao time principal, e ganhar muitos títulos”, finalizou.
Livia Camillo, especial para a FPF