Como os rivais estudam fórmulas para evitar jogadas chaves no dérbi?

Na semana de Dérbi ficam no ar as ações que cada time vai fazer dentro de campo. Cada um estuda forma para tentar barrar o rival.

Se é que serve de parâmetro, a bola aérea ofensiva da Ponte Preta merece cuidado da defensiva bugrina. Pontepretanos tem bom aproveitamento

Série B - 2023 - Dérbi
Guarani manda em casa. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Campinas, SP, 17 (AFI) – Como os rivais estudam fórmulas para evitar jogadas chaves de gols? Quais as apostas de cada clube campineiro na tentativa de levar a melhor no dérbi? Se é que serve de parâmetro, a bola aérea ofensiva da Ponte Preta merece cuidado da defensiva bugrina.

Evidente que a estratégia foi mais eficiente contra adversários questionáveis do Paulista da Série A2, mas continua colocada como alternativa, embora nesta Série B do Brasileiro foi efetiva apenas na vitória sobre o Botafogo, quando o volante Feliphinho ganhou a disputa do adversário Carlinhos e marcou o segundo gol.

Todavia, o histórico de gols em cabeceio do zagueiro Matheus Silva e a envergadura do meia Matheus Jesus e centroavante Jeh foi decisiva em vitórias da equipe, no cabeceio.

GUARANI

E como reage o Guarani no enfrentamento desta situação? Nas seis partidas desta Série B, desconforto registrado apenas na derrota por 2 a 0 para o Sport. O primeiro gol, do zagueiro Rafael Thyere, foi decorrente de ter ganhado disputa direta de cabeça sobre o zagueiro bugrino Lucão.

No segundo gol, também de Thyere, a origem do lance foi cobrança de escanteio, casquinha de cabeça do lateral-direito Ewerton no primeiro pau, para que o seu companheiro, livre, no interior da área, completasse. E ainda naquele jogo, o centroavante Wagner Love exigiu defesa extremamente difícil do goleiro Pegorari, em cabeçada.

No histórico desta Série B, observa-se que o Guarani cochilou em lances de bola aérea defensiva apenas diante do Sport. Terá a Ponte Preta sabedoria, com atletas vocacionados nestes lances, para aproveitamento?

BRUNINHO

Embora sem a devida adaptação tática na marcação, as performances do atacante de beirada Bruninho colaboraram significativamente para vitórias do Guarani. Quando o jogo estava empatado por 1 a 1 com o Avaí, eis que em cruzamento do meia Régis, ele se antecipou ao marcador e recolocou o Guarani à frente do placar.

Diante do Ituano, Bruninho sofreu o pênalti que resultou no gol decisivo através do lateral-direito Diogo Mateus. Por fim, na tremenda bobeada do lateral-direito Marcos Ytalo, do Sampaio Corrêa, em recuo curto de bola, lá estava ele novamente para aproveitar a falha e dar conforto à sua equipe com o gol. A exemplo de seu parceiro de ataque Bruno José, ele é jogador de velocidade, e tem levado vantagem nos duelos.

A questão que se coloca é a seguinte: teria o treinador bugrino Bruno Pivetti propósito de usar cautela defensiva, para incontinenti explorar velocidade de seus atacantes de beirada em contra-ataques? Ou, diante da incerteza defensiva da Ponte Preta, o mais indicado seria se lançar ao ataque e sufocar o adversário?

JEH

Cotado como um dos trunfos da Ponte Preta na tentativa de vencer o rival, o centroavante Jeh merece cuidados dos defensores bugrinos, principalmente se a bola chegar ao ataque de forma qualificada. Jeh preocupa defensores adversários porque sabe usar a caixa torácica para proteger a bola de adversários, tem velocidade quando lançado, e está familiarizado com o gol.

Pelas virtudes, optaram pela preservação dele no jogo diante do Londrina, visto que estava pendurado e avaliaram o risco de receber cartão amarelo, se escalado. Esses são alguns dos vários outros ingredientes para o dérbi campineiro em horário ruim, com a onda de frio que chegou à cidade, ou seja: 18h de domingo. 

OUTRAS COLUNAS

Alô pontepretano: lembra-se do ponteiro-direito Sinval, que passou pelo clube no biênio 1985/86? Nunca mais voltou da Suíça, e a história dele é contada na coluna Cadê Você.

No áudio Memórias do Futebol, você vai se informar como surgiu o mascote ‘porco’ para o Palmeiras.

O link para ambas é este: https://blogdoari.futebolinterior.com.br/

Confira também: