Copa Libertadores: Palmeiras pode perder a vaga na decisão

A verdade é que o Palmeiras está caindo verticalmente de produção em todos os setores (defesa, meio campo e ataque)

Libertadores-Palmeiras-Athletico
Palmeiras depende de Raphael Veiga. Foto: Cesar Greco - Palmeiras

Campinas, SP, 2 (AFI) – Semanas atrás eu não teria nenhuma dúvida em indicar o Palmeiras como um dos clubes finalistas da Copa Libertadores da América. Mas depois das últimas exibições do time de Abel Ferreira, já não tenho tanta certeza de que ele vai chegar lá.

A verdade é que o Palmeiras está caindo verticalmente de produção em todos os setores (defesa, meio campo e ataque). Desde o gigante Gustavo Gomes, o melhor zagueiro de área do País, passando por Marcos Rocha, Zé Rafael e Dudu, que não estão produzindo o mesmo futebol que produziam até semanas atrás.

Além disso, uma das armas principais do Verdão para ganhar seus jogos, o meia Raphael Veiga, machucou no jogo disputado no Paraná, e pode não se recuperar até o segundo jogo contra o Athletico Paranaense na semana que vem.  Ou seja, o Palmeiras não me parece mais ter físico e cabeça para encarar tantos jogos decisivos como vinha fazendo. Está implodindo.

LADO PSICOLÓGICO

Se levássemos em consideração só o aspecto físico, ainda haveria esperança de recuperar o bom futebol do Palmeiras. Mas o lado psicológico seria quase impossível recuperar em tão pouco tempo. Assim, prevejo um Palmeiras bem mais frágil tanto no Brasileirão como na Libertadores.

Para piorar, os novos contratados têm sido decepcionantes quando entram em campo, o que vem provar que o time de Abel Ferreira não tem um banco de reserva à altura do time titular. Em razão disso, já prevejo a desclassificação do Palmeiras no jogo diante do Athletico-PR na semana que vem. O Furacão venceu na ida por 1 a 0 e pode empatar pra ir à decisão.

E mesmo que se classifique (eu não acredito), não terá força suficiente para derrubar o Flamengo. Ao contrário. Num confronto entre esses dois clubes neste momento, o Mengão é favorito disparado. O Palmeiras, quando muito, será um honroso vice-campeão.

Palmeiras-Athletico-Libertadores
Athletico-PR e Palmeiras por vaga. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

APENAS SETE PONTOS
Lá em cima eu falei também sobre o Brasileirão. A diferença entre Palmeiras e Flamengo, líder e vice- líder,está em 7 pontos. Neste final de semana o Verdão pega o Red Bull, em Bragança Paulista, enquanto o Flamengo encara o Ceará, no Rio.

Em tese, o time de Dorival Júnior, mesmo com jogadores reservas, deve passar pelo clube de Fortaleza. Já não posso dizer o mesmo do Bragantino que, em casa, deverá exigir o máximo da equipe verde e branca de São Paulo.

Numa dessas, a diferença já pode cair para 6 ou até quatro pontos, o que provocaria uma revolução na classificação do campeonato, com possibilidade até para Corinthians, Fluminense, Athletico-PR e Internacional entrarem na briga. Lógico que tudo isso são suposições.

Uma vitória do Verdão diante do Red Bull já poderá deixá-lo mais tranquilo quanto à liderança do Brasileiro. Nesse caso, sua única preocupação seria bater no Athletico-PR na semana que vem e depois pensar numa fórmula milagrosa para derrotar o Flamengo na grande final da Copa Libertadores.

Será que ele hoje tem potencial para atingir esse objetivo? Eu tenho minhas dúvidas. Fortes dúvidas…. 


Confira também: