Copa do Brasil: Clássico nas quartas e pode ter outro na frente

Clássico endurece o clássico paulista. Nas outras três disputas, Corinthians, Grêmio e Flamengo são os favoritos para avançar.

Lembro que em 2022 o Tricolor se classificou para as semifinais mesmo com o segundo jogo sendo  disputado no estádio do Palmeiras.

São Paulo x Tolima - Tricolor quer garantir a liderança do Grupo G
São Paulo em alta com Dorival Júnior. Foto: Rubens Chiri - SPFC

Campinas, SP, 9 (AFI) – A CBF promoveu na tarde de terça-feira o sorteio dos jogos que comporão as quartas de final da Copa do Brasil 2023. Curiosamente, como ocorreu no ano passado, São Paulo e Palmeiras voltarão a se encontrar. O jogo de ida será no Morumbi e o de volta na Allianz Arena.  Lembro que em 2022 o Tricolor se classificou para as semifinais mesmo com o segundo jogo sendo  disputado no estádio do Palmeiras.

Os quatro jogos de ida das quartas serão disputados na primeira semana de julho e, os de volta, na semana seguinte. Além do clássico entre São Paulo e Palmeiras, mais três partidas serão disputadas. O Corinthians jogará contra o América Mineiro, em Belo Horizonte, o Bahia receberá o Grêmio Porto Alegrense em Salvador e o Flamengo vai encarar o Athletico PR, no Rio de Janeiro. Nos jogos de volta esses mandos estarão invertidos, ou seja: Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Athletico do Paraná vão decidir suas vagas em casa.

Os clubes que disputam as quartase de final receberão R$ 4,3  milhões de reais cada um de premiação. Já aqueles que forem disputar as semifinais terão direito a 9 milhões cada um pela participação. Em Copas anteriores o gol fora valia para definir um clube na sua tentativa de classificação. Desta vez o gol  fora não terá esse peso.

TIMÃO MAIS PERTO DE VAGA
Numa análise sobre as possibilidades de cada clube, eu diria que o Corinthians, tendo a chance de jogar a segunda em casa, está mais perto da classificação do que o América. Digo o mesmo a respeito do Palmeiras em relação ao São Paulo. Acredito mais na classificação do Verdão para as semifinais desta Copa. No caso de Grêmio e Bahia, aposto minhas fichas no tricolor gaúcho. Ele não tem perdido nos últimos meses em seu estádio e, como vai mandar o segundo jogo em casa, sua chance de conseguir a vaga nas semifinais cresce bastante. 

 Finalmente, diria que a classificação estaria mais perto do Flamengo diante do Furacão de Curitiba. Mas tudo vai depender de como o rubro negro vai se portar no jogo de ida no Maracanã. Se vencer bem, certamente estará nas semifinais porque tem mais time.


MAIS CLÁSSICO ?

Importante lembrar que, definidos os classificados para as semifinais, novo clássico entre paulistas pode acontecer. Se o Corinthians passar pelo América Mineiro, terá pela frente ou São Paulo ou Palmeiras (acredito mais na força do Verdão que joga a segunda partida em casa). Numa dessas, só um clube paulista terá chance de chegar às finais desta Copa. Lógico que estamos fazendo toda esta análise nos baseando no que os oito clubes que disputarão as quartas estão fazendo neste momento.

Mas como sempre, lembro que futebol não é matemática e, portanto, o resultado final de cada disputa não pode ser antecipada. Teremos que esperar os resultados ocorridos dentro de campo. A principio, no entanto, diria que devem se classificar para as semifinais, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Flamengo.

E como Palmeiras e Flamengo são os clubes no momento com maior potencial técnico, indicaria os dois como prováveis finalistas desta Copa do Brasil. Tudo baseado na lógica, na probabilidade técnica. Mas pode acontecer um fato extra que mudaria tudo. Vamos aguardar para ver o que acontece. 

Confira também: