Como a compra do Red Bull Bragantino influenciou na ascensão do Mirassol

A ascensão do Leão começou entre os anos de 2019 e 2020, e está ligada diretamente com a compra do Red Bull Bragantino

O Portal Futebol Interior contará essa história. 

WhatsApp Image 2024 11 24 at 19.27.19 1 scaled
Mirassol disputará o Campeonato Brasileiro da Série A em 2025 (Foto: Marcos Freitas-Mirassol)

Mirassol, SP, 25 (AFI) – O Mirassol conquistou o acesso inédito e em 99 anos de história disputará pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da Série A em 2025, ano de seu centenário. E a ascensão do Leão começou entre os anos de 2019 e 2020, e está ligada diretamente com a compra do Red Bull Bragantino. O Portal Futebol Interior contará essa história. 

Em 2019, o então Red Bull Brasil, estava com a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Porém, no mesmo ano, o Bragantino acabou sendo comprado pela patrocinadora Red Bull, para encurtar o caminho para a Série A. 

O Red Bull Brasil era um dos representantes do Estado de São Paulo na competição, ao lado de Novorizontino, Ferroviária e o campeão da Copa Paulista, o São Caetano. No entanto, diferente da Série A2 do Paulista daquele ano, o Toro Loko não viu  com tanto entusiasmo competir nacionalmente com o time considerado B, e cedeu sua vaga. Com a compra do Bragantino, a equipe principal disputou e ganhou a Série B, carimbando o acesso à Série A.

WhatsApp Image 2024 11 25 at 15.45.18
Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastoso e o presidente do Mirassol, Presidente do Leão, Edson Ermenegildo

NO COLO DO MIRASSOL

Com a desistência, a vaga da Série D do Brasileiro de 2020 caiu no colo do Mirassol. O clube foi o 13º colocado do Paulistão de 2019, mas como todos os times melhores colocados na tabela já estavam nas três primeiras divisões do futebol nacional, com exceção de Ferroviária e Novorizontino, que também jogaram a Quarta Divisão, acabou se colocando como o próximo da lista na disputa da vaga que pertencia ao Red Bull Brasil.

Screenshot 61 1
Mirassol conquistou a Série D de 2020 (Foto: Marcos Freitas-Mirassol)

ATÉ A ELITE

E aí foi onde tudo começou. Na sua primeira disputa na Série D, o Mirassol logo se sagrou campeão, vencendo os dois jogos sobre o Floresta. O técnico na época era Eduardo Baptista, atualmente no rival Novorizontino. No primeiro ano na terceira divisão, um susto, ao terminar como o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

No ano de 2022, sob o comando de Ricardo Catalá, o Leão entendeu a competição, liderou de ponta a ponta e se sagrou novamente campeão de uma divisão de acesso, desta vez derrotando o ABC nas finais.

Em 2023, já na Série B, outro resultado que demonstrava a evolução do Mirassol com o clube. Foi a melhor campanha de um time estreante, ao terminar em sexto lugar, com 63 pontos, um a menos que o Atlético-GO, que subiu para a primeira divisão. O treinador já era o técnico Mozart, que assumiu a equipe no decorrer do Campeonato Paulista daquela temporada.

Mantendo a fórmula e 70% do elenco, o Leão cumpriu sua meta e subiu para primeira divisão de forma inédita. Algo histórico, para um clube de 99 anos, que passará seu centenário no topo do futebol brasileiro.

Organizado, bem financeiramente, estrutura de ponta e confiança no trabalho, fizeram o Leão colher frutos. O Centro de Treinamento é um dos mais modernos do futebol brasileiro. A obra foi custeada pela venda do atacante Luiz Araújo, ao São Paulo e logo depois para o Lille-FRA, em 2018. Por ser clube formador e ter 30% dos direitos do atleta, o clube embolsou pouco mais de R$ 8 milhões, no qual investiu boa parte na estrutura do clube.

Confira também: