Paulista A3: Marília chega bem na competição?

Estreia com derrota não abala ambiente do Marília

Em matéria especial de Jorge Luiz, veja como chega o Marília no Campeonato Paulista da Série A3

Marília cancelou o amistoso contra o Londrina
Como chega o Marília no Campeonato Paulista da Série A3? (Foto: Divulgação)

Marília, SP, 21 (AFI) – A temporada 2023 para o Marília Atlético Clube (MAC) promete ser a melhor dos últimos tempos. Com a base e a comissão técnica mantidos do vice-campeonato da Copa Paulista do ano passado, o Alviceleste novamente aparece como um dos favoritos a uma das duas vagas de acesso no Paulista da Série A-3.

Além do estadual, o MAC voltará a disputar a Copa do Brasil, fato que acontecerá pela segunda vez na história – a primeira ocorreu em 2021. Diferente da primeira edição, em que o clube não pôde atuar no estádio Bento de Abreu, por conta da pandemia do coronavírus, dessa vez contará com o apoio da torcida, para quem sabe fazer história. O Abreuzão é a grande novidade para 2023.

Depois de um ano de reformas, exigidas pelo Corpo de Bombeiros, o estádio foi totalmente liberado e além das obras obrigatórias, também está se modernizando. Em novembro do ano passado, foi instalado o novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED. O setor nobre das cadeiras cativas irá ganhar novos assentos.

A empresa vencedora da licitação irá realizar a instalação nos primeiros meses deste ano. O gramado do Abreuzão irá se tornar um dos mais modernos do Interior. Após o Paulista da Série A-3, será colocado grama sintética, que tem duração maior e menor valor de manutenção.

O processo de licitação foi aberto no ano passado e até o final de janeiro a empresa com a melhor proposta será divulgada. No fim do ano passado foi realizado a reforma do atual gramado e o teste antes do estadual foi a realização da Copa São Paulo Junior. O Maquinho não passou da 1ª fase, mas o Abreuzão passou no teste de qualidade, mesmo com as fortes chuvas tradicionai de janeiro.

Além do Paulista da Série A-3 e da Copa do Brasil, a diretoria do Marília confirmou também a participação na Copa Paulista, pois nas duas últimas edições disputadas (2020 e 2022), o clube foi vice-campeão. Na base, o MAC também seguirá com as presenças
nos estaduais sub-11, 13, 15 e 17. O Sub-20 deverá ser a novidade nesta temporada

NOVO UNIFORME

Em 2023, o uniforme do MAC voltou a ter o tradicional azul celeste como cor predominante na camisa principal. Além do branco como segunda opção, a novidade foi a criação do terceiro uniforme, que homenageia os times que atuaram nos anos de 1980, com listras horizontais nas cores brancas e azul celeste. O valor delas é de R$ 150,00 e pode ser encontrada na Loja Oficial, que fica em anexo ao estádio Bento de Abreu.

Uniformes do Marília 2023
Marília divulga uniformes de 2023 (Foto: Divulgação)

A empresa responsável pela confecção do material esportivo maqueano é a Ceptro, de Marília, que já foi a responsável pelo uniforme no vice-campeonato da Copa Paulista. Para esta temporada, o clube terá um novo patrocinador máster: a Garen Automação de Portões, que fica em Garça (33 km).

Além da Garen, os patrocinadores maqueanos no ano serão: Casa Sol, Bet10.vip, Kapa Pavimentação, Unimed, Poty, Consórcio Comauto, Life, Unimar, Comasa, Construtora Pacaembu, Menin Engenharia, Ceptro, Galeria San Remo, Laboratório São Francisco, Hiper Saúde e Alques Iluminação.

MARÍLIA DE OLHO NA A3

Pela 12ª vez na história, o Marília Atlético Clube (MAC) irá disputar o Campeonato Paulista da Série A-3, sendo que esse é o maior período da história do Alviceleste na 3ª Divisão estadual (desde 2020). No ano passado, a equipe foi eliminada na 2ª fase, terminando na 3ª colocação do grupo.

A aposta para conquistar o acesso em 2023 está no elenco vice-campeão da Copa Paulista do ano passado. Mantido no cargo, o técnico Guilherme Alves conta com 17 remanescentes da listagem principal, sendo 11 os titulares da final da Copa Paulista contra o XV de Piracicaba: Lucas Passarelli; Glauco, Victor Souza e Marlon Lopes; Dênis, Matheus Silva,
Anderson Brito e Heitor; Murilo, Madalena e Bosco.

Oito deles jogaram pelo Alviceleste na Série A-3 2022: goleiros Passarelli e Carlos; zagueiros Victor Souza e Marlon Lopes; volantes Matheus Silva, Anderson Brito e Albert; e atacante Orlando Junior. Também permaneceram o lateral-direito Felipe Rissani e o centroavante Breno, que fazem parte da ‘Lista B’.

Do time que não passou da 1ª fase da Copa São Paulo Junior, o treinador selecionou: zagueiro Felipe Santos, lateral-esquerdo Danilo, volante Túlio e meia Fontana.

Até o momento foram contratados quatro reforços no Marília, sendo que o principal deles é o zagueiro mariliense Guilherme Teixeira, de 30 anos, que depois de defender o rival Noroeste por três temporada, com o acesso na Série A-3 2022, resolveu voltar ao clube que o revelou e trabalhar novamente com Guilherme Alves, com quem o projetou na carreira.

Outro que está de volta ao MAC é o goleiro Agenor, que pertence ao Nação-SC e vem por empréstimo até o final do estadual. Ele foi reserva na posição das duas últimas edições maqueanas na Série A-3. Outro goleiro contratado foi o jovem Heverton, de 20 anos, que veio do Cascavel-PR. Na lateral-direita o reforço é Luizão, que defendeu o Capivariano na Série A-3 do ano passado e seu último clube foi o XV de Jaú no Paulista da 4ª Divisão.

GUILHERME ALVES FEZ HISTÓRIA

O mariliense Guilherme Alves, de 48 anos, renovou seu contrato de treinador do MAC até maio de 2024. O acordo foi realizado em dezembro. Ele é o 4º técnico com mais jogos na história do Marília com 109 partidas. Se comandar o clube
pelo menos até o final da 1ª fase do Paulista da Série A-3, ultrapassará o lendário Antônio Maria Pupo Gimenez, o “Cocó”, que tem 120 jogos na década de 1970.

Os líderes em número de partidas são: Norberto Lopes (161) e Florindo Alves (139), que dirigiu a equipe na década de 1950. Guilherme Alves vai comandar o MAC pela quinta vez na Série A-3, sendo a terceira tendo realizado a montagem do elenco.

Guilherme Alves técnico Marília
Guilherme Alves fez história como treinador do Marília (Foto: Divulgação)

Em 2013, formou o grupo que acabaria como acesso nas mãos de Luís dos Reis. Em 2020, salvou o time do rebaixamento, após a saída de Júlio Sérgio. Em 2021, foi o responsável pela montagem do elenco maqueano, que foi eliminado nas quartas de final. No ano passado, após a demissão do técnico Betão Alcântara, levou o clube até a 2ª fase do estadual.

Ainda sem acessos pelo Marília, Guilherme Alves tem dois vice-campeonatos da Copa Paulista (2020 e 2022), levando o Alviceleste as suas duas primeiras participações na história da Copa do Brasil. Guilherme Alves possui um título do Paulista da Série A-3 com o Grêmio Novorizontino, em 2014.

Confira também: