Copa Paulista: Comissão do XV inova com aparelho apelidado de GPS alvinegro
Através deste aparelho é possível saber a intensidade do exercício praticado através dos batimentos cardíacos
A comissão técnica do XV de Piracicaba busca sempre aprimorar seu trabalho para dar maior segurança aos atletas e proporcionar que os profissionais consigam aprimorar ao máximo suas habilidades.
![Copa Paulista: Comissão do XV inova com aparelho apelidado de GPS alvinegro 1 0002048086154 img 1](https://images.futebolinterior.com.br/2021/08/0002048086154_img-1.jpg)
Piracicaba, SP, 15 (AFI) – A comissão técnica do XV de Piracicaba busca sempre aprimorar seu trabalho para dar maior segurança aos atletas e proporcionar que os profissionais consigam aprimorar ao máximo suas habilidades.
![Copa Paulista: Comissão do XV inova com aparelho apelidado de GPS alvinegro 2 0002048086154 img](https://images.futebolinterior.com.br/2021/08/0002048086154_img.jpg)
A novidade deste segundo semestre foi implantada pelo preparador físico do clube, André Ferreira (foto). Ele iniciou o trabalho com o GPS Forerunner 610. Através deste aparelho, que igual a um relógio de pulso, é possível saber a intensidade do exercício praticado através dos batimentos cardíacos dos atletas. Além disso, o aparelho mede a distância percorrida, velocidade média, tempo de trabalho e movimento do profissional durante o treino.
“É um trabalho inovador aqui no XV. Com isso podemos direcionar o treinamento e evitar possíveis lesões”, explica o preparador.
O trabalho começou na reapresentação dos atletas. Até hoje foram 133 treinamentos e uma média de 510 km percorridos pelos jogadores alvinegros.
“Esses dados são possíveis para saber exatamente como foi o desempenho do profissional no treino. Em um treino de 1h30, por exemplo, sabe-se o tempo efetivo de treino individualizado. Podemos corrigir posicionamentos e mostrar que o atleta precisa se movimentar melhor e para o lado certo”, diz Ferreira.
O preparador cita alguns jogadores que se destacaram nos treinos como foi o caso dos atacantes Cafú e Danilo e o zagueiro Rodrigo, que foram os mais rápidos. Já o volante Rodolfo e o meia Bruno foram os que mais se deslocaram, cerca de 9km no jogo-treino.