Conheça o projeto de sustentabilidade realizado no estádio do Criciúma
No Heriberto Hulse desde 2019, Recicla Junto incentiva conscientização dos torcedores e já recolheu mais de 10 toneladas de resíduos
Criciúma, SC , 16 (AFI) – Nesta terça-feira (15), é comemorado o “Dia do Consumo Consciente”, data criada pelo Ministério do Meio Ambiente com objetivo de conscientizar a população sobre os problemas socioambientais causados pelos atuais padrões de consumo. A partir deste cenário, alguns projetos de sustentabilidade têm ganhado destaque, como é o caso do Recicla Junto, iniciativa idealizada e desenvolvida pela Cristalcopo, que atua no estádio do Criciúma, o Heriberto Hulse, há cinco anos. Para especialistas, este tipo de ação é essencial para aumentar a visibilidade e conscientização da sociedade ao redor das pautas ambientais.
Desde 2019, o clube de Santa Catarina tem parceria com um projeto de reciclagem realizado dentro de sua casa. Em dias que o Tigre vai a campo, o recolhimento do lixo produzido na parte interna e nos arredores do estádio ocorre por meio do trabalho de uma cooperativa de catadores. Além desta iniciativa, o projeto Recicla Junto também incentiva a participação voluntária dos torcedores, a partir da entrega de sacolas plásticas nas arquibancadas, para que todos recolham seus próprios resíduos e ajudem na causa sustentável.
“Datas como o dia do Consumo Consciente têm uma grande importância, pois nos fazem refletir sobre o atual momento socioambiental que enfrentamos. A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos tempos e o esporte é um meio essencial para potencializar o alcance desta causa. Incentivar que o torcedor participe do processo de reciclagem também é uma maneira de iniciar essa mudança que necessitamos”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo, patrocinadora do Criciúma e idealizadora do Recicla Junto.
No mês de setembro, o projeto Recicla Junto completou cinco anos de existência e atuação junto ao Criciúma. Por meio de práticas sustentáveis da iniciativa, mais de 436 toneladas já foram retiradas do meio ambiente e transformadas. Com os resíduos do Heriberto Hulse não é diferente. Todo o material recolhido nos aposentos do Tigre é levado ao processo de reciclagem e, posteriormente, é transformado em novos objetos que voltam a ser úteis na sociedade. Durante o Brasileirão de 2024, já foram recicladas mais de 10 toneladas de resíduos.
“Ao lado do Criciúma, nós conquistamos grandes resultados nos últimos anos. Marcas como essa reforçam o nosso objetivo de promover e estimular uma educação, por meio do esporte, voltada tanto às questões sociais quanto às ambientais. O Recicla Junto busca a transformação pelo exemplo, ao mostrar que ao realizarmos a economia circular, na prática, podemos diminuir os impactos negativos no meio ambiente”, complementa Augusto.