Com grande trabalho, coordenador da Base do Novorizontino é campeão do Paulista sub-20

Além da conquista inédita, o Novorizontino fez uma campanha excepcional. Foram 28 jogos, com 21 vitórias, seis empates e apenas uma derrota

Novorizontino
Crédito Foto: Higor Basso/Grêmio Novorizontino

Novo Horizonte, SP , 22 (AFI) – Os garotos do Sub-20 do Grêmio Novorizontino entraram para a história do clube após a inédita conquista do título paulista da categoria. Quem também vem realizando um grande trabalho no clube desde 2010 é o coordenador de futebol das categorias de base, Marildo, que também foi cria da base do extinto Grêmio Esportivo Novorizontino.

Além da conquista inédita, o Novorizontino fez uma campanha excepcional. Foram 28 jogos, com 21 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Para fazer história, o time do técnico Stucchi desbancou os dois grandes da capital: o São Paulo, que na partida final foi goleado por 3 a 0, e o Palmeiras, contra o qual jogou quatro partidas dentro do campeonato — dois empates, uma derrota e uma vitória na semifinal. Além do título, o Tigre também teve o artilheiro da competição, Pedro Balotelli, com 19 gols marcados.

O coordenador de base, Marildo, vem realizando esse grande trabalho desde 2010, quando foi convidado para assumir essa função. Hoje, ele é um dos profissionais mais respeitados na sua área, e o clube vem colhendo frutos não só com o título, mas também se tornando uma verdadeira fábrica de grandes jogadores revelados pela base. Hoje, fazem parte do elenco profissional, que está muito próximo de alcançar o inédito acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, os zagueiros Luisão (titular) e Dantas, o lateral esquerdo Reverson, o atacante Léo Tocantins e Rômulo, que foi vendido ao Palmeiras.

“Estão todos de parabéns por essa conquista inédita: diretoria, atletas, comissão técnica e funcionários em geral, pois era uma conquista desejada. Pelo histórico da competição, vimos que era possível. Tivemos um nível muito competitivo durante toda a competição, em que tivemos que passar pelo Palmeiras, uma potência enorme, e fazer a final diante do São Paulo, que dispensa apresentações quanto à sua tradição em conquistas e formação de atletas”, disse Marildo, coordenador da base do Tigre do Vale.

Se hoje no profissional, pelo menos quatro atletas fazem parte do elenco que está na briga pelo acesso, outros jogadores devem ser aproveitados em 2025. Pelo menos mais sete atletas, que se destacaram no título Sub-20, estão chamando atenção, como o goleiro Scapin, o zagueiro Gabriel, o lateral Enzo, o meia-atacante Victor Gabriel, o atacante Balotelli, artilheiro da competição com 19 gols, o meia-esquerda Hector, entre outros. “O importante é que temos uma base para a próxima temporada, tanto na Copa São Paulo quanto no Paulista Sub-20. Desses atletas que disputaram as competições nesta temporada, quatro jogadores estarão com idade avançada, mas teremos uma base muito forte”, afirmou Marildo.

As categorias de base do Novorizontino também vêm realizando grandes trabalhos no Sub-17, que chegou às semifinais do Paulista em 2018 e 2019, e às quartas de final em 2023 e 2024. Já o Sub-20, além do título de 2024, havia chegado à semifinal da Copa São Paulo, sendo eliminado pelo Corinthians, que conquistaria o título, e também à semifinal do Paulista de 2023.

Veja mais sobre o Coordenador Marildo.

O coordenador da base do Novorizontino é um velho conhecido na cidade de Novo Horizonte. Foi no Grêmio Novorizontino que Marildo, ex-volante e meia, iniciou sua trajetória como atleta de futebol, passando pela base, como esses jovens jogadores revelados pelo clube, até chegar ao time profissional. Depois, rodou o país com passagens por clubes como Bragantino-SP, Athletico Paranaense-PR, União São João-SP, São José-SP, Comercial-SP, Sampaio Corrêa-MA, entre outros. Marildo encerrou sua carreira em 2003, jogando pelo Artsul-RJ.

Confira também: