Confira os números do Brasileirão: Melhor ataque, mandantes, visitantes e mais, confira
O Portal Futebol Interior volta a falar do torneio desta temporada, mas desta vez trazendo os principais dados estatísticos e curiosidades
Com a 38ª rodada fechando a disputa do Brasileirão de 2023 na noite desta quarta-feira (06), o torneio teve seu ponto final decretado
Campinas, SP, 07 (AFI) – Com a 38ª rodada fechando a disputa do Brasileirão da Série A de 2023 na noite desta quarta-feira (06), o torneio teve seu ponto final decretado e diversas definições, entre elas o título para o Palmeiras e o rebaixamento para o Santos, fatores que estavam em jogo até os instantes finais.
Já nesta quinta-feira (07), o Portal Futebol Interior volta a falar do Brasileirão desta temporada, mas desta vez trazendo os principais dados estatísticos e curiosidades para você ficar por dentro dos principais números do torneio deste ano.
ESTATÍSTICAS BRASILEIRÃO 2023
ATAQUES
Superando o Grêmio em apenas um gol, o Palmeiras levantou o título e ainda com o melhor ataque, somando 64 tentos marcados, partindo de 17 atletas diferentes.
Do outro lado, o pior ataque ficou com o Cruzeiro, com 35, tendo marcado menos gols do que partidas jogadas, passando 17 das 38 sem balançar as redes.
DEFESAS
Rivais em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético empataram com 32 gols sofridos, o menor número do Brasileirão 2023, no entanto como o Galo perdeu apenas dez vezes, contra 13 da Raposa, terminou levando no critério de desempate.
Com 81 gols sofridos, o América, também de Belo Horizonte, apareceu com a pior defesa, somando média de 2,1 gols sofridos por partida.
MANDANTES
Palmeiras e Grêmio, atuando principalmente no Allianz Parque e na Arena do Grêmio, respectivamente, foram os protagonistas nas campanhas como mandantes durante o Brasileirão, ambos somando 44 pontos. Com 14 vitórias, dois empates e três derrotas, o Verdão levou a melhor no saldo de gols de 23, superior aos 18 do Imortal.
Do outro lado, o Coritiba não conseguiu reverter o favoritismo do Couto Pereira em resultados positivos, e terminou com apenas 16 pontos em casa, com apenas quatro vitórias e quatro empates.
VISITANTES
Agora atuando fora de seu mando, o Flamengo foi quem se deu melhor, somando 31 pontos e 54% de aproveitamento, seguido por Galo, com 30, e então duas surpresas que pontuaram 27 vezes: Cuiabá e Cruzeiro.
Na parte debaixo, surpresas também ficaram reservadas. O América-MG terminou o Brasileirão sem vitórias como visitante, e apenas sete empates, seguido por São Paulo, com 11 pontos, e Fluminense, 13, clubes estes campeões após mata-matas na temporada, onde as atuações longe de seu mando são sempre importantes.
ARTILHARIA, ASSISTÊNCIAS E PARTICIPAÇÕES EM GOLS
A artilharia traz três craques que já atuaram no futebol europeu. Com 20 tentos, Paulinho conquistou a chuteira de ouro, seguido por Luis Suárez e Tiquinho Soares, ambos com 17, no entanto o uruguaio marcou apenas uma vez em cobrança de pênalti, contra cinco do brasileiro.
Suárez também foi o atleta com maior número de assistências do Brasileirão, com 11, mesmo número de Hulk. O uruguaio apareceu como o jogador mais participativo de forma direta em gols (gols marcados e assistências), contando 28, enquanto o mineiro contabilizou 26.
Confira também:
- Brasileirão: Com Suárez vice, veja como ficou a artilharia da competição
- 45 pontos segue sendo meta para fugir do rebaixamento no Brasileirão
- Paulista A3: União São João anuncia mais dois reforços para 2024
- Após rebaixamento, volante do Goiás acerta com campeão da Série B
- Torcedores do Santos invadem Vila Belmiro um dia após rebaixamento no Brasileirão