Série C: Confira como chegam os 20 concorrentes ao acesso

Enquanto 12 participantes se repetem da última edição, quatro são novidades depois de ascenderem da Série D, e outros quatro rebaixados da Série B

Neste sábado (20) se inicia oficialmente a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, com 20 clubes disputando quatro vagas de acesso

Athletic-MG Série C
Athletic-MG foi campeão do Troféu Inconfidência (Foto: Fernanda Trindade / Athletic Club)

Campinas, SP, 18 (AFI) – Neste sábado (20) se inicia oficialmente a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, com 20 clubes disputando quatro vagas de acesso para a Série B, e fugindo das outras quatro que resultam em rebaixamento à quarta divisão. A rodada de abertura se encerrará apenas na quarta-feira (24).

De todos os concorrentes, Athletic-MG, Caxias-RS, Ferroviária e Ferroviário-CE chegam depois de conquistarem o acesso. ABC-RN, Londrina-PR, Sampaio Corrêa-MA e Tombense-MG chegam após rebaixamento, enquanto seguem na divisão Aparecidense-GO, Botafogo-PB, Confiança-SE, CSA-AL, Figueirense-SC, Floresta-CE, Náutico-PE, Remo-PA, São Bernardo-SP, São José-RS, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

CSA Série C
CSA-AL foi campeão da Copa Alagoas (Foto: Divulgação / CSA)

CONFIRA COMO CHEGAM OS 20 CLUBES DA SÉRIE C 2024

ABC-RN

Com sete vitórias, 13 empates e cinco derrotas, o ABC decepciona até aqui. Na Copa do Nordeste caiu na fase de grupos, enquanto na Copa do Brasil parou na segunda fase. Na maior expectativa, disputando o Potiguar, foi vice-campeão no primeiro turno e caiu na semifinal do segundo.

APARECIDENSE-GO

Eliminado na estreia da Copa do Brasil, a Aparecidense-GO não conseguiu ir além da expectativa e parou como semifinalista do Campeonato Goiano, eliminado para o vice-campeão Vila Nova. Até aqui soma seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

ATHLETIC-MG

Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil para o CRB-AL depois de ter derrubado o rival Volta Redonda-RJ, o Athletic-MG fez a quinta melhor campanha na fase de grupos do estadual e não pegou vaga para as semifinais. No entanto, ainda disputou o Troféu Inconfidência e terminou campeão em cima do Pouso Alegre-MG após duas vitórias.

BOTAFOGO-PB

Mesmo somando dez vitórias, 11 empates e apenas três derrotas em 24 compromissos da temporada, a situação do Botafogo-PB não é das melhores antes da estreia na Série C, justamente porque chega de dupla eliminação. Na Copa do Nordeste caiu nas quartas de final para o CRB-AL nos pênaltis, enquanto também na marca da cal perdeu o título do Paraibano para o Sousa.

Botafogo-PB
Botafogo-PB chega de dupla eliminação (Foto: Cristiano Santos)

CAXIAS-RS

Depois de derrubar a Portuguesa Santista na estreia da Copa do Brasil, o Caxias-RS encarou o Bahia-BA na segunda fase e foi eliminado nos pênaltis. Já no Campeonato Gaúcho garantiu longevidade e terminou semifinalista, caindo justamente para o campeão Grêmio.

CONFIANÇA-SE

Depois de um início decepcionante, com eliminação na pré-Copa do Nordeste e também na estreia da Copa do Brasil, o Confiança-SE substituiu o técnico Paulo Massaro por Gerson Gusmão tentando retomar as rédeas da situação, e mais recentemente conquistou o título Sergipano.

CSA-AL

Depois de um planejamento ousado para 2024, o CSA-AL rapidamente perdeu o técnico Rogério Corrêa, e na sequência Marcelo Cabo. Agora comandado e planejado por Cristian Souza, o Azulão vem de título da Copa Alagoas, mas também viveu eliminação na fase de grupos do Alagoano e na pré-Copa do Nordeste.

FERROVIÁRIA

A Ferroviária só disputou uma competição na temporada, o Campeonato Paulista A2. Vindo de 17 partidas, o destaque fica para apenas uma derrota, além de seis vitórias e dez empates. Apesar das estatísticas bem positivas, a Locomotiva caiu nas quartas de final e não seguiu brigando pelo acesso no estadual.

