Com méritos, Flamengo e Grêmio decidem vaga brasileira na final da Copa Libertadores
Além da semifinal brasileira, vai acontecer a semifinal entre rivais argentinos - Boa Juniors e River Plate
Além da semifinal brasileira, vai acontecer a semifinal entre rivais argentinos - Boa Juniors e River Plate
Na terça-feira à noite, Grêmio 2 x Palmeiras 1, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Na quarta feira, também à noite, Internacional 1 x Flamengo 1. Com a soma dos resultados dos jogos de ida e volta, Flamengo e Grêmio serão os representantes do futebol brasileiro nas semifinais da Copa Libertadores de América de 2019.
Os dois semifinalistas mereceram a classificação. O Grêmio que perdeu em casa no jogo de ida, venceu o Palmeiras no jogo de volta e mostrou que é mesmo um time copeiro. O Flamengo, que é um dos melhores times do futebol brasileiro nesse momento, ganhou bem no Maracanã e nesta quarta feira, arrancou um empate em Porto Alegre.
NÃO HÁ O QUE RECLAMAR
Não há o que reclamar. Fla e Grêmio mostraram que são mesmo superiores, nesse momento, a Inter e Palmeiras. Enquanto isso, o Boca Juniors que havia vencido a LDU em Quito, ficou no 0 a 0 em Buenos Aires e garantiu sua vaga com qualidade.
Nesta quinta-feira, o River, o outro grande argentino, eliminou o Cerro Porteno. Nesse caso, enquanto dois clubes brasileiros brigam de um lado (Fla x Grêmio) River e Boca, dois gigantes argentinos, decidem a vaga na grande final em dois jogos (ida e volta).
MENGO MAIS FORTE
No que pude ver desses jogos, coloco o Flamengo com um pouco mais de qualidade do que o Grêmio. Mas diante da confirmação de que o Tricolor carioca é mesmo um time copeiro, não duvido nada que ele passe por cima do Mengão e chegue as finais da Copa Libertadores.
Quanto ao confronto entre os argentinos, diria que há equilíbrio. Não dá para indicar um vencedor dessa disputa por antecipação. Serão dois jogos bem equilibrados e de muitas alternativas.
PRIMEIRO NO SUL
A Conmebol já definiu quem manda o primeiro jogo das semifinais entre os clubes do Brasil. O Grêmio joga a partida de ida em seu estádio, em Porto Alegre, enquanto o Flamengo decide no jogo de volta quem será o representante brasileiro nas semifinais.
Elogios ainda a Palmeiras e Internacional que lutaram muito, tiveram até chance de classificar mas caíram diante de adversários que realmente lhe são superiores.
FINAL NO CHILE
A grande final da Copa Libertadores neste ano será disputada em um único jogo em Santiago do Chile. No ano que vem a final tende a ser no Brasil. Só não se sabe onde.
Nos próximos dias a Conmebol define esse detalhe. E para terminar: o jogo decisivo lá em Santiago será no dia 24 de outubro. Falta muito tempo ainda.
C * U * R * T * A * S
* O FLAMENGO entrou em campo quarta feira à noite no Beira Rio, em Porto Alegre, com 2 a 0 a seu favor. Placar construido no jogo de ida no Maracanã onde foi bem melhor que o Internacional.
A vantagem deu ao rubro negro carioca tranquilidade total para impor seu jogo durante todo o primeiro tempo. Gabigol, por exemplo, perdeu dois gols cara a cara com o goleiro do Colorado gaúcho.
Já o Inter teve sérias dificuldades para chegar até o gol do Flamengo e mostrou que não tinha competência para fazer gols e complicar a vida do Mengão.
MELHOR NO SEGUNDO
* NO SEGUNDO período o Inter melhorou. Deixou o nervosismo de lado e partiu para tentar o seu gol. Deu certo. Depois de várias tentativas, Rodrigo Lindoso, aos 16 minutos fez o Beira Rio explodir. Inter 1 a 0.
O Flamengo procurou manter a cabeça no lugar e aos 39 minutos do segundo período, Gabigol que havia perdido duas chances no primeiro tempo, fez o gol de empate para o Mengão. Inter 1 x Flamengo 1. Torcedor do Inter deixou o estádio. Torcida do Flamengo ficou à vontade e comemorou. Placar dos dois jogos, Flamengo 3 X 1. Foi justo.
