Clubes nordestinos trabalham forte na prevenção de casos de Covid-19 e Influenza
A boa notícia é que muitos clubes estão sem casos
Alguns clubes contam com poucos casos
Campinas, SP, 10 (AFI) – Na manhã desta segunda-feira, surpreendeu a informação do surto de Covid-19 no Vitória, que atingiu jogadores e membros da comissão técnica. A Covid ainda desperta preocupações, ainda mais junto com o surto da gripe do Influenza H3N2.
O Futebol Interior ouviu vários clubes nordestinos para saber como e de que forma eles vem agindo na prevenção destas doenças junto aos seus elencos e demais membros. E todos eles vem adotando todos os rígidos protocolos com testagem RT-PCR e medidas preventivas.
BAHIA
Segundo o Bahia, aparentemente, a situação no clube está mais tranquila que no rival. Porém, com a nova onda de Covid-19 em Salvador, o Bahia decidiu alterar os protocolos durante os treinamentos, e por recomendação do departamento médico do clube, a imprensa volta a não ter acesso aos treinamentos do clube durante esta semana na Cidade Tricolor.
A medida é uma forma de prevenção adotada pelo clube. Esta é a segunda vez que a imprensa fica fora dos treinos por conta da Covid-19. Antes da retomada do futebol (2020), o protocolo estadual não permitia o acesso dos jornalistas. O Tricolor estreia no Campeonato Baiano sábado, contra o Bahia de Feira, em Feira de Santana.
TREZE-PB
“Aqui no Treze nós temos uma metodologia de trabalho que vem sendo aplicada desde então, com a testagem obrigatória assim que recebemos os atletas, uso obrigatório de máscaras, stands de álcool em gel e monitoramento do departamento médico com relação a sintomas. Caso algum atleta manifeste qualquer sintoma, rapidamente ele é isolado e passa pela testagem tipo RT-PCR.
Todos nossos atletas moram no mesmo local, são isolados, o Treze nesta temporada alugou um hotel inteiro, exclusivo para moradia de seus atletas. Não tivemos casos confirmados, desde o início da pré temporada em 18 de dezembro, tivemos apenas dois atletas que manifestaram sintomas de gripe, mas por testes foram negativados. Graças a Deus a cidade de Campina Grande vem apresentando bons números no geral”, informou o clube.
RIVER-PI
“Tivemos alguns atletas com sintomas gripais e o DM, Departamento Médio, agiu rápido na consulta e medicação dos atletas que foram medicados e afastados. Alguns até já retomaram os treinos. Casos de Covid não foram registrados. O clube acompanha de perto o esquema vacinal de todos e está tudo sob controle”, disse o clube.
CEARÁ
“Hoje nós temos três atletas com covid. Todos estão isolados, assintomáticos e sendo acompanhados pelo clube. Os atletas são: Kelvyn, Vinicius Machado e Iury Castilho. O clube vem fazendo testes periódicos boa atletas e, até o próximo sábado (15), os atletas estão regime de concentração em um hotel da cidade, numa espécie de “bolha”, saindo apenas para o CT”, informou.
SERGIPE
“A Bahia é aqui do lado, certo? O Vitória estava tendo um surto de Covid. E nós passamos por isso ano passado. E principalmente durante a Copa do Brasil. A gente disputou com onze jogadores a menos. A gente reforçou os protocolos apesar de tudo da vacinação. A gente tem pedido que os nossos atletas se vacinem. Inclusive assessoria de imprensa está indo vacinar os atletas.Mas assim a gente está reforçando tudo mas por enquanto a gente não apareceu ninguém com Covid.
O que a gente teve foi há duas semanas atrás surto de gripe e não foi da variante nova. Todos os todos os atletas foram devidamente testados. E foi da influenza normal. Os atletas foram os atletas que estavam com a Influenza foram afastados das atividades. Mantendo o treino só com aquele que estavam no momento digamos saudável. E mas todo mundo já retornou mas estava tudo sendo muito bem reforçado e respeitando os protocolos sanitários”
CRB-AL
“Seguimos testando (jogadores, comissão técnica) e seguimos (com casos) negativados. E estamos concentrados desde o dia 5 de janeiro”.
FORTALEZA
“O Fortaleza Esporte Clube, vem testagem e avaliações específicas para COVID-19. Atletas, comissão técnica, gestores e colaboradores, que fazem parte do grupo de trabalho previamente estabelecido para retorno das atividades, realizaram as avaliações. São testes de RT-PCR para Covid-19. Os atletas se apresentam no turno da tarde de hoje e serão submetidos aos exames. informaremos todos os resultados assim que saírem. Serão realizados exames e, em caso de teste positivo, serão isolados para quarentena”.
AMÉRICA-RN
“Aqui só tivemos um caso, é o atleta já está sendo liberado. Seguimos protocolos rígidos, orientado pela SES, FNF, CBF e OMS”, diz clube que fala das testagens que são feitas 48h antes dos jogos, como exige a CBF. O protocolo serve para todos e todo o tipo de gripe.