Copa do Nordeste: Sport reencontra Ceará na final após nove anos
Rubro-negros estão na briga pelo tetra e levaram a melhor justo na primeira decisão dos alvinegros, que miram o tricampeonato
Copa do Nordeste terá terceira decisão repetida com o reencontro entre Leão e Vozão, que mediram forças na edição d 2014
Recife, PE, 30 (AFI) – A Copa do Nordeste 2023 definiu a final nesta quinta-feira e será a reedição de 2014, com o Sport enfrentando o Ceará. Na oportunidade, o Leão da Ilha conquistou o tricampeonato, enquanto o Vozão estava na primeira decisão da história; atualmente, os rubro-negros visam o tetra, já os alvinegros estão em busca do terceiro título, pois foram campeões em 2015 e 2020.
VITÓRIA LEONINA NA IDA… EMPATE NA VOLTA
A força da Ilha do Retiro na primeira partida fez os pernambucanos largarem em vantagem pela taça do Nordestão. Com um gol em cada tempo, marcados por Neto Baiano e Danilo Barcelos, respectivamente, o Sport venceu a ida por 2 a 0. Ao contrário do que acontecerá nesta temporada, a finalíssima ocorreu na Arena Castelão, pois a melhor campanha geral era cearense.
Na ocasião, Magno Alves colocou o Ceará à frente, porém brilhou a estrela de Neto, que empatou de pênalti e deu a classificação ao Leão. O confronto marcou a história não apenas da Copa do Nordeste, mas também do futebol brasileiro, já que os rubro-negros estavam praticamente eliminados durante a penúltima rodada da fase de grupos e ficaram com o título sofrendo uma derrota desde então.
CAMPANHA NA ATUAL EDIÇÃO
Em 2023, a campanha é totalmente diferente, com os rubro-negros tendo o melhor desempenho até o momento na Copa do Nordeste. Somando 25 pontos de 30 disputados, o Leão tem 88,9% (cinco vitórias e um empate em seis jogos) de aproveitamento jogando como mandante, usando a Ilha de principal aliada contra os adversários; única partida que não venceu foi na Arena de Pernambuco, frente ao Santa Cruz.
Os confrontos decisivos serão realizados nos dias 19 de abril, em solo cearense, e 3 de maio, na terra dos altos coqueiros. O Leão terminou a primeira fase como líder do Grupo A, batendo CRB e ABC, enquanto o Vozão encerrou na liderança do Grupo B, eliminando Sergipe e o arquirrival Fortaleza, nas quartas e semifinais, nesta ordem.
Confira também:
- Pernambucano: Sport mira contratação de Fabrício Daniel junto ao Coritiba
- BAIANO - Bahia conta com Fonte Nova lotada para garantir seu 50º título estadual
- Santos concorda com empréstimo de Luiz Felipe, mas zagueiro recusa negócio
- CEARENSE - Fortaleza e Ceará disputam o título de maior campeão do estado
- Fortaleza garante empréstimo de Zanocelo junto ao Santos