CLIMA FANTÁSTICO
* FOI FANTASTICO o clima criado no Beira Rio pelos torcedores dos dois times. O estádio foi praticamente pintado de vermelho (cor do Inter). Nada menos do que 49.614 torcedores pagaram ingresso para ver a partida.
Ficou provado que no momento o Flamengo é muito mais time do que o Inter, que depois de voltar da segunda divisão, não conseguiu ainda ganhar um título, apesar de ter um bom time.
Com a classificação, o Flamengo vai jogar agora contra o outro clube do Rio Grande do Sul, o Grêmio. Dois jogos que prometem muita emoção.
VITÓRIA MAIS DO QUE JUSTA
* A VITÓRIA do Grêmio sobre o Palmeiras no Pacaembu na ultima terça feira à noite foi mais do que justa. O Verdão até começou mais ativo e chegou a dominar a partida por 20 minutos.
Mas, depois disso, o Grêmio cresceu, mandou na partida e chegou à vitória final por 2 a 1, que lhe deu a vaga nas semifinais da Libertadores de América.
Os gols do jogo foram marcados por Luiz Adriano para o Palmeiras aos 15 minutos, Everton Cebolinha e Alisson, aos 17 e 20 minutos da primeira fase. Grêmio mostrou como um time copeiro como ele deve ser.
MÉRITOS PARA RENATO
* ESSE time foi criado e montado com competência por Renato Gaúcho. Há três anos ele começou esse trabalho, ganhou cinco títulos importantes (inclusive uma Libertadores) e está bem próximo de faturar mais uma Libertadores.
Renato conseguiu durante esse período recuperar jogadores que pareciam em fim de carreira, pinçar jovens talentos nas equipes inferiores do Grêmio para completar seu elenco e criou um esquema tático que aproveita ao máximo as características de cada um de seus atletas.
* No jogo de ida, em Porto Alegre, o Grêmio perdeu por 1 a 0 e deu ao Palmeiras a certeza de que em São Paulo venceria de novo.Não foi o que aconteceu. Renato em curto espaço de tempo conseguiu recuperar a moral de seu time e criou um esquema tático que engoliu totalmente o de seu mestre Luiz Felipe Scolari.
Eu mesmo fiquei muito surpreso ao ver o Grêmio jogar um futebol tão eficiente. Com ele, Renato chegou a sua terceira semifinal de Libertadores, quebrou um tabu em cima do Felipão (a quem nunca havia vencido) e ficou bem mais perto do titulo da competição. Acho que é um dos favoritos…
OS MELHORES GREMISTAS
* MELHOR jogador do Grêmio foi Everton Cebolinha. Ele detonou a linha de zaga palmeirense. Também jogaram muito os dois zagueiros de área Geromel e Kannemann, os meio campistas Mateus Henrique e Jean Pierre e o atacante Alisson.
No Palmeiras, Gomes foi o melhor da zaga. No meio campo Bruno Henrique foi o melhor. Na frente todos jogaram menos do que podiam. Em especial Dudu que, mais uma vez, num jogo decisivo, desapareceu em campo. Aliás, a produção palmeirense merece muitas criticas. Até Felipão escolheu mal seu esquema.
* IMPORTANTE lembrar ainda que o Palmeiras não havia perdido nenhum jogo no Pacaembu nos últimos meses. Estava invicto naquele estádio. Além disso, no jogo de terça, superlotou o Pacaembu e contou com a força do grito de sua torcida sua torcida.
Mas não adiantou nada contar com esses fatores. Quem jogou mais foi o Gremio e quem continua na Libertadores é o Tricolor Gaúcho. Mais uma vez, como ocorreu no ano passado, o Verdão só ganhou o Brasileirão. Perdeu todas as outras competições. Nesse ano acho que nem o Brasileiro ele ganha.
BOCA PASSOU TRANQUILO
* O BOCA JUNIORS, da Argentina, não precisou nem de fazer gols em Buenos Aires na noite desta quarta feira. Como venceu o jogo de ida lá em Quito por 3 a 0, o time de Carlito Tevez jogou relaxado, teve algumas oportunidades de gol mas preferiu manter sua vantagem do que arriscar-se em busca de um resultado mais elástico.
No final da partida o zero a zero acabou sendo justo para a partida e um prêmio ao time da LDU que se dedicou nos dois tempos da partida em busca de uma vitória. Com o empate o Boca está nas semifinais da Libertadores.