Conselho Técnico do Paulistão extingue Taça Independência em 2024

Na reunião, os clubes optaram por não haver a competição, que aconteceria em paralelo as fases finais do Paulistão.

O São Bernardo foi o campeão da Taça Independência, em 2023
O São Bernardo foi o campeão da Taça Independência, em 2023 (Foto: Ag. Paulistão)

Campinas, SP, 17 (AFI) – Na última quinta-feira (16), os 16 clubes do Paulistão definiram as diretrizes e regulamento para o torneio de 2024. A fórmula foi mantida igual ao do último ano, porém desta vez, não haverá a disputa do Troféu Independência, antigo Troféu do Interior.

Na reunião, os clubes optaram por não haver a competição, que aconteceria em paralelo as fases finais do Paulistão. Os times participantes eram do nono ao 14º colocado. Times da capital (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e do litoral (Santos) não participavam, mesmo sendo eliminados na primeira fase.

Antes, o campeão do Troféu do Interior, tinha vaga assegurada na Copa do Brasil. Com a nova distribuições de vaga via estadual, o troféu virou apenas era simbólico e com uma compensação financeira para o campeão e o vice.

TROFÉU DO INTERIOR

O Troféu do Interior existe desde 1947 e teve diversos formatos, desde um campeonato à parte, onde disputava o titulo final contra os times da capital e como uma forma de premiar os times do interior.

Após uma pausa, a FPF restituiu o Troféu do Interior, com o intuito de eleger o melhor time do interior, que não se classificou para a fase final do Paulistão. Lembrando que não fazem parte do torneio os clubes capitais (e Santos).

Confira também: