Copa Paulista: Após virar sobre a Portuguesa e chegar na final, relembre a campanha de vice-campeão do Botafogo em 2014

Na ocasião, em formato diferente da atual edição, Pantera foi derrotado para o Santo André

O primeiro jogo, em Santo André, terminou empatado por 1 a 1; O segundo, em casa, no Santa Cruz, com a vitória do Ramalhão por 1 a 0

Come fogo 2014
Come-Fogo que aconteceu em 2014, durante a competição - Foto: Reprodução

Ribeirão Preto, SP, 4 (AFI) – O Botafogo-SP está na final da Copa Paulista, após fazer um segundo jogo espetacular e virar para cima da Portuguesa por 3 a 1, em casa. A equipe havia sido derrotada na primeira partida por 2 a 1. Agora, o clube vai em busca de seu primeiro título. O Pantera já igualou sua melhor participação na competição, quando no ano de 2014  foi até a final e perdeu para o Santo André. Porém, os jogadores, a torcida e a diretoria do Pantera esperam que a final seja diferente diante do São Bernardo, que foi campeão em 2013.

Na época, a competição tinha um formato diferente da atual. 21 equipes foram divididas em três grupos de sete, onde os cinco melhores se classificavam. Além disso, havia um quarto grupo, com três equipes, composto pelos três melhores sexto colocados, onde somente um se classificava. Na segunda fase, as 16 equipes classificadas foram divididas em quatro grupos de quatro, onde os dois melhores avançavam. Depois, quartas, semis e final tinham o mesmo formato da atual competição. 

PRIMEIRA FASE

No começo da competição, o Pantera caiu no Grupo 1, ao lado de Ferroviária, Comercial Batatais, Votuporanguense, Mirassol e Santacruzense. O time fez uma grande campanha. Terminou em primeiro lugar com 25 pontos. Em 12 jogos, terminou com sete vitórias, quatro empates e uma derrota. 

SEGUNDA FASE

Ao avançar, o Pantera caiu no Grupo 4 com XV de Piracicaba, São Bernardo e União Barbarense. Novamente a equipe se classificou em primeiro e finalizou a campanha com três vitórias e três empates.

 

QUARTAS DE FINAL  

Na primeira fase do mata-mata, o Botafogo eliminou o São Bento após empatar no placar agregado em 1 a 1. Venceu e perdeu por 1 a 0. Porém, avançou por ter a melhor campanha.

SEMIFINAL 

Na sequência, cruzou com o Independente, que até deu um susto e venceu o primeiro jogo, em casa, por 1 a 0, mas foi goleado na volta por 4 a 0. E só restam mais dois jogos que separam a equipe do título.

FINAL

Na grande decisão, encarou o Santo André. O Ramalhão vinha muito forte e bateu facilmente o Votuporanguense nas quartas por 3 a 0 no agregado, e o XV nas semifinais por 2 a 0, também no agregado. 

A final foi muito disputada. A primeira partida, realizada no Anacleto Campanella, terminou empatada em 1 a 1. Ou seja, o Pantera teve a chance de decidir em casa. Porém, foi derrotado por 1 a 0, no Estádio Santa Cruz, com um gol de Luiz Matheus, aos 28 da etapa final.

Confira as finais da Copa Paulista:

Domingo (7)

11h

Botafogo x São Bernardo FC – Estádio Santa Cruz – Ribeirão Preto

Domingo (14)

11h

São Bernardo FC x Botafogo – Estádio Primeiro de Maio – São Bernardo do Campo

Confira também: