Com cinco brasileiros em campo, Conmebol define oitavas de final da Sul-Americana
Ceará, São Paulo, Atlético-GO, Internacional e Santos seguem na briga pelo título
Nesta fase, a disputa será disputada em jogos de ida e volta, onde quem fez melhor campanha tem a vantagem de decidir em casa
Campinas, SP, 27 (AFI) – Os confrontos das oitavas de final da Copa Sul-Americana foram definidos nesta sexta-feira, em sorteio realizado pela Conmebol, e os times brasileiros conheceram seus adversários. O Santos vai enfrentar o Deportivo Táchira, que integrava o grupo do Palmeiras na Libertadores, e o São Paulo terá pela frente a Universidad Católica do Chile. Internacional, Ceará e Atlético-GO enfrentam Colo-Colo, The Strongest e Olimpia, respectivamente.
Todos os representantes do Brasil jogam a rodada de volta em casa, conforme determinado pelo regulamento. Esta fase do torneio continental é formada pelos times que terminaram a fase de grupos em primeiro lugar e pelos clubes eliminados da Libertadores na terceira colocação de suas chaves.
Aqueles que disputaram a 1º etapa da Sul-Americana decidem a vaga nas quartas jogando como mandante. Os jogos estão previstos para as semanas dos dias 29 junho e 6 de julho, mas as datas específicas de cada partida ainda não foram definidas.
O Santos vai pegar um adversário que sofreu na mão de seu rival Palmeiras dentro do Grupo A da Libertadores. Apesar de ter brigado pelo classificação até a última rodada, o Táchira foi goleado por 4 a 0 e 4 a 1 nos jogos contra os palmeirenses.
O São Paulo, por sua vez, terá de passar pela Universidad Católica, que, apesar de tradicional no futebol sul-americano, somou apenas 4 pontos no principal torneio do continente, no Grupo H, liderado pelo Flamengo. O time chileno foi o adversário da final na conquista são-paulina da Libertadores de 1993.
Outro brasileiro que enfrentará um time de tradição é o Internacional, que briga por uma vaga nas quartas com o Colo-Colo, campeão da Libertadores de 1991. Na atual edição, a equipe chilena perdeu a segunda colocação do Grupo F na última rodada, ao perder por 4 a 3, em casa, para o Fortaleza, em um jogo histórico.
Rival do time de Juan Vojvoda, o Ceará também fez história, mas na Sul-Americana, terminando a fase de grupos com 18 pontos e 100% de aproveitamento, a melhor campanha. Agora, se prepara para enfrentar o The Strongest, que ficou em terceiro no grupo do Athletico-PR na Libertadores. Pelo chaveamento, pode ser o adversário do São Paulo nas quartas. Já o Atlético-GO terá que lidar com o tradicionalíssimo Olimpia, tricampeão continental.
CONFIRA ABAIXO OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL:
Deportivo Táchira-VEN x Santos
Nacional-URU x Unión de Santa Fé-COL
Universidad Católica-CHI x São Paulo
Colo-Colo-CHI x Internacional
Deportivo Cali-COL x Melgar-PER
The Strongest-BOL x Ceará
Olimpia-PAR x Atlético-GO
Independiente del Valle-EQU x Lanús-ARG
*Os times da direita definem o confronto em casa.