Relembre clubes brasileiros que já enfrentaram seleções
Rússia pode quebrar tabu de quase 29 anos contra clubes do Brasil caso vença o Corinthians
Clubes brasileiros tem retrospecto positivo contra seleções nacionais
Por: Will Castro
São Paulo, SP, 14 (AFI) – Nas últimas horas, a imprensa russa colocou o Corinthians como um dos favoritos para enfrentar a seleção da Rússia em um amistoso no final do mês de março, mas você sabia que diversos outros clubes brasileiros também já enfrentaram seleções nacionais de diversos países?
Relembre estas partidas, com detalhes, nesta matéria especial produzida pelo jornalista William Castro, do Portal Futebol Interior.
CONFRONTOS ENTRE CLUBES BRASILEIROS E SELEÇÕES
Botafogo 6 x 1 Holanda (1955)
No ano de 1955, o Botafogo fez uma excursão internacional na Europa para transmitir a imagem do clube fora do Brasil. Na ocasião, enfrentou a seleção holandesa e saiu com vitória por 6 a 1. Garrincha era apenas uma promessa do clube brasileiro na época, mas anotou um dos tentos da partida.
Flamengo 2 x 0 Seleção Brasileira (1976)
Geraldo Cleófas Dias Alves, jogador de apenas 22 anos do Flamengo, faleceu em 1976 em decorrência de uma cirurgia nas amídalas e foi organizada uma partida entre Flamengo e Seleção Brasileira em sua homenagem.
Na ocasião, o Rubro-Negro de Zico saiu com a vitória por 2 a 0 sobre o Brasil que tinha, dentre muitos craques, o Rei do Futebol, Pelé.
Pelotas 1 x 2 Rússia (1994)
Especulada para enfrentar o Corinthians no final do mês de março deste ano, a Rússia já enfrentou o Pelotas-RS em um amistoso e saiu com a vitória por 2 a 1 em 1994.
Ainda assim, vale lembrar que o clube gaúcho jogou em casa e deu trabalho para os europeus. Durante a partida, inclusive perdeu pênalti que seria do empate.
Avaí 2 x 0 Jamaica (2008)
No ano de 2008, o Avaí enfrentou a seleção da Jamaica em um amistoso promovido por um ambiente de paz nos estádios brasileiros e saiu com a vitória por 2 a 0. O nome do torneio amistoso foi denomidado Troféu Cidade, e a partida, conhecida como Jogo da Paz.
Atlético Sorocaba 0 x 0 Coréia do Norte (2009)
Pouco antes da Copa do Mundo da FIFA de 2010, a misteriosa seleção da Coréia do Norte, que se classificou na ocasião, tinha a intenção de treinar para a competição e convidou o extinto Atlético Sorocaba para uma partida local no país asiático.
No entanto, logo ao entrar em campo, os jogadores brasileiros deram conta de que algo estava errado, pois o estádio tinha cerca de 70 a 80 mil pessoas para ver um modesto clube do interior paulista. Isso aconteceu, pois foi divulgado no país que o Atlético Sorocaba seria a seleção brasileira.
Em um país fechado e de regime militar restrito como é a Coréia do Norte, era pouco provável que o público conhecesse jogadores de nome como Kaká, Luís Fabiano, Gilberto Silva, entre outros.
Neste amistoso, a partida foi finalizada com empate por 0 a 0 no placar, mas após o ocorrido, atletas do clube sorocabano relataram que conseguiriam vencer a partida, mas tinham medo de ficarem presos no país.
Fluminense 3 x 5 Itália (2014)
O amistoso mais recente entre um clube brasileiro e uma seleção aconteceu em 2014 quando o Fluminense enfrentou a Itália de Pirlo, Balotelli e Buffon e foi derrotado pela seleção pelo placar de 5 a 3.
A partida foi organizada como preparação para a seleção italiana que disputou na sequência a Copa do Mundo da FIFA de 2014 que foi realizada no Brasil.
TABU?
Vale lembrar que caso o amistoso entre Corinthians e Rússia venha a acontecer, se o Timão for derrotado, pode ser quebrado um certo ´´tabu“ entre clubes brasileiros e seleções. Isso porque, a última derrota conhecida de um clube nacional para uma seleção aconteceu em 2014, quando o Fluminense foi derrotado para a Itália por 5 a 3.
Confira também:
- Atacante brasileiro marca duas vezes e garante vitória na Tailândia
- Jogadores do Grêmio não poderão usar nova chuteira da adidas
- Ídolo deve reforçar o Corinthians diante do Palmeiras
- Paulistão: Inter de Limeira terá 3 mudanças para a partida contra o São Paulo
- German Cano diz que sonha com título da Libertadores no Fluminense