Copa do Brasil: Quem ganhar levanta a taça pela quarta vez

Agora ou vai ou racha. Ou quem puder mais, vai chorar menos. Flamengo e Corinthians disputam a COPA DO BRASIL de 2022

O  Flamengo, por jogar em casa e ter um time mais consistente, entra em campo com ligeiro favoritismo. Mas o Corinthians é perigoso

Copa do Brasil - final - Neo Quimica Corinthians
Corinthians e Flamengo decidem título da Copa do Brasil (Foto: CRF)

Campinas, SP, 18 (AFI) – Agora ou vai ou racha. Ou quem puder mais, vai chorar menos. Flamengo e Corinthians disputam na noite desta quarta-feira, dia 19 de outubro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o título da Copa do Brasil 2022. No jogo de ida deu empate sem gols. Hoje, se não acontecerem gols nos dois tempos do jogo, a decisão irá para os pênaltis.

O time que vencer vai levantar a Taça e comemorar o tetracampeonato deste torneio (cada clube já venceu três Copas até hoje). A televisão aberta e fechada vai mostrar cada detalhe deste espetáculo e só vai falar nisso durante toda esta quarta-feira. O  Flamengo, por jogar em casa e ter um time mais consistente, entra em campo com ligeiro favoritismo.

Mas o Corinthians, que tem uma da melhores defesas do País, pode segurar o competente ataque rubro negro e superar o sistema defensivo do Mengão nos contra-ataques. É jogo para quem tem coração forte. O cardíaco nem poderá assisti-lo porque o excesso de emoções pode fazer mal prá ele. Lembro que o jogo começa exatamente as 21h45. Se tudo correr bem, antes da meia-noite já saberemos quem será o campeão. Se a decisão for nos pênaltis, vai demorar um pouco mais.

Corinthians ingressos
Corinthians banca valor alto para torcida comparecer no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

MELHOR PREMIAÇÃO

Esta pode ser  considerada a competição futebolística que dá melhores prêmios em dinheiro para o campeão. Para que vocês tenham uma ideia, até agora cada clube finalista já ganhou 16,8 milhões de reais. Fora 25 milhões, ao se classificarem para as finais. Ao todo, o campeão ganhará 76,8 milhões de reais.

O vice receberá 41,8 milhões. Para chegar as finais, o Flamengo eliminou o Altos PI, Atlético MG, Athlético PR e São Paulo. O Corinthians eliminou a Portuguesa carioca, Santos, Atlético GO e Fluminense.

É bom lembrar, no entanto, que o time da fiel não vence um jogo há três meses (sua última vitória foi contra o Atlético MG por 1 a 0, na Neo Química Arena, dia 24 de julho), o que é para deixar sua fantástica torcida preocupada. Quanto a venda de ingressos, o Flamengo cumpriu o que prometeu: separou 3 mil e oitocentos ingressos para o Corinthians negociar com quem quiser.

Será esse o número de torcedores corintianos que poderão entrar no estádio na noite desta quarta-feira. A CBF também já deu o nome do árbitro desta partida. Será o experiente Wilton Pereira Sampaio, que é um dos árbitros brasileiros que vai trabalhar na próxima Copa do Mundo. Gostei da indicação.

OS CAMPEÕES
O Cruzeiro é o clube brasileiro com maior número de Copas do Brasil. Já ganhou 6 vezes. O Grêmio 5. O Palmeiras, 4. Flamengo e Corinthians, 3. Atlético Mineiro, 2. Também levantaram essa taça o Criciúma, o Inter, o Juventude, o Santo André, o Paulista de Jundiaí, o Sport Recife, o Santos, o Vasco da Gama e o Athlético PR.

Entre os grandes clubes paulistas só o São Paulo não levantou esse troféu. Dorival Junior, técnico do Flamengo, já adiantou a escalação de seu time para o jogo desta quarta. Santos; Rodinei, David Luiz, Leo Pereira e Felipe Luiz. Thiago Maia, Everton Ribeiro. Vitor Hugo e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.

Também Vitor Pereira, técnico corintiano, definiu a equipe que começa esse jogo. Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz, Renato Augusto e Ramiro; Yuri Alberto e  Roger Guedes.

Considero a defesa corintiana superior a do Flamengo e o ataque rubro negro melhor que o do alvinegro paulista. Havia uma dúvida sobre as presenças de Arrascaeta, no Flamengo e Cássio, no gol corintiano. Ambos foram confirmados apesar de não estarem fisicamente no melhor de suas formas. Mas vai valer o sacrifício.

Confira também: