Com campanha irretocável, Ponte Preta conquista retorno mais rápido de sua história no Paulista A2

Durante este Paulista A2, a Ponte Preta fez a melhor campanha dentre todos os times participantes, teve o melhor ataque e a melhor defesa

Com o acesso garantido, a Ponte Preta quer colocar a 'cereja no bolo' com a conquista do título estadual

Ponte Preta Acesso

Campinas, SP, 03 (AFI) – O ano de 2023 ficará marcado na história da Ponte Preta e na mente dos torcedores alvinegros para sempre. Afinal, apenas um ano depois de cair de divisão, a Macaca está de volta a elite com uma campanha irretocável durante todo o Paulista A2. Com o acesso garantido, o clube campineiro quer colocar a ‘cereja no bolo’ com a conquista do título estadual.

Dentre todos os 16 times participantes, a Ponte Preta tem disparada a melhor campanha geral. Em 19 jogos – sendo 15 da primeira fase e quatro já no mata-mata – a Macaca venceu 14 jogos, empatou quatro e sofreu apenas uma derrota. Passou da primeira fase na liderança isolada com 36 pontos e depois eliminou Comercial e XV de Piracicaba, para chegar a final.

Ponte preta acesso 2
Com campanha irretocável, Ponte Preta conquista retorno mais rápido de sua história no Paulista A2 3

Além da melhor campanha, a Ponte Preta também tem o melhor ataque e a melhor defesa de todo o estadual. Com destaques para os gols do atacante Jeh e dos meias Elvis e Matheus Jesus, a Macaca balançou as redes 38 vezes. O Novorizontino, segundo colocado nesse ranking e outro semifinalista, fez 33 gols no total.

Na defesa, apenas Juventus e Linense sofreram menos gols que a Ponte Preta – total 14 -, mas como foram eliminados ainda na primeira fase, entraram em campo quatro vezes menos que a Macaca. Ao todo, a defesa pontepretana sofreu apenas 15 gols em 19 jogos.

Dentre os outros semifinalistas, o Novorizontino levou 17 gols e o XV de Piracicaba, 18, que tinha o melhor ataque até sofrer duas derrotas para a própria Ponte Preta.

RECORDE
Com essa campanha impecável, a Ponte Preta conseguiu pela primeira vez em sua história ficar apenas uma temporada na divisão. Dentre os cinco acessos que já conseguiu no Paulista A2, apenas desta vez conseguiu subir exatamente um ano depois da queda.

Das primeiras vezes: caiu em 1961 e retornou em 1969. Depois foi rebaixada em 1987 e voltou apenas em 1989. E da última vez que disputou a divisão ficou na A2 entre 1996 até 1999.

Confira também: