Cobreloa 0 x 2 Paraná – Estréia convincente

Campinas, SP, 01 (AFI) – Em seu primeiro jogo pela Taça Libertadores, o Paraná surpreendeu o Cobreloa e venceu os chilenos por 2 a 0, com gols de Henrique, ainda no primeiro tempo e Josiel, nos minutos finais de jogo. O Tricolor paranaense teve o domínio no primeiro tempo, enquanto os donos da casa pressionaram, e muito, na segunda etapa.

A vitória por 2 a 0 deixa a situação do Paraná bastante confortável para a partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira, na Vila Capanema, em Curitiba. A equipe do técnico Zetti pode perder até por um gol de diferença, que mesmo assim se classifica para a segunda fase do torneio sul-americano. Ao Cobreloa, vice-campeão da Libertadores em 81, só resta vencer por três gols de diferença. Vitória por dois gols leva a disputa para os pênaltis.

Estréia com estilo
Apesar de estar estreando na Libertadores, o Paraná não se intimidou, e começou a partida com o controle da bola, postura rara entre as equipes visitantes durante o torneio sul-americano. Mesmo jogando em casa, o Cobreloa não assustou o gol de Flávio no começo da partida. Apesar do domínio, o clube paranaense não chutava ao gol.

A primeira chance foi justamente do Tricolor paranaense. Aos 15 minutos, Henrique foi lançado, driblou o goleiro e fez o primeiro gol paranista na história da Libertadores. Seis minutos depois, o mesmo Henrique quase ampliou, com bom chute cruzado. Acuado em seu campo, o Cobreloa começou a criar as suas chances.

Aos 31 minutos, Barrios chutou para firme defesa de Flávio. Aos 37, em cobrança de falta, Paredes bate forte, Flávio espalma para o meio da área, mas Diaz não aproveita a grande chance e finaliza mal, para fácil defesa do camisa 1 tricolor.

Só pressão, mas gol salvador no final
Cansado de ser coadjuvante, o Cobreloa decidiu voltar para a segunda etapa atacando. Logo aos seis minutos, Mannara bateu de longe e a bola raspou a trave do goleiro brasileiro. Aos 14 minutos, Ríos chuta da entrada da área e obriga Flávio a realizar grande defesa. Depois, aos 23, Flávio faz bela defesa de mão trocada, salvando novamente o Paraná.

O Paraná só chegou com perigo ao gol adversário aos 31 minutos. Josiel, que havia acabado de entrar, driblou o zagueiro e bateu para fora do gol, assustando o adversário. O mesmo Josiel trouxe a tranqüilidade para o Paraná. Aos 42 minutos, o atacante invadiu a área e finalizou com precisão, sem chances pára o goleiro Hurtado. Final de jogo, o Paraná estréia com boa vitória, e está muito próximo de ingressar no grupo 6, ao lado do Flamengo.

Ficha Técnica

Cobreloa-CHI 0 x 2 Paraná

Local: Municipal de Calama, em Santiago-CHI
Árbitro: René Ortubé-BOL
Cartões Amarelos: Pérez, Barrios (Cobreloa); Gérson, Beto, Neguette, Aderaldo, João Vitor (Paraná)
Gols: Henrique, aos 15’/1T e Josiel, aos 42’/2T (Paraná)

Cobreloa
Fernando Hurtado; Victor Osorio, Luis Fuentes, Cristián Olguín e Rodrigo Pérez (Beausejour); Juan González, Cristián Rios (Arías), Paredes (Aránguiz) e José Luis Diaz; Mannara e Lucas Barrios.
Técnico: Gustavo Huerta

Paraná
Flávio; Daniel Marques, Aderaldo e Neguette; André Luis, Goiano, Beto, Gérson, Dinélson (Josiel) e Egídio (João Vitor); Henrique (Xaves).
Técnico: Zetti