Confira quais são as cinco piores seleções de futebol do mundo pelo ranking da Fifa

Com base neste questionamento, a reportagem foi atrás das cinco piores seleções do planeta pelo ranking da Fifa e tentou entender os motivos que fazem estes países estarem na parte inferior da classificação do futebol mundial

As primeiras dez colocações do atual ranking da entidade são das equipes dos países e a alternância de títulos mundiais se limita a eles

Piores Selecoes Fifa
Confira quais são as cinco piores seleções de futebol do mundo pelo ranking da Fifa

Campinas, SP, 11 – Historicamente, Europa e América do Sul dominam o ranking de seleções da Fifa. Com apenas os dois continentes conquistando a Copa do Mundo, as primeiras dez colocações do atual ranking da entidade são das equipes dos países e a alternância de títulos mundiais se limita a eles. O último time a vencer um Mundial foi a Argentina de Lionel Messi, no ano passado, no Catar. Contudo, como fica a outra ponta da classificação da entidade, dos últimos colocados?

Com base neste questionamento, a reportagem foi atrás das cinco piores seleções do planeta pelo ranking da Fifa e tentou entender os motivos que fazem estes países estarem na parte inferior da classificação do futebol mundial.

204º – SRI LANKA

Uma vitória em mais de quatro anos. Esse é o retrospecto da seleção de futebol do Sri Lanka. Em 11 de junho de 2019, a equipe superou Macau por 3 a 0 e triunfou pela última vez, dando alguma alegria ao seu torcedor. Desde então, o time entrou em campo outras 16 vezes e o máximo que conseguiu foi empatar em duas oportunidades. Nas outras 14 partidas, perdeu. Disputar uma Copa do Mundo é algo impensável.

Seleção Brasileira realiza primeiro treino em Lima no Peru
Seleção Brasileira realiza primeiro treino em Lima no Peru
A Seleção Brasileira realizou, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, o seu primeiro treino de olho na partida diante do Peru, no Estádio Nacional de Lima.
0 seconds of 1 minute, 20 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:20
01:20
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Análise do VAR: Grêmio x Internacional – 5ª Rodada do Brasileirão Série A 2025 Seleção Brasileira enfrentará o Paraguai na Neo Química Arena Bastidores: Seleção feminina vence os EUA pela primeira vez desde 2014 CBF realiza sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja duelos Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra os EUA Seleção Brasileira chega à Argentina; bastidores Seleção Brasileira faz último treino antes de encarar a Argentina Dorival sobre prêmio individuais de Vini Jr: 'Está em um caminho maravilhoso' Dorival confirma mudanças contra a Argentina: 'Teremos uma equipe preparada' Marquinhos elogia qualidade e liderança de Raphinha: 'É um fenômeno' Matheus Cunha não vê Argentina favorita: 'Nível tão alto quanto' Brasil aquece os motores para enfrentar a Argentina em Buenos Aires Bento projeta chance de ser titular contra a Argentina: 'Você pensa nisso quando é criança' Arana comenta busca por entrosamento com Vini pelo lado esquerdo da Seleção Quarteto convocado para jogo com a Argentina se apresenta em Brasília Alex Sandro valoriza retorno à Seleção: 'Momento mágico' Dorival evita empolgação após bater a Colômbia: 'Não existe alívio' Alisson recebe homenagem com camisa centenária: 'Sempre uma honra' Veja mais vídeos sobre CBF no OneFootball

205º – ILHAS VIRGENS AMERICANAS

Seis vitórias e 24 derrotas nas últimas 32 vezes que entrou em campo. Esse é o retrospecto das Ilhas Virgens Americanas, a quarta pior seleção no ranking da Fifa. O país, que é um grupo de ilhas e ilhotas no Caribe, é oficialmente um território dos Estados Unidos. Na atual temporada, a seleção não vai tão mal assim. Apesar de ter duas derrotas e um empate nas três vezes que jogou, as Ilhas Virgens estão na liderança de seu grupo na terceira divisão da Liga das Nações da Concacaf. Mesmo estando no Top 5 de piores seleções do mundo, as Ilhas Virgens Americanas vivem um momento marcante de sua história. Depois de cinco anos alternando entre a posição 207 e 2008 da lista, a seleção conseguiu dar um salto e se colocou como a 205ª após o bom ano de 2022. Não é muito, mas é um avanço.

206º – ILHAS VIRGENS BRITÂNICAS

É possível dizer que a seleção das Ilhas Virgens Britânicas vive seu melhor momento no futebol nos últimos 15 anos, mesmo entre as piores do mundo. Depois de deixar a lanterna do ranking da Fifa e “saltar” para o posto de terceira pior seleção do planeta na atualização de julho, a equipe venceu um jogo na Data Fifa deste mês seu primeiro jogo em 15 anos. No duelo contra as Ilhas Turcas e Caicos, válido pela Liga das Nações da Concacaf, o time das Ilhas Virgens saiu com a vitória por 3 a 1. Foi uma festa. Apesar disso, a posição no ranking da Fifa se justifica pelo histórico. Desde 2008, a seleção entrou em campo em 24 oportunidades, contando amistosos e partidas oficiais, e foi superada em 17 delas.

207º – ANGUILLA

A segunda pior seleção do mundo é Anguilla. O país fica no Caribe e contempla um grupo de ilhas na região. A seleção nunca disputou uma edição da Copa Ouro, organizada pela Confederação local, e a atual colocação no ranking da Fifa, apesar de ser a segunda pior, é a melhor do país nos últimos seis anos. Ou seja, Anguilla segurou a lanterninha por muito tempo. Em campo, a equipe não vence nenhuma partida desde 2008. No período, a seleção nacional entrou em campo em 27 ocasiões e conseguiu três empates, sendo dois sem gols e um por 1 a 1. Foi derrotado nas outras 24 vezes. No período, o país chegou a ser goleado por 13 a 0 pelo Panamá. Atualmente, a equipe é a lanterna do Grupo C da terceira divisão da Liga das Nações da Concacaf.

208º – SAN MARINO

Lanterna do Grupo H das Eliminatórias da Eurocopa sem nenhum ponto, San Marino é a dona do título de pior seleção de futebol do planeta. De acordo com a última atualização do ranking da Fifa, o país está mais de 30 pontos atrás de Anguilla. No momento, a seleção está em uma sequência de 133 partidas sem vitória. A última vez, e única, na história que a equipe conseguiu vencer um adversário em um jogo de futebol oficial foi em 28 de abril de 2004, quando superou Liechtenstein em um amistoso por 1 a 0.

Confira também: