Com domínio dos "azarões", confira números e um resumão da Série A2 2024 antes da cerimônia de premiação
A festa de cerimônia final, com eleição da Seleção dos Atletas vai acontecer na segunda-feira (15), em Campinas, com cobertura completa do Portal Futebol Interior
O Portal Futebol Interior preparou para você os principais destaques e números da Série A2 do Campeonato Paulista 2024
Campinas, SP, 15 (AFI) – No último sábado (12), a Série A2 do Campeonato Paulista 2024 foi finalizada, com o título histórico do Velo Clube sobre o Noroeste. Mas você se lembra dos números e de tudo o que aconteceu na competição estadual? Pensando nisso, o Portal Futebol Interior preparou para você os principais destaques da competição estadual!
Um dos maiores campeonatos do Brasil, tendo uma importância e disputa superior a alguns estaduais pelo território nacional, a Série A2 Paulista garantiu os finalistas na elite do futebol paulista em 2025, nas vagas de Ituano e Santo André, rebaixados no Paulistão.
FESTA DE PREMIAÇÃO
A festa de cerimônia final, com eleição da Seleção dos Atletas vai acontecer na segunda-feira (15), em Campinas, numa promoção do Sindicato dos Atletas de São Paulo (SAPESP), em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e com o Portal Futebol Interior.
A competição foi organizada pela FPF e teve a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
PRIMEIRA FASE
A primeira fase garantiu muita emoção ao torcedor. Após 15 rodadas com muita disputa, o São Bento se garantiu na ponta apenas na rodada final, ao bater o concorrente direto São José, em casa, e alcançar 32 pontos.
A Águia, inclusive, liderava a competição até a 13ª rodada, quando foi a última equipe a perder a invencibilidade no estadual diante do Velo Clube, por 2 a 1. Desde então, o São José não venceu novamente e terminou a fase classificatória na vice-liderança, com 26.
A pontuação foi a mesma da Ferroviária, em terceiro. Logo atrás, veio XV de Piracicaba e Portuguesa Santista, com 23 cada. A vaga da Brisoa foi garantida na última rodada, assim como Juventus, Velo Clube e Noroeste, o último classificado.
A equipe de Bauru, vice-campeã da edição 2024, se garantiu entre os oito primeiros com os mesmos 21 pontos do Rio Claro, nono colocado, devido ao critério saldo de gols, ao vencer o Taubaté, no Alfredão, por 5 a 1.
Rio Claro, Linense, Primavera, Taubaté, Oeste e Capivariano foram os times que não se classificaram e nem foram rebaixados. Logo atrás, Monte Azul, com 11 e Comercial, o primeiro time a não vencer nenhuma das 15 partidas na A2, acabaram na degola e caíram para a Série A3 2025.
Confira os números dos oito classificados:
1º – São Bento – 32 pontos, 9 vitórias, 5 empates e uma derrota (27 gols marcados e 13 sofridos)
2º – São José – 26 pontos, 7 vitórias, 5 empates e três derrotas (21 gols marcados e 10 sofridos)
3º – Ferroviária – 26 pontos, 6 vitórias, 8 empates e uma derrota (15 gols marcados e 10 sofridos)
4º – XV de Piracicaba – 23 pontos, 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas (22 gols marcados e 16 sofridos)
5º – Portuguesa Santista – 23 pontos, 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas (19 gols marcados e 20 sofridos)
6º – Juventus – 22 pontos, 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas (19 gols marcados e 16 sofridos)
7º – Velo Clube – 22 pontos, 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas (16 gols marcados e 14 sofridos)
8º – Noroeste – 21 pontos, 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas (24 gols marcados e 19 sofridos)
SEMI DOS AZARÕES
Como o regulamento da competição prevê que nas quartas de final o primeiro colocado encara o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto pega o quinto, São Bento, São José, Ferroviária e XV de Piracicaba entraram na primeira fase de mata-mata como os favoritos. Entretanto, nenhum deles avançou.
Nas quartas, os “azarões” Noroeste, Portuguesa Santista Juventus e Velo Clube fizeram bonito e formaram uma semifinal que poucos esperavam. No duelo entre Noroeste e São Bento, no jogo de ida, no Alfredão, as equipes empataram por 1 a 1, enquanto na volta, em Sorocaba, o Alvirrubro venceu por 2 a 1 e garantiu a vaga.
Já no confronto entre Portuguesa Santista e XV de Piracicaba, o Nhô Quim viu a Briosa avançar ao vencer em Santos por 3 a 2 e segurar o empate por 1 a 1 no Barão. Entre os classificados, o que mais suou foi o Juventus. A equipe da Rua Javari empatou por 1 a 1 em casa com a Ferroviária e no jogo da volta por 0 a 0, em Araraquara. Nos pênaltis, o Moleque Travesso venceu por 3 a 1 e avançou.
O único que venceu os dois jogos nas quartas foi o campeão Velo Clube. A equipe despachou o São José, ao vencer os dois jogos por 2 a 1. Na semi, o time de melhor campanha entre os classificados, enfrentaria o quarto, enquanto o com a segunda melhor campanha no geral encarava o terceiro, definindo os duelos entre Portuguesa Santista (1º) x (4º) Noroeste, e Velo Clube (2º) x (3º) Juventus.
É CAMPEÃO
Na fase do acesso, o Velo novamente aprontou fora de casa. Contra o Moleque Travesso, a equipe de Rio Claro venceu o jogo de ida, na Rua Javari, por 1 a 0, e segurou o empate em 1 a 1 no Benitão para retornar à elite do futebol paulista após 45 anos.
Um dia depois, foi a vez do Noroeste encerram um jejum de 13 anos sem jogar a elite após eliminar a Portuguesa Santista, em pleno Ulrico Mursa. A classificação veio nos pênaltis, por 4 a 3, após os empates por 0 a 0 em Bauru, e 1 a 1 em Santos.
Como era o finalista com a melhor campanha no geral, o Galo Vermelho recebeu a vantagem de decidir em casa. Entretanto, no jogo de ida, no Alfredão, a equipe de Rio Claro novamente se fez forte fora de casa e venceu por 1 a 0. O Norusca estava a seis jogos sem derrota. No jogo da volta, no Benitão, as equipes empataram por 1 a 1 e o Velo Clube selou o bicampeonato da Série A2, levantando a taça após 99 anos. O primeiro título do Velo Clube foi em 1925, quando conquistou o Campeonato do Interior, equivalente a A2 atualmente. Já o Noroeste buscava o penta da A2.
O time, capitaneado pelo goleiro Gabriel Félix, um dos principais destaques da competição, e orquestrado pelo treinador Guilherme Alves, ex-Marília, terminou a competição com o título histórico e uma sequência invicta de sete jogos.
Confira também:
- Presidente da ABRACE, Artur Eugênio destaca força do estadual na festa de encerramento da Série A2
- Destaques da Série A2 revelam expectativa para a cerimônia de premiação
- Série A3: Somente dois técnicos já subiram com o Marília para a A2
- Após acesso na Série A2, Noroeste anuncia que não poderá disputar a Copa Paulista
- Técnico da Ferroviária projeta Série C disputada e pede: "subir o sarrafo"