Ferroviária Série C
Ferroviária só perdeu um jogo na temporada (Foto: Thiago Toledo / Ferroviária SAF)

FERROVIÁRIO-CE

Eliminado na fase classificatória da Copa do Nordeste, o Ferroviário-CE até passou pelo Maranhão-MA na Copa do Brasil, mas na sequência foi eliminado pelo conterrâneo do primeiro rival Sampaio Corrêa-MA. No Cearense fez campanha razoável e foi semifinalista, mas caiu para o campeão Ceará.

FIGUEIRENSE-SC

O Figueirense-SC foi mais um também com apenas uma competição nos primeiros meses da temporada. Em 13 partidas pela elite estadual, venceu seis vezes, empatou três e perdeu outras quatro, sendo eliminado nas quartas de final para o Barra após reviravolta do time de Balneário Camboriú.

FLORESTA-CE

Clube com menos partidas na temporada entre os que disputarão a Série C, o Floresta-CE fez apenas sete jogos em 2024, todos pelo Cearense, e com três vitórias, um empate e três derrotas foi eliminado nas quartas de final.

LONDRINA-PR

No calendário até o momento, o Londrina-PR também só entrou em campo pelo campeonato estadual. Depois de no sufoco avançar com a última vaga na primeira fase, o Tubarão alcançou as quartas de final e foi o único a vencer o Athletico-PR na temporada até o momento, mas acabou goleado por 6 a 0 e se despediu do torneio.

Figueirense-SC Série C
Figueirense só disputou o Catarinense (Foto: @patrick.floriani / FFC)

NÁUTICO-PE

Apesar de ter feito uma campanha ruim na Copa do Nordeste, o Náutico-PE conseguiu avançar no limite, para nas quartas de final terminar despachado pelo Bahia. No Pernambucano a história foi outra, e depois da terceira melhor campanha na primeira fase, foi avançando até terminar vice-campeão para o Sport Recife.

REMO-PA

Eliminado de forma surpreendente para o Porto Velho-RO na estreia da Copa do Brasil, o técnico Ricardo Catalá não aguentou os maus resultados e acabou sendo demitido, mais tarde assumindo o São Bernardo. Sem muitos sustos entre Paraense e Copa Verde, o Remo-PA só encontrou um problema pela frente: o Paysandu-PA. No estadual encarou o rival na decisão e ficou sem o título após um empate e uma derrota, enquanto na competição regional foi eliminado na semifinal durante disputa de pênaltis.

SAMPAIO CORRÊA-MA

Sem surpresas no ano, o Sampaio Corrêa-MA avançou à terceira fase da Copa do Brasil com dois empates. Eliminado na pré-Copa do Nordeste, o time boliviano até chegou a disputar o primeiro jogo da final do Maranhense, mas com a punição do Tuntum, viu a primeira decisão ser anulada, tendo em vista que uma das semifinais será disputada novamente. Até aqui são dez vitórias e oito empates em 20 jogos, com apenas duas derrotas.

SÃO BERNARDO

Sensação do último Paulistão e que bateu na trave pelo acesso na última edição da Série C, o São Bernardo começou a temporada de 2024 caindo na primeira fase do Paulistão. Na Copa do Brasil, ainda foi eliminado na segunda etapa, para o Corinthians. Logo depois o técnico Márcio Zanardi ainda deixou o clube e Ricardo Catalá assumiu.

Ypiranga-RS Série C
Ypiranga ainda disputa Copa do Brasil (Foto: @enocjunior | YFC)

SÃO JOSÉ-RS

Com 12 jogos na temporada, o São José-RS só disputou o Campeonato Gaúcho até o momento, onde foi eliminado nas quartas de final, para o Caxias-RS, que também disputará a Série C. Até o momento são apenas três vitórias, com seis empates e três derrotas.

TOMBENSE-MG

O Tombense-MG estreou na Copa do Brasil sendo eliminado, e no Campeonato Mineiro conseguiu fazer frente aos rivais. Com a terceira melhor campanha no geral da primeira fase, foi para a semifinal com os três clubes da capital que disputam as duas divisões nacionais principais, sendo eliminado pelo Cruzeiro.

VOLTA REDONDA-RJ

O Volta Redonda-RJ também já foi eliminado na Copa do Brasil, e justamente para o rival Athletic-MG, time sudestino que também disputará a terceira divisão. A campanha no Carioca não foi nada boa, caindo na primeira fase, somando duas vitórias, três empates e sete derrotas na temporada.

YPIRANGA-RS

O Ypiranga-RS fecha a lista também sem bons números. São duas vitórias, oito empates e três derrotas no ano de 2024, com lugar garantido na terceira fase da Copa do Brasil, mas pulou fora do Gaúcho ainda na fase inicial.

Confira também: