COPA AMÉRICA: Argentina é bicampeã em cima da Colômbia
Os atuais campeões do mundo conquistaram o título ao vencer a Colômbia por 1 a 0, na prorrogação, depois do empate sem gols no tempo normal
Argentina é a maior campeã da competição organizada pela Conmebol, com 16 títulos. O Uruguai tem 15, seguido pelo Brasil com nove.
Por OINEGUE DUTRA – Especial FI
Miami, EUA, 14 (AFI) – A Argentina é campeã da 48.ª edição da Copa América. Os atuais campeões do mundo conquistaram o título ao vencer a Colômbia por 1 a 0, na prorrogação, depois do empate sem gols no tempo normal. A decisão foi realizada neste domingo no Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida (EUA). O gol do título foi marcado por Lautaro Martínez aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação. É o bicampeonato da Argentina, que já tinha sido campeã em 2021, justamente, em cima do Brasil, no Maracanã.
Agora a Argentina é a maior campeã da competição organizada pela Conmebol, com 16 títulos. O Uruguai tem 15, seguido pelo Brasil com nove. Depois aparecem Peru, Chile e Paraguai com duas conquistas; Colômbia e Bolívia com uma cada.
TUMULTO E CONFUSÃO
O jogo começou com quase uma hora e meia (82 minutos) de atraso devido a confusão ocorrida nos portões de entrada do estádio. Os 65 mil ingressos estavam vendidos, porém, muitos torcedores sem ingresso tentaram invadir e o policiamento entrou em ação. Houve muita correria e momentos de tensão, mas em princípio sem feridos com gravidade.
Pessoas passando mal, outras derrubadas no chão e um bom número em confronto com a polícia. Foram essas as cenas vistas ao redor e nas entradas do Hard Rock Stadium antes da partida, como consequência da tentativa de invasão ao estádio feita por torcedores sem ingressos. De acordo com a organização, mais de mil tentaram invadir o local. Até o sistema de ventilação da arena foi utilizado como forma de tentar ter acesso a parte interna.
No intervalo aconteceu o badalado show da cantora colombiana Shakira, com duração de sete minutos. Ela iniciou com a música ‘Hips Dont’Lie’, seguida por ‘Te Felicito’, ‘TQG’ e ‘Punteria’.
BRASILEIROS NA FINAL
O Brasil marcou presença na decisão com o trio brasileiro, comando por Raphael Klaus, auxiliado por Bruno Pires e Rodrigo Correa, com Rodolfo Toski no VAR. A atuação foi boa e acabou como ‘prêmio de consolação’ para a seleção brasileira, que ficou no meio do caminho, caindo nas quartas de finais diante do Uruguai (perdeu nos pênaltis).
Dos 22 jogadores que iniciaram o jogo, nenhum deles joga em seu respectivo país. Na Colômbia, por exemplo, cinco atuam no Brasil: o volante Richard Rios (Palmeiras), os meias Jhon Arias (Fluminense) e James Rodriguez (São Paulo); o lateral-direito Santiao Arias (Bahia) e o centroavante Rafael Borré (Internacional).
COLÔMBIA MELHOR
A Colômbia foi melhor no primeiro tempo, com mais posse de bola e chegando com mais perigo na frente para finalizar. A Argentina esteve num ritmo inferior, talvez, na esperança de que Messi poderia definir tudo num único lance.
No segundo tempo, a Argentina voltou melhor, mostrando mais eficiência na marcação e diminuindo os espaços para o toque de bola colombiano.
MESSI SAIU MACHUCADO
Messi sentiu uma lesão na perna direita e saiu aos 20 minutos, sendo substituído por Nicolás Ganzáles. No primeiro tempo ele já tinha sofrido uma entorse no tornozelo direito.
Claro que Messi foi muito aplaudido ao deixar o campo e até chorar por alguns instantes. Ele sabe que, aos 36 anos, esta é sua última Copa América.
Mesmo sem sua maior estrela, os argentinos foram melhores na parte final do jogo, explorando os lances aéreos para tentar finalizar. Até balançaram as redes aos 29 minutos, num chute cruzado de Nicolás Gonzalez, mas houve impedimento, assinalado pelo auxiliar e confirmado pelo VAR.
DI MARIA ATÉ O FIM
Se Messi queria continuar até o final, quem conseguiu foi Dí Maria que já tinha anunciado que nunca mais vestiria a camisa da seleção. Ele tem 36 anos e joga atualmente no Porto de Portugal. O jogo terminou sem gols no tempo normal. Antes do início da prorrogação, James Rodriguez deu lugar a Quintero.
Apesar da intensidade o jogo não saiu do zero. Na prorrogação, o ritmo foi mantido e quem fizesse um gol, com certeza, seria campeão. A Argentina se deu melhor ao marcar aos seis minutos do segundo tempo por Lautero Martínez. Ele foi lançado em velocidade, invadiu a área pelo lado direito e bateu cruzado.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Data:
- 15/07/2024
- Árbitro:
- Raphael Clauss (BRA)
- Assistentes:
- Bruno Pires (BRA) e Rodrigo Correa (BRA)
- VAR:
- Rodolfo Toski (BRA)
- Cartões Amarelos:
- Colômbia: Córdoba
- GOLS:
- Argentina: Lautaro Martínez 6/2T (prorrogação)
- Estádio:
- Hard Rock Stadium
- Local:
- Miami (EUA)
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
PLACAR FI: Confira os RESULTADOS desta SEGUNDA-FEIRA
27/01/2025 -
Em live oficial, Ronaldinho Gaúcho apresenta Manual do Bruxo
27/01/2025 -
Hansi Flick lidera Barcelona em busca de recordes ofensivos
27/01/2025 -
Botafogo recebe proposta do Nottingham Forest por Igor Jesus
27/01/2025